SOCIAL
To Top

Mercado imobiliário de alto luxo recruta artistas renomados e projetos ganham obras personalizadas no Brasil

 

Especialista explica o movimento que busca potencializar o bem-estar no lar e promover obras artísticas para valorização do imóvel do morador

.

A união da arte com o bem-estar vem tornando os empreendimentos de alto luxo um dos negócios mais promissores do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos. Um levantamento realizado pela Abrainc-Fipe, por exemplo, comprova um pouco desse cenário ao revelar que os imóveis da categoria aumentaram em 14,8% entre janeiro e junho de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

.

Segundo Alfredo Gulin, CEO da AG7, incorporadora do setor com foco em wellness building, o aquecimento da área acontece devido a um movimento recente de instalação de obras de grandes artistas do lado externo das casas, potencializando o bem-estar e o cuidados com os detalhes nas regiões urbanas. “Arte é história e todos desejam ter essa recordação dentro do seu próprio lar. Agora, esse tipo de apreço está se estendendo para bairros e cidades inteiras, criando espaços exclusivos para um público com vasto repertório e que oferece, na volta das suas viagens, memórias de cada pequeno lugar do mundo”, diz.

.

Empreendimentos artísticos de alto luxo no Brasil

.

Revitalizações urbanas e a implementação da arte em empreendimentos de alto luxo estão ocorrendo em diversos pontos ao redor do território brasileiro. Um dos principais deles é o ‘Novo Ecoville’, bairro de Curitiba que passou por uma reformulação e hoje é considerado um dos melhores da cidade para se viver.

.

A AG7 tem participado ativamente desse movimento, investindo R$ 663 milhões no local e elaborando três projetos que somam aproximadamente 35.400 km². Para o AGE360 (investimento de R$ 117.6 milhões), por exemplo, a incorporadora criou vias de desaceleração e duas novas praças, promovendo impacto visual e obras de arte a céu aberto do lado de fora do empreendimento, que possui previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024.

.

Outro destaque é o PACE, estrutura de mais de 24 mil m² e quase R$ 200 milhões investidos, que é voltada para a cura espiritual, wellness e sensibilidade artística dentro, principalmente, do segmento multifamily (área de locação de imóveis residenciais pertencentes a um proprietário, property company ou grupo investidor). Um dos responsáveis pelo projeto é o francês Marc Pottier, curador internacional especializado em arte em espaços públicos e, desde 2012, uma das mentes por trás do movimento Cidade Matarazzo, além de estar à frente do planejamento do futuro do Museu de Arte Contemporânea de Foz do Iguaçu.

.

De acordo com Gulin, a ideia de trazê-lo para trabalhar com a AG7 foi justamente para entender e oferecer a arte como cultura aos moradores, refletindo objetivo em ações no bairro. “Consideramos que a arte faz parte da arquitetura e agrega ainda mais sofisticação, personalidade e identidade aos ambientes que os nossos clientes estarão, por isso estamos trabalhando com um profissional extremamente qualificado e renomado como Marc”, destaca.

.

O próprio Pottier reforça que a expectativa com o conceito do projeto é inspirar outros artistas convidados. “Todos irão trabalhar sobre essas energias positivas, inventar obras celebrando o poder da natureza, da floresta e das pedras que podemos encontrar no Brasil. Vão dialogar com o mirante e terraços, a arquibancada de meditação, o gramado, o bosque, o espaço ‘mindfulness’ e a piscina para nos contar as suas visões”, conclui.

.

Já para Cláudia Jaguaribe, fotógrafa e artista responsável por intervenções nos entornos dos empreendimentos da AG7, as obras de arte sempre fizeram parte da arquitetura. “Desde a época do renascimento, principalmente nas cidades europeias, os prédios eram projetados por arquitetos com a colaboração de diversos tipos de artistas, muralistas, escultores entre outros”, explica, “Essa tradição foi repercutida por longos anos e esquecida por um tempo, mas vem sendo recuperada por diversas cidades no mundo, principalmente no Brasil”, finaliza.

.

Sobre a AG7:

.

AG7 é uma das principais incorporadoras de alto luxo e wellness building do Brasil, pioneira em conectar saúde e bem-estar a moradias inovadoras e de alto padrão. Há mais de 10 anos nesse mercado, a empresa já recebeu certificados importantes como o selo Fitwel, reconhecimento internacional de prédio mais saudável do mundo, o prêmio Rethinking The Future Architecture Awards 2020, pelo edifício Ícaro e 2022 pelo AGE360, um dos prêmios mais importantes do mundo do universo da arquitetura e design. https://ag7.co

.

By Aira Annoroso | Motim

Imagem: AG7 Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Conceito

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.