SOCIAL
To Top

Memórias Deca: 75 anos da marca revisitados na CASACOR São Paulo

Ambiente assinado pela arquiteta Gisele Taranto percorre passado, presente e futuro reforçando a conexão da Deca com o bem-estar e a sustentabilidade

.

A Deca, patrocinadora master da CASACOR há mais de 30 anos, traz para a 37ª edição da mostra, a assinatura de Gisele Taranto em sua terceira parceria com a marca no evento, sendo a primeira em São Paulo. O ambiente Memórias Deca retrata o passado, presente e futuro em uma leitura evolutiva que narra a trajetória da marca, entrelaçada com elementos históricos, tecnologia e o compromisso com o design e a sustentabilidade. Em quase 400m2, a premiada arquiteta e urbanista carioca concebe diferentes propostas de interações que resgatam e criam referenciais de produtos e momentos que habitam lembranças, imaginários e espaços, servindo de inspiração e meio de alcançar o bem-estar pleno para ser vivenciado hoje e pelas futuras gerações.

.

Com um olhar contemporâneo, o projeto tem um forte viés a referências modernistas, já que a Deca surgiu em 1947, em meio a esse período. O ambiente faz uso de cores, marcenaria e mobiliário inspirados nesse movimento artístico. Sons, iluminação e aromas se somam a instalações tecnológicas e analógicas que contam histórias, instigam o olhar pela arte, inovação, manuseio de acervos e projeções de futuro para estimular os sentidos e a inventividade.

.

Gisele Taranto, que já assinou outros dois espaços proprietários da Deca na CASACOR RJ, iniciou seu escritório após vencer o Prêmio Deca – premiação brasileira de maior referência no segmento de arquitetura e design de interiores. Foram quatro conquistas ao longo de sua carreira, tornando esse projeto ainda mais especial. “Mais que uma vitrine de produtos, o ambiente é uma celebração de pessoas, paixões e pioneirismo. Em todo o espaço, os visitantes são convidados a compartilhar suas próprias memórias e experiências com a Deca, seja um momento querido da infância ou um encontro transformador com os produtos inovadores da marca”, comenta Gisele.

.

Ao entrar no ambiente Memórias Deca, o visitante vai se deparar com uma viagem no tempo ao caminhar por um corredor de 29 metros, com uma parede de museu que vai conduzi-lo a vivências guiadas por exibições interativas. A instalação funciona como um grande espelho mágico, que com cenografia segmenta a estética temporal em nichos que acendem e apagam num movimento dinâmico de musicalidade. Marcos do passado, ícones do presente e novas referências de futuro para louças e metais Deca são exibidos em ordem inversa à cronológica para reforçar tendências internacionais que trazem o tempo futuro como destaque e um olhar mais apurado.

.

Para representar o futuro, a Deca aposta na inovação e versatilidade, atendendo a novas formas de ver e viver o morar. Soluções tecnológicas, como a recém-lançada Bacia Single Extreme (2024), outras pensadas para acessibilidade, como a linha Deca Care (2024), assim como as de design versátil para maior personificação dos ambientes, na linha Deca You (2023), com tonalidades do portfólio Dynamic Colors, e com estética atemporal, como o Misturador Pérola (2024) estão entre os destaques. Somados aos produtos, a Deca traz ainda peças conceito produzidas por impressão 3D, como o misturador para lavatório, a torneira para cozinha e um chuveiro com design premiado no IF Design Awards 2018 e pelo Museu da Casa Brasileira.

.

Já no momento presente, a arquiteta explora o design, o pioneirismo e a sustentabilidade da marca, expondo linhas Deca com grande identificação pelo público e que integram o portfólio com novos acabamentos e tecnologias. Em produtos para cozinha traz as cubas Dream (2019) e Supra Hide (2019), além do Misturador Twin Click (2020), que agregam praticidade à rotina. Para banheiros, reúne peças como os metais Link (2002); Duna Clássica (2014)Bica e acionamento Deca You (2023); Chuveiro Acqua Plus (2019); as cubas Slim (2022) e Inox (2022); as Bacias LK (2012) e Carrara (2023) e a Banheira Deca Senses (2023). Além disso, concentra uma variedade de louças e metais assinados por arquitetos e designers de referência, como Jader Almeida (2017), Arthur Casas (2020) e Ricardo Bello Dias (2020).

.

E reforçando a tradição e qualidade, o passado é representado por linhas antigas e reconhecidas da marca, trazendo uma conexão afetiva para o visitante. Ele contempla cores representativas, como vinho, bege e rosa, presentes em bacias, bidês, lavatórios acessórios, além dos tons dourados, cromados e acetinados em torneiras, misturadores e chuveiros das linhas Diplomata (1969), Moen (1979), Mediterrâneo (1983); Maxim (1985); Tortuga (1989); Série Linea (1995) e Belle Epoque (1995). No total, mais de 50 peças retratam a temporalidade do morar.

.

