SOCIAL
To Top

O novo código do luxo: “se você sabe, você sabe”

O recente aumento na popularidade do luxo discreto, o “quiet luxury”, está diretamente ligado a uma profunda mudança social onde a exibição ostensiva de riqueza passou a ser cada vez mais percebida como deselegante. Assim como confirmam pesquisas internacionais, para Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts, que acaba de apresentar no Brasil o novo iate de 25 metros, a essência do luxo discreto traz o conceito “se você sabe, você sabe”, ou seja, sinais sutis reconhecíveis apenas por aqueles que vivem essa realidade e que criam uma forma seletiva de exclusividade. Essa abordagem permite que marcas tornem o luxo cada vez mais exclusivo, visando efetivamente consumidores de alta renda que valorizam esse reconhecimento discernido, em vez do olhar amplo do público.

O comportamento de consumo entre os High Net-Worth Individuals (HNWIs), ou seja, indivíduos de alto patrimônio líquido, revela uma nova abordagem ao luxo. Segundo o relatório The State of Luxury 2024 (Luxury Institute), 62% desses consumidores preferem bens com design clean, tecnologias discretas e acabamentos sofisticados, de alta qualidade, sem ostentação. Já o estudo The State of Fashion – Luxury (McKinsey & BoF), divulgado neste ano, reforça que esse público valoriza cada vez mais atributos como design refinado, durabilidade e excelência artesanal, e sem  exageros. O “quiet luxury” tem provocado uma transformação global com marcas se tornando cada vez mais exclusivas e com percepção de valor dirigida apenas a esse grupo seleto. É o que reforça o CEO da Azimut Yachts no Brasil Francesco Caputo, logo após a premiére mundial do novo iate Azimut Grande 25 Metri, o qual, expressa o “luxo silencioso”.

“Hoje, a privacidade dos clientes é o luxo mais precioso, ainda mais com a popularização de imagens nas mídias sociais. Pessoas de alta renda buscam cada vez mais por discrição e adquirir o que as representa e o que se conecta ou “ressoa” com amigos ou pessoas que fazem parte da mesma classe. Marca uma mudança de uma mentalidade de “olhe para mim” para uma afirmação mais confiante e discreta de “eu sei, e você sabe que eu sei”. Por exemplo, um revestimento de mármore extremamente raro em um detalhe do barco só vai ser reconhecido por quem realmente conhece esse tipo de produto e qualidade”, explica Caputo.

“A Grande 25 Metri traduz este conceito, elegância atemporal e a sofisticação que não precisa de excessos para impressionar porque quem, de fato, conhece o luxo, vai identificar detalhes que fazem a diferença. Além disso, o foco também está na experiência do proprietário, o conforto acústico, integração com a natureza, ambientes funcionais e estética leve, porém, altamente sofisticada. Este lançamento simboliza o amadurecimento do nosso estaleiro e o alinhamento com o comportamento do novo consumidor”, afirma Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.

Com 25 metros de comprimento, casco de geometria otimizada e estrutura em fibra de carbono, o novo iate alia leveza, desempenho e espaços generosos. A embarcação é assinada pelo renomado designer Alberto Mancini e conta com terraço lateral retrátil, flybridge com jacuzzi e ambientes inspirados em residências contemporâneas à beira-mar.

“A superestrutura Carbon Tech é mais um diferencial para uma embarcação desse barco que permite leveza e uma modulação incomparável, muito reconhecida e apreciada pelos nossos clientes. O interior acentua a informalidade com uma área de estar em plano aberto única, que se afasta deliberadamente dos layouts tradicionais e rígidos para oferecer flexibilidade e conforto. Essa filosofia de design visa uma experiência contínua”, explica o CEO da Azimut.

Azimut Grande 25 Metri

No pavimento principal, outro destaque da Azimut Grande 25 Metri é a varanda retrátil sobre o mar, solução inédita no modelo e nas embarcações da marca no Brasil, que amplia a área de convívio e reforça a conexão com a paisagem. O deck principal integra áreas de estar, jantar e comando em um único ambiente fluido, com janelas panorâmicas e uso abundante de luz natural. Mármore, couro natural, linho e mobiliário de design flutuante reforçam a proposta de sofisticação leve e acolhedora.

A popa oferece uma verdadeira “beach area” com plataforma estendida, Infinity Terrace e lounge retrátil voltado ao mar. Na proa, um lounge reservado com sofás, mesas e espreguiçadeiras proporciona conforto e privacidade para contemplação e banhos de sol. A disposição aberta dos espaços permite amplitude e liberdade de circulação, com elegância e funcionalidade.

Internamente, a Azimut Grande 25 Metri conta com quatro suítes, todas com acabamentos primorosos e atmosfera relaxante. A suíte máster se destaca pela vista direta para o mar, com janelas amplas, cabeceira em linho, carpete artesanal Jacarandá e detalhes em couro natural. Os banheiros recebem o mesmo mármore exclusivo (Rain Forest Brown) do salão principal criando unidade estética em todos os ambientes.

O flybridge reforça o conceito de luxo funcional. Pode ser equipado com jacuzzi, bar americano, área gourmet e lounges para refeições ou relaxamento ao ar livre. Guarda-corpos transparentes e teto solar retrátil completam o espaço e oferecem bem-estar em qualquer clima. Toda a configuração foi pensada para maximizar a convivência e o prazer de navegar.

Em termos de desempenho, a 25 Metri combina conforto e potência. Os dois motores MAN V12 de 1800 HP permitem atingir até 29 nós de velocidade máxima e oferecem autonomia de até 14 horas. A navegação silenciosa é resultado da combinação entre engenharia avançada, materiais leves e isolamento acústico. O sistema de controle com joystick garante manobras precisas, mesmo em espaços reduzidos.

Sobre a Azimut Yachts

Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo. Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés.

https://www.azimutyachts.com.br/

 

By Rotas Comunicação
Foto: Divulgação/Azimut Yachts

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Negócios

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.