SOCIAL
To Top

Música de Barbatuques foi inspiração para o projeto realizado pelo Studio 92 Arquitetura

“Boa noite meu povo que eu cheguei” em letreiro de boas-vindas de apartamento foi o partido para a concepção das arquitetas

O casal carioca comprou um apartamento de 90m², em Perdizes, onde deram início a uma pequena reforma derrubando paredes e integrando os ambientes de sala e cozinha. Entretanto, queria mais que um projeto conectado, queria algo que remetesse à alegria e ao despojamento do Rio de Janeiro na cinzenta “Pauliceia Desvairada”.

Foi quando o casal procurou pelo escritório Studio 92 Arquitetura para dar continuidade ao processo de reforma e ao desejo do uso das cores e da biofilia no apartamento. Quando as arquitetas Debora Terra e Jessica Pereira Lucas conheceram o apartamento, visualizaram o letreiro luminoso “Boa noite meu povo que eu cheguei”, trecho da música “Baianá” de Barbatuques e se inspiraram para o partido criativo de todo projeto.

As paredes brancas foram um convite para a alegria e ritmo contagiante da música. As cores, elementos marcantes e DNA do escritório de arquitetura, foram aplicadas em todos os ambientes. Ao total foram utilizadas 30 cores, todas elas trabalhadas minuciosamente e testadas para se chegar às tonalidades ideais que conversassem entre si harmoniosamente.

Esta paleta supercolorida, que contempla azul, laranja, rosa, cinza, preto, mostarda, branco e verde, foi usada no mobiliário, no piso, nas paredes, objetos de decoração e têxtil. Logo na entrada, à porta foi aplicada Formica azul mineral e o mesmo tom usado no teto do hall para se criar um ponto de cor contrastando com as vigas estruturais de concreto.

As cores análogas laranja e azul serviram como base principal de todo projeto, especialmente, nos armários da cozinha, ambiente que se destaca pela ousadia, contemporaneidade e toque vintage, especialmente na bancada com design curvilíneo que remete aos anos 70. Sua base em Formica laranja traz todo este clima festivo para o apartamento, objetivo dos moradores.

O tampo da bancada foi revestido com cerâmica 9,5x 9,5cm da Portobello na cor branca, cujo tom laranja do rejunte foi criado pelo Studio 92. Este contraste é o ponto principal do apartamento que corrobora essa identidade vintage. O mesmo revestimento foi utilizado nas paredes do hall de entrada /chapelaria, da cozinha e do backsplash.

A sustentabilidade e a biofilia também se destacam neste projeto. Plantas e muita vegetação e as cores usadas em objetos decorativos e na arquitetura remetem ao clima de casa. As janelas guilhotina, entre a cozinha e a área de serviço, com vidro canelado tem como objetivo o conforto térmico e maior incidência de luz natural.

Conforto também está no revestimento do piso. Nele foi usado o epóxi, que além da resistência e versatilidade, é sensorial ao toque.

Na parede da janela principal da sala, um desenho humanizado criado pela muralista Marie Balbinot, amiga do casal, é norteado pela paleta de cores usada em todo projeto, destacando o laranja, o preto e tons mais suaves como o rosa pastel.

Mobiliário funcional cheio de bossa
Todo o mobiliário foi pensado detalhadamente para a sala de estar, jantar e chapelaria. Há um móvel multifuncional desenhado pelo Studio 92 em MDF rosa glamour da Duratex que abriga a vitrola e o bar unificado ao uma bancada em Formica azul mineral.

Na parede oposta, há um móvel também projetado pelo escritório de arquitetura que se unifica em várias funções. Da chapelaria parte um banco em marcenaria que se emenda a uma cristaleira, a uma estante e a um aparador baixo, este a um pufe em couro que se alinha ao sofá, que era do cliente, e foi reformado para se encaixar na proposta do projeto.

Na parede do painel de TV foi projetado um aparador banco de concreto, ideal para se sentar e receber mais pessoas. Ao final deste banco, há uma abertura de 30cm de diâmetro usado como floreira e nela foi colocado um vaso de palmeira.

A mesa de jantar é desenho do Studio 92 produzida em Formica na cor azul mineral com 06 cadeiras com estrutura em metal preto e estofado em bouclê branco. Nas paredes quadros do acervo pessoal dos moradores.

O projeto luminotécnico traz a mesma proposta vintage norteada com alguns elementos decorativos e arquitetônicos. São eletrodutos pintados em azul no mesmo tom das portas com lâmpadas balloom. Pontos de iluminação indireta também foram utilizados em pontos estratégicos como na cristaleira e abajures para proporcionar aconchego.

Outro destaque colorido deste projeto é o corredor de acesso para os quartos. Separado por uma porta em madeira azul e vidro canelado, surpreende ao ser aberta. Foi concebido neste espaço um colorblock rosa e colocado no piso um tapete colorido em formato geométrico do Studio Massa.

Studio 92 Arquitetura @studio_92arquitetura

 

By A3 Comunicação

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.