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Juliana Cascaes participa novamente da CASACOR São Paulo assinando a Galeria de Arte Martins&Montero

A arquiteta traz para o ambiente suas memórias afetivas, enquanto aponta para o futuro através da utilização de materiais modernos e sustentáveis

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A arquiteta e especialista em design de interiores, Juliana Cascaes, participa da 37ª edição da CASACOR São Paulo, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina, que acontece entre 21 de maio e 28 de julho no Conjunto Nacional, em São Paulo. O espaço Galeria de ArteMartins &Montero possui 150m² e parte da ideia de recriar um loft localizado em Nova York. “Minha maior projeção foi valorizar a arquitetura local do Conjunto Nacional, idealizado por David Libeskind em 1950 e tombado como patrimônio histórico desde 2005”, conta a profissional.

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Partindo dessa ideia, o loft foi concebido com o conceito de uma galeria de arte, imaginando que um colecionador de arte vivesse no espaço. Destaque para o piso de madeira de demolição, desenvolvido pela Casa Volpe, exclusivamente para a Galeria de Arte, utilizando uma técnica japonesa chamada “Shou Sugi Ban”, que consiste em queimar a madeira para torná-la mais resistente. “Utilizamos essa técnica em todo o piso e, o mais interessante é que podemos reaproveitá-lo completamente após a mostra”, conta Juliana.

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No espaço, as paredes foram preservadas para contar a história completa do prédio. De acordo com Juliana, todos os elementos da galeria têm um propósito artístico. “Mantivemos os pilares, vigas e o forro originais, promovendo a sustentabilidade e honrando a memória do edifício”, explica a arquiteta.

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Foto: Favaro Jr: brise Castelatto

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Para aproveitar a luz natural proveniente do ambiente ao lado, foram incorporados elementos como o brise Colona Etrusco Terracota, produzido 100% em concreto arquitetônico. Este produto, desenvolvido pela Castelatto para o espaço de Juliana integrará o portfólio da marca.

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Já as colunas de tijolo inglês da Palimanan, feitas de cimento sustentável e na cor terracota, remetem às antigas colunas gregas, reinterpretadas de forma contemporânea, também trouxe aconchego e harmonia na utilização de tijolinhos. Essa tendência de tonalidade, Juliana trouxe de suas viagens de suas inúmeras viagens para Milão e sua visão apurada trazida dos eventos de design globais.

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Outro ponto que merece destaque no projeto é a iluminação. “Optamos por utilizar as lâmpadas de IRC 98, que realçou as cores das obras de arte e do piso. As luzes direcionáveis foram instaladas de maneira exposta, valorizando cada peça de arte e objeto de decoração” com a profissional.

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O espaço Galeria de Arte traz também referências dos antepassados e alguns objetos vem com uma releitura mais moderna. “ Trouxe minha memória afetiva através do trabalho meu avô, Sylvio Sebastiani, que era jornalista político e muito influente na cidade onde morava. A escrivaninha que compõe o ambiente era onde ele escrevia seus artigos e também redigiu três livros”, conta Juliana.

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Os móveis foram pensados para ser obras de arte no ambiente. Entre as peças, um sofá da década de 1980, uma mesa lateral com pés em PVC, ferro e tampo de mármore dão o tom lúdico ao lado do banco de Ipê roxo e as cadeiras de palhinha antigas.

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Foto: Favaro Jr: obra moderna de Lidia Okamura

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E para trazer ancestralidade ao espaço, Juliana trouxe uma obra de arte mestre Dicinho – bastante conhecido por sua atuação no tropicalismo e que atualmente atua na pintura, na escultura, na cenografia, no figurino e na performance. Uma instalação temporária na cor azul de Lydia Okumura, pintada em uma das paredes do espaço, oferece uma experiência visual única se observada de diferentes ângulos.

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No espaço de Juliana, a mistura de estilos é evidente, combinando elementos industriais, clássicos e contemporâneos. A porta de latão amassado, da Latão e Arte, e as cadeiras clássicas de Maria Tereza Alves com estofado azul, contrastam com uma obra moderna de Lidia Okamura, criando uma harmonia eclética e sofisticada.

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Todas as diversas obras que compõem o espaço na mostra foram cedidas pelas sócias Jaqueline Martins e Maria Montero, da Martins&Montero – uma galeria de arte contemporânea criada em 2024, a partir da fusão de duas galerias já consolidadas. Com sedes em Bruxelas e São Paulo, a galeria possui um portfólio de artistas nacionais e internacionais bastante complementares, cujos trabalhos com abordagens diversas dialogam de maneira profunda e surpreendente.

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“Meu projeto busca honrar o passado enquanto aponta para o futuro. Através de uma releitura moderna de elementos tradicionais e sustentáveis, criamos um ambiente que celebra a ancestralidade e a história, deixando um legado para as próximas gerações”, finaliza Juliana.

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Sobre Juliana Cascaes

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Arquiteta e pós-graduada em design de interiores, entende a arquitetura como uma coletânea de emoções e experiências que devem ser catalisadas para desenhar, não só de maneira estética, mas funcional, os anseios mais íntimos dos seus clientes. Transformar espaços em atmosferas significativas e ecossistemas harmônicos, entendendo cada habitat como único, extrapolando as fronteiras da liberdade criativa é o seu propósito.

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Juliana tem mais de 13 anos de experiência na área de arquitetura. Durante sua carreira, participou de seis edições da mostra CASACOR, incluindo quatro no Mato Grosso e duas em São Paulo.

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Instagram: julianacascaes.arq.

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Sobre a Galeria Martins&Montero

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Martins&Montero é uma galeria de arte contemporânea criada em 2024 a partir da fusão de duas galerias já consolidadas, Sé e Jaqueline Martins. Com espaços em Bruxelas e SP, a união dos dois olhares criou um programa de artistas nacionais e internacionais bastante complementares, onde os trabalhos com abordagens diversas dialogam de maneira profunda e surpreendente.

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Na capital paulista, está sediada numa ampla casa construída nos anos 50 que tem como missão sediar exposições, encontros e fomentar a arte de uma maneira humana, aproximando o público da produção dos artistas.

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Sobre CASACOR

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Desde 1986, a CASACOR, maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, tornou-se referência nacional. A ideia para a mostra surgiu há 30 anos, quando Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda visitaram a exposição Casa FOA, em Buenos Aires. Na celebração dos seus 35 anos, a CASACOR São Paulo levou esta edição para o coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, com mais de 10.000 m² de área construída, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

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By Vanessa Fusco | Avesani

Imagens: Créditos Favaro Jr

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