SOCIAL
To Top

Inflorescências: Fahrer apresenta instalação imersiva em parceria com Punto & Filo e Marcelo Faisal na SP-Arte 2026

Projeto une mobiliário, paisagem e tapeçaria sustentável em uma experiência inspirada na Serra da Mantiqueira

Fahrer, estúdio de design de mobiliário autoral, participa da próxima edição da SP-Arte com Inflorescências, um projeto site-specific concebido como uma experiência imersiva na qual o estande se transforma em uma paisagem construída. Para desenvolver a proposta, o estúdio convidou dois parceiros com saberes complementares: a Punto & Filo, referência na produção de tapeçarias contemporâneas, e o paisagista Marcelo Faisal, reconhecido por sua abordagem sensível da paisagem brasileira. A partir do encontro entre design, paisagem e pesquisa têxtil, o espaço se constrói como um trabalho realizado a muitas mãos.

Fahrer na SP-Arte – Crédito: Max Fahrer

Fahrer leva ao estande um mobiliário que ultrapassa a função utilitária para integrar uma composição espacial que dialoga com natureza e materialidade. Responsável pela concepção do ambiente e pelo desenvolvimento das peças em madeira multi-laminada curvada — técnica pela qual o estúdio é reconhecido — a marca explora linhas orgânicas e uma ergonomia de caráter escultural. De acordo com Sérgio Fahrer, designer fundador da marca, “pensamos nesse estande como uma paisagem construída, onde o mobiliário deixa de ser apenas objeto funcional para se tornar parte de uma composição espacial”, afirma.

Inspirado nas texturas, cores e nuances da Serra da Mantiqueira, o projeto propõe uma interpretação contemporânea da paisagem brasileira. Em vez de recorrer a uma representação literal da natureza tropical, a proposta trabalha a ideia ampliada de paisagem, explorando volumes, texturas, formas e cores como elementos estruturantes do ambiente.

No trabalho de Marcelo Faisal, paisagista convidado para conceber e avaliar os conceitos, diferentes tonalidades de verde organizam o espaço, evocando sombras e variações cromáticas presentes na natureza. O tom atua como um campo envolvente que estrutura o ambiente, enquanto cores mais intensas surgem como acentos luminosos que pontuam a paisagem. Segundo Faisal, “a proposta não é reproduzir uma natureza literal, mas construir uma paisagem, trabalhando diferentes tonalidades de verde, sombras e volumes”. Nesse contexto, as peças da Fahrer assumem protagonismo, como flores que emergem desse campo vegetal.

 

Fahrer na SP-Arte –

A paisagem expositiva também se constrói por meio da textura e do relevo. Diferentes cortes e níveis da tapeçaria criam volumes e sombras que ampliam a dimensão sensorial do ambiente. Fios que descem verticalmente sugerem raízes suspensas, criando a sensação de atravessar uma grande mata.

Punto & Filo executou todas as superfícies têxteis do projeto por meio de tapeçarias produzidas com fios italianos regenerados. Conforme Marinho Pisaneschi, sócio fundador da marca, “transformamos o conceito em superfície e matéria por meio de tapeçarias produzidas com fios regenerados a partir de resíduos oceânicos e industriais”. Sendo assim, a matéria‑prima utilizada é composta por nylon 100% regenerado, obtido a partir de resíduos como redes de pesca e componentes automotivos.

Fahrer na SP-Arte – Crédito: Max Fahrer

Diferentemente da reciclagem tradicional, o material passa por um processo de regeneração química que devolve o polímero ao seu estado molecular original, permitindo que a fibra retorne à condição de matéria‑prima virgem. O processo reduz em até 50% as emissões de CO₂ em comparação aos métodos convencionais e evita o envio de resíduos para aterros. O resultado é um espaço imersivo em que design, paisagem e pesquisa têxtil se articulam para construir uma experiência sensorial na qual técnica, imaginação e natureza se encontram.

Sobre a Fahrer

A Fahrer é um estúdio brasileiro de design autoral que ocupa um território singular no cenário contemporâneo ao articular livre experimentação de materiais e ergonomia rigorosa. Reconhecida por pesquisar e desenvolver técnicas inovadoras, entre elas o domínio da madeira multi-laminada curvada, a marca cria mobiliário que transita entre arte e funcionalidade, traduzindo densidade conceitual, precisão técnica e identidade genuinamente brasileira.

Sobre a Punto & Filo

A Punto & Filo tem como cerne a pesquisa e o desenvolvimento têxtil orientados pela excelência técnica, combinando tradição artesanal italiana e inovação industrial. Especializada em superfícies de alta performance, destaca-se pelo uso de fios reciclados e pelo rigor produtivo, incorporando sustentabilidade e economia circular sem abrir mão do refinamento estético.

Sobre Marcelo Faisal

Marcelo Faisal é um paisagista de abordagem contemporânea reconhecido pela integração entre natureza e arquitetura. Seu trabalho articula desenho preciso, curadoria botânica e soluções sustentáveis, criando paisagens que transcendem a função estética e promovem experiências sensoriais alinhadas ao contexto e à biodiversidade brasileira.

 

Crédito: Max Fahrer

Texto:  a4&holofote comunicação

 

———————————————————————————-

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

madeiratotal.com.br
revistavarejobrasil.com.br
megamoveleiros.com.br
revistause.com.br
www.hotex.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.