*Por Fernando Perfeito
Muitos de nós já disseram ou escutaram alguém dizendo que determinado produto, como uma geladeira, micro-ondas ou televisão “durava mais antigamente”, ou seja, tinha um tempo maior de vida. Isso se deve ao fato de que com o passar dos anos se fortaleceu uma onda de obsolescência programada no mercado. Companhias passaram a criar itens com “vida útil” mais curta para aumentar o ritmo de recompra. Além disso, com um avanço tecnológico cada vez mais rápido e pessoas querendo produtos com novos recursos, passou a compensar mais para a indústria desenvolver itens que logo se tornam obsoletos, tanto em funcionalidades quanto em estética.
Este cenário causa dois grandes problemas. O primeiro, envolve o bolso do consumidor, que investe em um produto, as vezes acabou de pagar o item, e logo precisa de um novo. O segundo é o mais alarmante. A quantidade de lixo que esta situação tem gerado. Para se ter uma ideia, de acordo com a ONU, em 2022, o mundo gerou 62 milhões de toneladas somente de lixo eletrônico e menos de um quarto da massa descartada foi reciclada. Além disso, em 2030 é previsto que este número chegue em 82 milhões de toneladas.
A natureza está gritando por socorro e já tem devolvido para a população mundial sua resposta por meio de catástrofes naturais. A situação tem se tornado pior a cada ano e é por isso que hoje tem se fortalecido um movimento de mercado que pensa na natureza. Assim, atualmente, existem marcas ao redor do mundo e de diferentes segmentos que estão nadando na contramão, indo contra a obsolescência programada de produtos, o que tem chamado a atenção de consumidores.
Cases de sucesso
Hoje já podemos observar um movimento que une durabilidade e sustentabilidade. Podemos citar por exemplo, marcas como a Kodak, que com as Mini Shot Retro, câmeras instantâneas que também são impressoras de fotos bluetooth, fornece ao público algo mais robusto e durável. As máquinas possuem bateria de lítio recarregável e imprimem fotos com grande tempo de vida, para que ultrapassem gerações. Além disso, usam suprimentos (fotos) produzidos com plásticos de pós-consumo reciclados.
Outro exemplo é a Patagonia, marca de roupas e acessórios para esportes de aventura que prega o não consumo. A empresa realiza diversas ações em prol do meio ambiente, como doações constantes para organizações sem fins lucrativos e grupos de defesa da natureza, produção de itens levando em conta a sustentabilidade e durabilidade, e desenvolvimento de iniciativas em que consumidores podem trazer para a companhia itens usados para reparo ou troca.
A Guzzini, marca italiana icônica de itens para casa e cozinha com mais de 110 anos de vida, é mais um exemplo. A companhia desenvolve produtos mais duráveis e que permanecem elegantes mesmo com o uso frequente e passar dos anos. Além disso, apresenta itens feitos de bio acrílicos e é uma empresa com certificação B, ou seja, prioriza o impacto social e ambiental, transparência e responsabilidade.
Um pé no futuro
Felizmente, hoje os exemplos de empresas são diversos e a tendência é que este número cresça devido as demandas urgentes de um cenário mundial que exige pensar na questão ambiental. Claro que somente empresas desenvolverem produtos mais duráveis não é suficiente. São necessárias outras ações, como uma mudança no comportamento e cultura das pessoas, e por isso, é preciso que haja um forte movimento educacional de conscientização nas escolas, a realização de campanhas e incentivos por parte do governo e legislações relacionadas com a durabilidade de itens.
As pessoas precisam estar imersas em uma sociedade que prega a sustentabilidade e tem cuidado com o verde. Assim, este é um movimento coletivo que precisa se fortalecer cada vez mais, envolvendo o comportamento da sociedade, setor público e empresas de todos os segmentos. Que venham o fim da obsolescência programada e mais ações verdes!
*Fernando Perfeito é Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics, importadora especialista em marcas tradicionais e que é a distribuidora exclusiva autorizada no Brasil para a linha de câmeras instantâneas e impressoras de fotos da Kodak e produtos da Guzzini, marca italiana icônica de itens para casa e cozinha.
By Trama Comunicação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!