Especialistas discutem adaptação das empresas aos novos sistemas de edificação industrializada e os benefícios da construção a seco
Durante o painel realizado no início da tarde de quinta-feira (24/10), foram discutidas as vantagens competitivas da construção a seco, caracterizada pela utilização de estruturas pré-fabricadas e materiais leves, permitindo um processo de edificação mais rápido e com menor impacto ambiental. Os palestrantes ressaltaram como as construtoras podem se beneficiar de processos mais ágeis e padronizados, destacando a importância de investimentos em tecnologia e na capacitação da mão de obra. A sessão também abordou os desafios enfrentados na implementação em larga escala dessa abordagem inovadora.
A primeira apresentação foi da gerente técnica da PRESTES, Aline Nadolny. Em sua fala, ela convidou o público a refletir sobre o quanto o método tradicional de construção gera resíduos.
“A satisfação em trabalharmos com construção industrializada vem do fato de que estamos produzindo e não desconstruindo. Já observaram como funciona uma obra no método tradicional? Todos os dias, temos uma média de uma caçamba e meia de entulho por obra, resultando em um total de 50 caçambas removidas. Ninguém está feliz com essa quantidade de resíduos. Isso não é construção, é desconstrução”, afirmou.
O gerente de operações da FG, Gustavo Simas, falou sobre o processo de transformação da empresa, que abandonou a alvenaria para adotar novos materiais.
“Nos últimos 6 a 7 anos, eliminamos 100% da alvenaria nas partes internas. Esse processo começou há cerca de 12 a 13 anos, e hoje toda a parte interna é feita exclusivamente com drywall.”
Por fim, a Head de Inovação, Qualidade e Meio Ambiente da MPD Engenharia, Caroline Machado de Abreu, falou sobre a evolução do método construtivo.
“Desde 2017, temos observado uma melhoria contínua no nível de industrialização. Para nós, isso significa migrar atividades de campo para ambientes controlados, o que eleva a qualidade e eficiência dos processos”, explicou.
A conversa foi mediada pelo diretor de operações técnicas da Espaço Smart, Renan Hessel.
O que: 7º Congresso Latino-Americano de Steel Frame e Construção Industrializada; 7ª Expo Experience de Construção Industrializada
By PlayPress
Foto: Marcelo Matusiak
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
Pingback: 7º Congresso LATAM Steel Frame & Sistemas Industrializados – PlayPress