SOCIAL
To Top

Mauricio Arruda explica como montar uma galeria de quadros

Arquiteto selecionou dicas para serem utilizadas na prática

Pendurar o quadro muito alto, colocar artes muito pequenas em relação aos móveis, ou mesmo, não montar corretamente a composição, são alguns dos erros mais comuns cometidos por quem está decorando algum ambiente com obras de arte. A convite da Urban Arts, o arquiteto e criador de conteúdo, Mauricio Arruda apresenta, neste terceiro vídeo da série feita para o perfil Youtube, do profissional dicas para não errar na hora de preencher uma parede vazia.

Aproveitando todo o acervo da Urban Arts, que conta com mais de 170 mil obras, de mais de 6 mil artistas – entre fotos, pinturas e obras de artes -, que são capazes de se adequar a qualquer ambiente, Arruda selecionou espaços comuns para explicar na prática como decorar uma parede utilizando quadros. “Para mim utilizar quadros numa decoração está no top cinco das coisas que mudam a cara de uma casa sem gastar muito”, destaca.

Sala

Em casa, um dos locais mais importantes para colocar quadros é acima do sofá. Essa área é tradicional para quem está montando uma decoração especialmente pelo volume do móvel que é grande e pede uma decoração complementar. “Aqui, temos o exemplo perfeito para a regra dos dois terços. Para um sofá com mais ou menos dois metros e dez, a composição deve ocupar no máximo um metro e vinte, por exemplo”, afirma Arruda.

Segundo ele, a disposição de dois terços pode ser triangular, quando são colocados quadros maiores embaixo lado a lado e alinhados na parte de baixo enquanto o menor é colocado acima deles, formando um triângulo imaginário. Sempre é preciso lembrar que a composição deve ficar mais ou menos 25 cm acima do encosto.

“Mas nem toda composição precisa estar alinhada com o centro do móvel. É possível tornar outros elementos já existentes partes da formação, simplesmente equilibrando do lado oposto do volume com uma dupla de quadros com tamanhos diferentes, por exemplo. Uma composição equilibrada pode ser simétrica, quando há dois quadros do mesmo tamanho, ou assimétrica, quando são utilizados quadros de tamanhos diferentes que se equilibram”, explica o arquiteto. Para ele, quanto mais variar o tamanho e o formato dos quadros na parede, mais dinâmica fica a galeria.

Na sala, o canto da poltrona também não deve ser esquecido. “O combo poltrona, luminária e quadro é um clássico da decoração”, lembra. Mauricio Arruda destaca que, se o quadro for pequeno, não deve ser pendurado muito longe da poltrona para não parecer fora da composição. Caso haja uma planta alta perto da poltrona, equilibre o volume da planta colocando um quadro sobre a mesa de apoio.

Hall do elevador e lavabos

Muitas vezes o hall do elevador ou mesmo o lavabo costumam ser ambientes pequenos e pendurar uma arte pode gerar muitas dúvidas sobre o tamanho e a quantidade. “A dica para este ambiente é sempre pendurar uma arte que tenha detalhes para ser visto de perto”.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Samy e Taly Cohen inauguram mostra em São Paulo

————————————————————————————————————————————————————————

Se a ideia for criar uma composição, a distância entre eles não deve ser muito grande, ficando entre 5 cm a 10 cm, alerta o arquiteto. “Em espaços pequenos podemos ter galeria também. Faça uma composição de quadros na vertical. Se eles tiverem mais ou menos o mesmo tamanho, o quadro do meio fica com o centro a um metro e meio do piso. Eu gosto de surpreender com a escala dos objetos de decoração e utilizar quadros maiores mesmo em ambientes pequenos”, afirma o arquiteto.

Corredor

Muita gente tem dúvida de como decorar um corredor. Para Mauricio Arruda, esse tipo de espaço é ideal para criar galerias lineares. Por exemplo, colocar quadros alinhados de forma horizontal, funciona muito bem. “Eu gosto de alinhar quadros por baixo, posicionados outros em cima formando uma espécie de triângulo visual. Essa dica de composição é perfeita para quem tem um pé-direito mais alto, ou até duplo”, destaca.

Quartos

Já atrás da cama, as regras são as mesmas do sofá. Por ser um objeto com um volume grande, a cama demanda que, se for utilizada apenas uma arte, ela precise ocupar pelo menos dois terços do tamanho da largura da cabeceira. Já uma composição com dois quadros ou um trio com o mesmo tamanho, podem ocupar quase o mesmo tamanho da cabeceira. “Se o quarto não tem arandelas ou pendentes, os quadros podem ser posicionados sobre as mesas de cabeceira e deixar a área sobre a cama livre. Podendo ser uma composição simétrica ou assimétrica”, completa Arruda.

Agora, é só aproveitar as dicas dadas pelo arquiteto nessa série de vídeos e não errar na hora de decorar qualquer ambiente com quadros.

Urban Arts

www.urbanarts.com.br

@urbanarts

Referência no mercado de artes, a Urban Arts nasceu em 2009 da materialização do sonho de André Diniz, um apaixonado por design e ilustração, de tornar a arte acessível. A galeria que nasceu online e hoje já conta com 30 unidades físicas em 13 estados e o Distrito Federal, traz consigo a ideia de reunir artistas independentes do Brasil e do mundo produzindo artes exclusivas, autorais e com tiragem limitada de forma acessível a clientes. A entrada do sócio Gustavo Guedes abriu novos horizontes e fez com que a marca multiplicasse seu faturamento ao tecer uma rede de franquias sólida. Após mais de 10 anos, o acervo da Urban Arts conta com mais de 170 mil imagens de mais de 6 mil artistas.

 

 

Por Marcelo Hermsdorf

Imagem: reprodução Youtube

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.