SOCIAL
To Top

Na CASACOR São Paulo, paisagismo regenerativo aponta caminhos para um morar mais conectado e sustentável

Em sintonia com um novo tempo, em que o design paisagístico se volta para práticas regenerativas e conscientes, a paisagista Mônica Costa assina o “Lounge Água Branca” na CASACOR São Paulo 2025. Em sua 6ª participação na mostra, Mônica propõe um espaço vivo que ultrapassa a estética e convida à reconexão com a natureza como força transformadora.

Nesta 38ª edição, que acontece no Parque da Água Branca até 3 de agosto, sob o tema “Semear Sonhos”, o projeto revela uma abordagem sensível e atual: cultivar o verde como gesto de cuidado, resistência e regeneração, tanto do ambiente quanto das relações humanas.

Com 36m², o lounge foi cuidadosamente implantado diante da fachada tombada do parque, respeitando e dialogando com o valor histórico do local. Mais que preservar, o espaço propõe regenerar o solo, a biodiversidade e até o modo como o visitante se relaciona com a natureza urbana. É um convite a desacelerar e se integrar ao ritmo das plantas e da paisagem.

O projeto adota práticas de baixo impacto e regenerativas, como o uso de madeira certificada da Arekaa Brasil, com sistema de fixação oculto da Agroclip, além da escolha de espécies nativas e adaptadas, que contribuem para a saúde do solo e favorecem a biodiversidade local. Entre elas, a Sibipiruna centenária ganha destaque, não apenas por sua imponência, mas por representar a continuidade da vida e da história do lugar.

A composição vegetal foi pensada como um organismo vivo: as texturas da Costela de Adão, das Ondulatas e das Marantas criam camadas que filtram luz, retêm umidade e promovem microclimas. Essa vegetação não apenas embeleza, mas ativa processos ecológicos fundamentais para regenerar ecossistemas urbanos.

A iluminação da Lucenera destaca as formas naturais sem interferir na dinâmica do ambiente, reforçando o caráter contemplativo do espaço. Já o mobiliário do designer Jader Almeida, com peças que honram a madeira em sua essência, integra o cenário com elegância e sobriedade.

Sobre Mônica Costa (@monicacostapaisagismo_)

Com mais de 20 anos de experiência, a paisagista Mônica Costa desenvolve projetos que aliam estética, funcionalidade e responsabilidade ambiental. Seu portfólio contempla desde jardins residenciais até espaços corporativos e hospitalares, sempre com foco no bem-estar e na integração entre o ser humano e a natureza. Sua equipe multidisciplinar garante excelência em todas as etapas, da concepção à execução, e sua expertise em gestão ambiental e construção civil já rendeu reconhecimento em eventos como a CASACOR, onde sua participação é sempre marcada por inovação e sensibilidade.

By R2 Press
Foto: Keniche Santos

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.