SOCIAL
To Top

MAM São Paulo apresenta nova montagem da mostra Zona da Mata

Instalação imersiva de Rodrigo Bueno com elementos naturais e artificiais ocupa a Sala de Vidro do Museu

A partir de 26 de outubro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta, na parte IV de Zona da Mata, a instalação Origem e Destino, desenvolvida pelo artista Rodrigo Bueno especialmente para a Sala de Vidro. A obra substitui os trabalhos expostos até dia 17 de outubro no MAM, na parte I de Zona da Mata. As partes II e III continuam em cartaz no MAC USP.

Origem e Destino é descrita como uma espécie de estufa e campo dinâmico com ciclos de transmutação, feita com elementos naturais e artificiais, como água, cristais, plantas, madeiras recuperadas das ruas, vozes e luz elétrica, que convida o público a mergulhar em um ambiente inesperado.

“Luzes coloridas de tons variados trazem movimento ao conjunto e constroem uma paisagem completamente artificial e lisérgica que contrasta com o Parque Ibirapuera. Na obra de Rodrigo Bueno, o mundo visível e conhecido não se distingue dos mistérios, do campo da imaginação e dos elementos espirituais intangíveis”, pontua o trio de curadores de Zona da Mata, composto por Ana Magalhães e Marta Bogéa, do MAC USP, e Cauê Alves, do MAM São Paulo.

A instalação é como um reverso de Aterramento, mesa/instalação exposta na Zona da Mata que ocupa o Museu de Arte Contemporânea da USP. A mostra é exibida simultaneamente no MAM São Paulo e no MAC USP, com curadoria conjunta assinada por Ana Magalhães, Marta Bogéa e Cauê Alves .

“Na junção de elementos, Rodrigo Bueno com a instalação busca movimentar as forças dinâmicas a fazer fluir energias intencionais. Entre as ações está o gesto de abrir um segmento do brise-soleil do prédio do MAC USP, para que a luz adentre o espaço expositivo e os visitantes avistem o verde do Parque Ibirapuera e a relação entre os dois museus que a exposição propõe seja reforçada.”, complementa o trio de curadores em um verbete da mostra.

No Museu de Arte Contemporânea da USP, a exposição segue com exibição de trabalhos de Brasil Arquitetura (Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci); Claudia Andujar; Fernando Limberger; Gabriela Albergaria; Gustavo Utrabo; Guto Lacaz; Jaime Lauriano; Julio Plaza; Leandro Lima, Gisela Motta e Claudia Andujar; Marcius Galan, Paulo Nazareth e Rodrigo Bueno.

Visitação presencial

O MAM São Paulo segue um rigoroso protocolo de saúde e higiene implementado em colaboração com a equipe da Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, além de adotar medidas de proteção estabelecidas pelos órgãos brasileiros de Saúde Pública. O MAC USP segue os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias e acompanhados pela Universidade de São Paulo. No MAM, os ingressos são gratuitos, disponibilizados online (https://www.mam.org.br/ingresso) e as visitas ocorrerão com hora marcada. No MAC USP a visita é gratuita e precisa ser agendada em https://sympla.com.br/visitamacusp. Nos dois museus, o número de pessoas por sala é limitado, o uso de máscara é obrigatório e dispositivos de álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Um living para aproveitar o melhor da vida

————————————————————————————————————————————————————————

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de áudio-guias, vídeo-guias e tradução para a língua brasileira de sinais. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório e restaurante. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

Sobre o MAC USP

O MAC USP foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961. De posse desse rico acervo composto o novo museu passa a atender aos principais objetivos da Universidade: busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade.

Realizando intenso trabalho para preservar, estudar e exibir o acervo, o MAC USP atua como um dos principais centros no hemisfério sul a colecionar, estudar e exibir trabalhos ligados às várias vertentes da arte conceitual, às novas tecnologias e obras que problematizam a tradição moderna. Ciente de seu papel como polo formador de novos profissionais nas áreas de teoria, história e crítica de arte, além daquelas conectadas aos universos da museologia e da museografia, o MAC USP é reconhecido como um importante centro em todas essas áreas, assim como naquelas ligadas à educação pela arte.

Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, o MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

Serviço:

Mostra Zona da Mata, pt.IV, com instalação Origem e Destino de Rodrigo Bueno
Inauguração: 26 de outubro, às 10h
Local: MAM São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça à domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Telefone: (11) 5085-1300
Ingresso: Entrada gratuita, com contribuição sugerida. Agendamento prévio necessário.
Ingressos disponibilizados online https://www.mam.org.br/ingresso

https://mam.org.br/

https://www.instagram.com/MAMoficial

https://www.twitter.com/MAMoficial

https://www.facebook.com/MAMoficial

https://www.youtube.com/MAMoficial

 

 

Por Laura Jabur

Imagem: R Bueno

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.