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Primeira unidade do Outback Brasil reabre no Rio de Janeiro com novo conceito

O projeto, com arquitetura assinada pelo Superlimão e com experiências e comunicação visual assinados pela Future Brand, integra inovação, sustentabilidade e respeito às origens

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Em celebração às quase três décadas do Outback no Brasil, o restaurante da Barra da Tijuca, também conhecido como “Casinha”, acaba de passar por uma reforma e ganha um ar mais despojado e moderno. A primeira unidade da marca no país inaugurada em 1997, agora traz um novo conceito que homenageia suas tradições ao mesmo tempo que incorpora elementos inovadores. Para formatar sua proposta de um restaurante que mantém suas tradições da temática australiana enquanto introduz elementos que reafirmam seu espírito pioneiro, a equipe de arquitetura partiu de uma grande imersão na marca.

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“O projeto incorpora elementos australianos e cariocas, ainda que mantendo seu icônico estilo intimista. Na reforma, preservamos a volumetria original da ‘Casinha’, destacando o telhado verde e introduzindo uma estrutura de madeira CLT (Cross Laminated Timber, ou Madeira Laminada Colada Cruzada) para pilares e vigas, reduzindo a pegada de carbono e gerando menos resíduos”, afirma Thiago Rodrigues, sócio e arquiteto do Superlimão.

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Além disso, a água de descarte da condensação do ar-condicionado, do dreno da máquina de gelo e das águas pluviais foram reaproveitados para descargas dos banheiros e para regar o jardim. Uma Coifa UV conta com um sistema de filtragem que elimina fumaça, gorduras e odores, além de uma lâmpada UV duradoura, de baixo consumo, que gera íons negativos para purificação ambiental. Na fachada, o vidro especial Cebrace Cool Lite SK reduz calor e raios UV, colaborando na economia de energia do ar-condicionado, enquanto ajusta a entrada de luz com diferentes níveis de transmissão e desempenho.

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A unidade possui certificação LEED, ou seja, atende aos requisitos de sustentabilidade para edifícios, segundo o Green Building Council Brasil, referência nacional em construção sustentável, conforme diretrizes estabelecidas no GBC Brasil. O espaço externo foi expandido, agora oferecendo uma área de espera mais confortável e descontraída para os clientes. Na entrada, uma área de vidro na porta no formato do continente australiano, rodeada por gravações em madeira, narram elementos da história da Casinha.

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A proposta do Superlimão para a unidade foi de transformar clientes em exploradores, imersos em um ambiente que vai além de uma simples decoração. Reposicionado no coração do restaurante, o bar remete a um carro estacionado no deserto australiano, com detalhes como lataria e faróis que acendem durante o tradicional “Billabong Hour”, como são conhecidos os períodos de happy hour. Com uma placa identificadora “01”, cada detalhe do bar conta uma parte da história do restaurante, integrando elementos autênticos e históricos.

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A bancada do bar foi projetada para ser acessível, com uma parte rebaixada para garantir conforto a todos, reforçando o compromisso do Outback com inclusão e experiência do cliente.

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Os booths foram organizados conforme o layout original do restaurante, que trazia os bancos ao redor do bar, dividindo o salão em dois. Além disso, eles possuem pins especiais que contam as memórias do primeiro Outback no Brasil. Os pilares de madeira rodeados pelas iluminações de lampiões, trazem a sensação semelhante à de uma copa de árvore iluminada por vagalumes.

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Ao fundo, uma parede inspirada nas rochas do Outback australiano destaca-se no ambiente, com uma textura em madeira que imita as formações rochosas e seus contornos característicos. Painéis perfurados, utilizados como divisórias, apresentam padrões inspirados nas artes aborígenes australianas, enquanto as luminárias, com design inspirado na cebola do Outback — baseado na flor australiana Waratah —, oferecem uma iluminação única e aconchegante.

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O novo layout apresenta ainda um pavimento superior adicional, com uma área externa com vista para o pôr do sol carioca e uma abertura estratégica sobre o bar, criando uma conexão entre os ambientes. Uma estrutura aparente com parte do telhado original, integrando o passado ao futuro, evidencia uma mudança significativa do design anterior com seu forro mais baixo e escuro.

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No piso interno, são utilizadas tonalidades que remetem às diversas paisagens do Outback australiano. Na área externa, predominam tons de areia que se conectam ao cenário praiano do Rio de Janeiro, criando uma fusão harmoniosa entre os dois universos.

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A área kids, acessível internamente, possui um piso emborrachado evocando o deserto, com uma parede de escalada e um elemento decorativo em forma de crocodilo “emergindo da areia”.

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Os bancos ao ar livre em forma de bumerangue adicionam originalidade e temática ao ambiente. Com sete metros de largura, as esculturas de bumerangues foram feitas de tampos de mesa descartados do antigo restaurante.

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“A gente evolui de um ‘restaurante casual com temática Australiana’ para ‘Explore o novo mundo do Outback’. Ao longo dos anos a marca criou uma identidade própria, e é esse mundo que a gente quer que o cliente descubra. A combinação de novas tecnologias, novos jeitos de atender e servir, em um ambiente inspirador colocam o Outback como uma marca pronta para o futuro, oferecendo aos seus clientes uma experiência renovada e mais emocionante do que nunca”, destaca Arnaldo Bastos, Diretor Criativo e Sócio da FutureBrand São Paulo.

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“Selecionamos o Superlimão e a FutureBrand como nossos parceiros nesse momento tão icônico para o Outback, porque sabíamos que o resultado do projeto seria de muita excelência. Juntos, entendemos os melhores direcionais e essa reinauguração representa não apenas um marco histórico, mas também um novo capítulo na história da marca. O Outback está no Brasil há 27 anos e, agora, chegou o momento de darmos um próximo passo nesse nosso DNA inovador e de encantamento, onde continuaremos proporcionando para nossos clientes uma quebra na sua rotina, encantamento e escapismos, de uma forma ainda mais moderna”, comenta Gilberto Santos, Vice-presidente de Desenvolvimento do Outback no Brasil.

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CONTATO / CONTACT  

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Rua Aspicuelta, 205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05433-010

T: +55 11 3518-8919

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Sobre o Outback Steakhouse

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O Outback Steakhouse possui 165 restaurantes no Brasil e está presente em 67 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.

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Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie.

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PROJETO / Project: Outback Casinha 

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Ficha Técnica / Data Sheet

Arquitetura / Architecture: Superlimão 

Marketing e CX: FutureBrand

Equipe de Arquitetura / Architecture Team: Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Antonio Carlos Figueira de Mello, Marília Vicentini, Gabriela Lamanna, Giovanna Sarnelli, Ana Carolina Hidalgo, Letícia Reis, Vinicius Mizobuti, Diego Alves, Beatriz Zanella.

Ano / Year: 2021

Endereço / Address: Av. das Américas, 6.101 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

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Fornecedores / Suppliers:

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Mobiliários: Fahrer

Serralheria/Marcenaria: Dorsa

Piso: Concresteel

Estrutura de Madeira: Crosslam

Projeto Técnico de Arquitetura: Kröner & Zanutto Arquitetos

Bar: Bob Iser + Dorsa

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By Maria Fernanda Hohlenwerger Andrade Vaz | Rpnacobogo

Imagens: Divulgação

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