O espaço traduz também o comprometimento da marca com a sustentabilidade. “Em Memórias Deca trazemos um olhar que vai além da apresentação dos produtos, estimulando uma reflexão sobre o papel que todos desempenhamos na preservação de recursos naturais. A Deca foi pioneira em criar soluções para economia de água em louças e metais, preocupação sempre presente e que reflete o compromisso com o planeta que desejamos ter no futuro”, destaca Fabiana Melo, gerente de Branding, Comunicação e CRM da Dexco.

.

A tecnologia economizadora de água Deca Comfort está presente em todos os metais para banheiros da marca, e o espaço vai abordar ainda, através de projeções e áudio guides, o compromisso histórico da Deca com a preservação desse recurso. A começar pela exposição da campanha Pingo, veiculada em 1971, que abordava o lançamento de um mecanismo de vedação para economia de água e que permitiu a Deca ser a primeira marca brasileira a ganhar o Leão de Bronze, na premiação de Cannes.

.

Neste sentido, as iniciativas se estendem também a produtos de outras marcas da Dexco. A linha Matéria, collab das marcas Castelatto e Deca, lançada este ano, está presente no piso do ambiente, reforçando o viés de sustentabilidade da Deca, uma vez que reutiliza o pitcher – recurso originário de louças sanitárias trituradas – como matéria-prima na composição do revestimento.

.

Um amplo lounge centralizado no percurso convida a uma pausa e contemplação imersiva da projeção em arte NFT – Atrator no Mar Profundo, da artista Tania Fraga. Ela propõe experiências contemplativas que variam a cada 15 minutos, sobre como as ondas do mar são sempre as mesmas e nunca mais as mesmas, a partir de técnicas de realidade virtual. No lado oposto, o tempo também ganha materialidade e valoriza o design nacional e atemporal de estofados. Já os tapetes são expostos em versões centenárias de persa e produzidos a partir de materiais reciclados. Ainda no lounge, o visitante é apresentado a um grande quadro com um documento original da Cerâmica Jundiaiense, marco do início da Deca na produção de louças sanitárias, na década de 60.

.

Projeção NFT no ambiente Memórias Deca (Gisele Taranto) – CASACOR São Paulo (crédito: Denilson Machado)

.

Dando continuidade ao percurso do ambiente, uma grande estante abriga uma biblioteca com material gráfico manuseável. Assim, o que era digital se apresenta no analógico em livros, catálogos, revistas e miniaturas que resgatam a história da marca em diferentes épocas.

.

A sua frente, a bancada de experimentação é revestida com a lastra Recital BK, da marca Portinari. Nela, peças publicitárias e catálogos antigos revelam a história da marca até os dias atuais, além de amostras de revestimento de metais e de produtos, ilustrando a transformação ao longo dos anos. E, como para a Deca o futuro é colaborativo, nesta bancada, o visitante encontra um QR Code que dá acesso a uma pesquisa sobre o que se espera dos ambientes no futuro para ajudar a marca a construir este novo tempo.

.

Ao lado, o visitante encontra a bancada Fragmentos do passado, presente e futuro, que concentra 10 telas com projeções que trazem diversos conteúdos sobre a Deca, levando o visitante a uma imersão na marca em projetos de banheiro do futuro feitos com o uso de inteligência artificial. Com a colaboração de grandes nomes da arquitetura, vão estimular o imaginário sobre espaços de relaxamento e autocuidado com propostas que transcendem a realidade atual. A ideia é ampliar as possibilidades de pensar o uso de produtos nestes ambientes hoje e como eles estarão inseridos no futuro, mesmo para além do nosso planeta. Será ainda projetado um acervo digitalizado de propagandas da marca.

.

Biblioteca no ambiente Memórias Deca (Gisele Taranto) – CASACOR São Paulo (crédito: Denilson Machado)

.

Ao final, o paisagismo encerra o trajeto com um jardim em vasos, solução pronta para ser reutilizada em outros espaços, sendo também uma proposta sustentável de uso de plantas em projetos.

.

No ambiente será disponibilizado um QR Code que dá acesso ao áudio guide com conteúdo exclusivo sobre o conceito do espaço que guia o visitante pelas obras nele presentes.

.

A Deca está ainda em mais 43 ambientes da CASACOR de São Paulo com lançamentos e linhas de referência da marca.

.

Sobre a Deca

.

Com trajetória de mais de 70 anos, a Deca é a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, além de exportadora para os quatro continentes. Faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Tendo o design, qualidade e inovação como seus grandes diferenciais, os produtos Deca entregam soluções para transformar os espaços em ambientes únicos, inspiradores, onde a forma e função estão em total sinergia para trazer mais bem-estar, impacto positivo e cuidado na vida das pessoas. É realizadora do Prêmio Deca, que já está em sua 27ª edição – premiação de maior referência no segmento de arquitetura e design de interiores, que celebra o trabalho de grandes nomes da arquitetura e design nacionais e contribui na revelação de novos talentos.

.

By Kátia Blandino | A4eholofote

Imagens: Créditos Denilson Machado

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Interiores

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.