O fotógrafo carioca já conta com mais de 100 obras no acervo da Urban Arts
Obra Rio Infravermelho, por André Ribeiro
Inspiração para artistas nacionais e internacionais, o Rio de Janeiro é reconhecido por ser um oásis para quem tem um olhar especial para as belezas e o clima da capital fluminense. Para André Ribeiro não foi diferente, a sua cidade natal serve de inspiração e influência para suas obras e a paixão pelos cliques.
Formado em economia, o carioca de 50 anos se refugiou na fotografia para dar asas a todo o potencial artístico que possui. Inspirado por nomes como Sebastião Salgado, Ansel Adams, Walter Firmo, Araquém Alcântara, Peter Eastway e Nigel Danson, as lentes só começaram a entrar na vida de Ribeiro em 2006, inicialmente, apenas como um hobby. “Durante períodos críticos da minha vida a fotografia era uma válvula de escape onde eu esquecia todos os meus problemas e só vivia aquele sonho”, lembra.
Paquetá, por André Ribeiro
Apesar de contemplar outras localidades, suas obras deixam claro a influência da cidade maravilhosa. “Nasci e vivi no Rio de Janeiro. Morei no bairro da Tijuca a maior parte da minha vida e considero o Rio uma cidade privilegiada para fotografar, apesar de muito maltratada pelas autoridades”, explica Ribeiro.
Com um campo farto para explorar sua paixão, o fotógrafo aproveitou as belezas naturais da capital fluminense onde sempre viveu, para aprimorar a técnica e estilo, além de buscar novos ângulos de locais já conhecido. Na obra Rio Infravermelho, o artista utilizou a luz infravermelho para revisitar um cenário já conhecido, o bondinho do Pão de Açúcar. “Após vários testes com um filtro resolvi converter minha máquina para infravermelho. As cores surreais deste espectro de luz sempre me surpreendem”, conta. “Em outro momento, aluguei um ultraleve em uma tarde de outono, pedi para tirar a porta e partimos. Essa vista específica do Rio de Janeiro para mim era inédita”, conta ele sobre a perspectiva obtida da orla carioca na obra Rio Panorâmico.
————————————————————————————————————————————————————
————————————————————————————————————————————————————
Obra Rio Panorâmico, por André Ribeiro
Hoje, o artista conta com mais de 100 obras no acervo da Urban Arts, galeria que descobriu após pesquisas na internet. Para ele, a empresa tem uma contribuição muito importante na mudança do cenário artístico brasileiro. “Creio que é um processo contínuo e sem volta, em que a classe média está finalmente inserida no contexto e consumindo arte. Certamente a Urban Arts vem sendo fundamental para ampliar esse espaço”, analisa.
Obra Mangue Seco 6, por André Ribeiro
Urban Arts
Referência no mercado de artes, a Urban Arts nasceu em 2009 da materialização do sonho de André Diniz, um apaixonado por design e ilustração, de tornar a arte acessível. A galeria que nasceu online e hoje já conta com 27 unidades físicas em 12 estados e o Distrito Federal, traz consigo a ideia de reunir artistas independentes do Brasil e do mundo produzindo artes exclusivas, autorais e com tiragem limitada de forma acessível a clientes. A entrada do sócio Gustavo Guedes abriu novos horizontes e fez com que a marca multiplicasse seu faturamento ao tecer uma rede de franquias sólida. Após mais de 10 anos, o acervo da Urban Arts conta com mais de 150 mil imagens de mais de 6 mil artistas.
Por Marcelo Hermsdorf
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.