SOCIAL
To Top

Influência da luz natural na arquitetura de interiores residenciais sob o sol da manhã e da tarde

Arquiteta fala sobre como aproveitar as benesses da iluminação natural nos ambientes

.

Nos projetos de arquitetura de interiores residenciais, a iluminação natural estabelece uma grande influência nas escolhas para cada ambiente, nos cenários e no bem-estar que os habitantes desfrutarão nos seus momentos em casa. E o desafio de valorizar as moradas é um pouquinho maior quando se trata de apartamentos. “Ao contrário das casas com varandas abertas e quintais, trabalhamos com um desafio adicional que é o de valorizar as entradas de sol existentes”, analisa a arquiteta Daniela Funari.

.

De acordo com ela, o ponto de partida para o projeto de uma edificação, seja ela uma casa ou um prédio, é a localização do Norte do terreno, conhecido como o maior ponto de insolação diária. Na rotação dessa bússola, o Leste, logo à direita, indica o sol da manhã e a face sul o lado onde ele quase não costuma chegar. Assim, nos apartamentos a profissional lança mão de recursos que a auxiliam no objetivo de reforçar as sensações. “Faço uma avaliação minuciosa do mobiliário aos itens decorativos, até a paleta com os tons que destaquem a iluminação natural que cada cômodo recebe”, explica.

.

Ela diz que a preocupação não está ligada apenas ao visual, pois os benefícios do sol nos momentos certos interferem na saúde dos moradores e da construção, bem como interferem no valor do imóvel no mercado.

.

Confira, a seguir, algumas orientações compartilhadas pela arquiteta Daniel Funari:

.

O poder do sol da manhã

.

Existem diversos estudos que comprovam a importância da luz solar para nossa saúde física e mental. Aproveitar os raios de sol nas primeiras horas do dia, por exemplo, é extremamente positivo para a prevenção de doenças e o estímulo à produção da vitamina D.

.

“Na reforma de um imóvel com luz matutina, gosto de trabalhar com décor claro, clean e minimalista”, indica a arquiteta que busca, sempre que possível, trabalhar com varandas e esquadrias generosas como forma de prover um nível satisfatório de iluminação natural. “A base neutra combina muito bem com a claridade do amanhecer e suas horas posteriores e os nuances de branco são maravilhosos para dar aquele ‘glow’ e nos ajudar a começar um dia repleto de energia”, orienta Daniela que também relaciona outras cores como os gradientes de cinza, bege, e tons pastel como verde, azul e rosa.

.

Na área social integrada executada pela arquiteta Daniela Funari, a luz solar da manhã banha todos os ambientes | FOTOS: Julia Novoa Fotografia

.

Ao dar o check na paleta de cores, a arquiteta destaca sua atenção ao selecionar as peças do mobiliário como sofás, e poltronas que sejam um convite para tomar uma xícara de café e apreciar. “Quando a luz incide diretamente, é necessário escolher itens com materiais resistentes ou linhas próprias para o outdoor”, orienta.

.

Para arrematar o ambiente, as esquadrias brancas estabelecem sua unidade com o restante do apartamento | Projeto da arquiteta Daniela Funari | FOTO: Julia Novoa Fotografia

.

A luz como aliada do paisagismo

.

Outro privilégio da luz natural nos apartamentos está na possibilidade de cultivar espécies de plantas nas varandas ou próximas às janelas. E nessa tarefa de trazer o verde para dentro de casa, valem os mais diversos recursos como vasinhos, canteiros e até mesmo jardins verticais, sempre analisando as particularidades de cada uma delas.

.

Na varanda desse apartamento, o jardim vertical elaborado pela arquiteta Daniela Funari introduziu a natureza para o contato mais próximo com os moradores. O paisagismo é beneficiado pela iluminação natural que adentra o espaço | FOTO: Mariana Camargo

.

Outro ponto interessante é executar o paisagismo em sincronia com o décor do ambiente para que a composição seja coerente e entregue ainda mais encanto para o projeto “Pensando em estimular esse convívio, gosto de incluir sofás, poltronas e mesinhas de apoio para que esses momentos sejam prazerosos e duradouros”, diz Daniela.

.

O amplo sofá em “L”, segue o layout do envidraçamento da sacada e transforma a varanda em um ambiente de descompressão, recepção e de encontros | Projeto da arquiteta Daniela Funari | FOTO: Mariana Camargo

.

O charme do entardecer

.

Na opinião da arquiteta, assim como o charme matutino, o esplendor da luz do entardecer também deve ser enfatizado nos espaços residenciais. Para tanto, ela considera a realização de cenários mais intimistas e de acolhimento.

.

Para o apartamento, a arquiteta Daniela Funari considerou a instalação de persianas automatizadas que asseguram tanto a privacidade como o conforto térmico e visual, uma vez que o sol é mais intenso entre o período de meio-dia e 4h da tarde | FOTOS: Mariana Camargo

.

Uma outra perspectiva para saudar a despedida do sol é criar espaços propícios para o clima de happy hour que tem início ao entardecer e segue noite adentro com a chegada da lua.

.

Um gourmet completo foi projetado na varanda integrada desse apartamento assinado pela arquiteta Daniela Funari. Como em um clima de balcão de bar, as banquetas altas acomodam as pessoas enquanto degustam, conversam e admiram o milagre diário da vida | FOTOS: Julia Novoa Fotografia

.

Sobre Daniela Funari Arquitetura

.

Daniela Funari Arquitetura é um escritório de arquitetura e interiores voltado para projetos residenciais e comerciais buscando sua individualidade, originalidade e funcionalidade. A arquiteta Daniela Funari é jovem, arrojada e apaixonada em criar espaços e ambientes personalizados e combinados. Seu grande objetivo é fazer parte do sonho das pessoas, trazer à baila o convívio em espaços prazerosos e aconchegantes, gerando satisfação, alegria e vivacidade. Sua paixão é revelada em projetos com ênfase em interiores e ambientes integrados. Em 2024, terá sua estreia na CASACOR São Paulo 2024.

.

Daniela Funari Arquitetura

.

(11) 95500 0293

@danielafunariarquitetura

danielafunariarquitetura@gmail.com 

Av. Ordem e Progresso, Nº 157, CJ. 1104,

São Paulo – SP

.

By Lucas Janini | Comuniquese6

Imagens: Créditos Julia Novoa Fotografia / Mariana Camargo

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.