SOCIAL
To Top

PRESS PREVIEW ESTAR MÓVEIS | SEGUNDA 05 DE SETEMBRO 10H | EXPOSIÇÃO “TUDO QUE NÃO FOI DITO” | ESTAR MÓVEIS NO DW! 2022

  • ESTAR MÓVEIS NO DW! 2022
  • EXPOSIÇÃO “TUDO QUE NÃO FOI DITO”
  • DIREÇÃO DE ARTE POR FELIPE MOROZINI
  • PRESS PREVIEW
  • SEGUNDA-FEIRA | 05 DE SETEMBRO | 10H
  • ESTAR MÓVEIS NO DW! 2022
  • 05 A 10 DE SETEMBRO
  • Alameda Gabriel Monteiro da Silva 1080
  • SEGUNDA A SEXTA, DAS 10H ÀS 19H | SÁBADO, DAS 10H ÀS 16H

Para a 11ª edição do Design Weekend SP, a ESTAR MÓVEIS apresenta a exposição “TUDO QUE NÃO FOI DITO”, com direção de arte assinada por Felipe Morozini, de 05 a 10 de setembro, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva 1080.

Para enaltecer a língua portuguesa, como patrimônio intelectual e artístico, a exposição propõe uma conversa poética sobre a tridimensionalidade da palavra, tratada como objeto formal, em um paralelo com o design e a arte.

A experiência apropria-se da linguagem verbal, em sua estrutura e geometria espacial, bem como das letras, representadas em diferentes formas e volumes.

Emocional e lírica, a exposição apresenta obras com pensamentos e palavras. Racional e intelectual, explora aspectos visuais e gráficos, como tipologia, tipografia, semântica e sonoridade.

Para a exposição “Tudo que não foi dito”, foram convidados 24 artistas e designers: Alice Wonders, Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Bordadeiras do Itaim Paulista, Felipe Morozini, Filipe Grimaldi, Helena Leopardi, IACO, Ivan Grilo, Mana Bernardes, Marcelo Stefanovicz, Matheus Tomé, Meus Teus Nossos, Nazareno Rodrigues, Paola Muller, Papelaria, Regina Parra, Regina Silveira, Rita Wainer, Rochelle Costi, Shirley Paes Leme, Tiago Sant’Ana, Tomazicabral e Verena Smit.

Destaque para os convidados especiais, o autor Augusto de Campos, que publicou o Manifesto da Poesia Concreta no MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956, e o poeta-músico-compositor Arnaldo Antunes, cujos poemas concretistas utilizam o espaço como agente estrutural da linguagem, em oposição à linearidade temporal da unidade rítmico formal.

Vanguardista, a liberdade artística da exposição permite que ele não se renda apenas ao Concretismo, na medida em que contempla outros movimentos literários e outras formas de expressão artística, a escrita e o objeto de design, na contemporaneidade do que é preciso ser dito, de forma explícita, visual, sonora e verbal.

A Estar Móveis agradece especialmente a galerista Luciana Brito por ceder as obras dos artistas Augusto de Campos e Regina Silveira para a Exposição “Tudo que não foi dito”.

TUDO QUE NÃO FOI DITO

TEXTO POR FELIPE MOROZINI

 

“Estamos num momento do mundo onde as palavras devem ser ditas em alto e bom som.

 

Muito já foi dito até aqui. Mas e o que ninguém disse ainda. E mais, e mesmo já dito, quando dito em 2022, é a mesma frase? O sentido é o mesmo? A frase tem tempo?

Refletir sobre a contemporaneidade do uso de palavras e frases nas artes plásticas e no design.

A possibilidade do artista e do designer criarem, ou já terem criado, novas formas e usos para as palavras e sentimentos por meio da invenção poética. Por meio do delírio da língua.

O delírio infinito das fontes e tipologias. O uso popular das letras, palavras e frases. A tridimensionalidade da escrita.

A letra feia. A letra bonita. Como se as letras pudessem sofrer qualquer tipo de censura ou avaliação estética. O que vale é o que se quer dizer.

E vai sempre depender de quem ouvir. Da interpretação individual dos signos.

Na arte ou no design, é preciso ensinar a ler textos sem palavras. Aqui faremos o caminho contrário.

Olharemos atentos para o passado e para nossos criadores, num outro contexto e dimensão, para apontar novos e outros futuros possíveis.

As palavras circulam em alta velocidade pelas ruas das cidades, nas falas, nas placas, nos prédios com frases, nas propagandas, nos nomes das lojas e restaurantes, na internet e redes sociais, em tudo.

Em tudo eu posso escrever. Não porque eu queira. Mas porque preciso.

A reunião desses artistas e dessas narrativas poéticas, neste momento do Brasil, é um bálsamo e uma provocação para o nosso tempo.

A produção dos artistas e designers é híbrida. Neon, bronze, tinta ,tecido, spray, escultura, linha e bordado. Vale tudo quando se precisa falar. Não importa a superfície.

Coletivamente coexistimos aqui. Existe um diálogo nessa exibição. Como se uma obra conversasse com a do outro lado da sala.

Que especial imaginar o curioso diálogo dessas obras durante a exposição.

Quando todos vão embora. Quando chega a noite. Quando as luzes se apagam. Quando todos precisam falar.

Que bonita essa imagem.”

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Casahall anuncia os vencedores da primeira edição “Prêmio Design District Brasil”

————————————————————————————————————————————————————

 

ARTISTAS E DESIGNERS | TUDO QUE NÃO FOI DITO

ALICE WONDERS @_alicewonders

AUGUSTO DE CAMPOS @poetamenos @lucianabritogaleria

ARNALDO ANTUNES @arnaldo_antunes

BORDADEIRAS DO ITAIM PAULISTA

FELIPE MOROZINI @ felipemorozini

FILIPE GRIMALDI @ filipegrimaldi

HELENA LEOPARDI @gouachesobrepapel

IACO @iaco_art

IVAN GRILO @ ivangrilo

MANA BERNARDES @manabernardes

MARCELO STEFANOVICZ @marcelostefanovicz

MATHEUS TOMÉ @ matheustomes

MEUS TEUS NOSSOS @meusteusnossos.xyz

NAZARENO RODRIGUES @nazarenorodrigues

PAOLA MULLER @ lolamuller

PAPELARIA @papelariainstagram

REGINA PARRA @reginaparra

REGINA SILVEIRA @lucianabritogaleria #reginasilveiraart

RITA WAINER @ritawainer

ROCHELLE COSTI @ rochellecosti

SHIRLEY PAES LEME @ shirleypaesleme

TIAGO SANT’ANA @tiagosantanaarte

TOMAZICABRAL @tomazicabral

VERENA SMIT @ verenasmit

 

À frente da Estar Móveis, Edith Diesendruck e Raquel Fogelman comemoram 70 anos da marca. A Estar Móveis é uma empresa referência no mercado de mobiliário. Com essência contemporânea, os três endereços apresentam uma seleção descolada do design nacional. Produtos atemporais, com bom desenho e inventivos. A loja é concebida para ser um lugar de inspiração, informação e experimentação. É um laboratório de ideias e experiências, onde compartilhamos nossos valores.  Acreditamos no que fazemos, nossos móveis mostram quem somos. A Estar Móveis possui um portfólio com mais de 10 mil itens selecionados que atendem às diversas necessidades e desejos. A ideia é que o cliente possa encontrar tudo em um só lugar.

www.estarmoveis.com.br

@estarmoveis f Estar Móveis

 

 

By Renata Sherman

Imagem: divulgação

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.