

O espaço, que mostra a força da natureza em meio ao grande centro urbano paulistano, ganhou um projeto luminotécnico da lighting designer Alice Izum
.
Com a proposta de compartilhar o conhecimento e, por consequência, criar um processo de conscientização a respeito das questões da natureza, a Praça do Polinizador, do paisagista Luciano Zanardo, à frente da Zanardo Paisagismo, trata de uma questão pouco abordada na sociedade: a polinização. O projeto de 100 m², destaque da 36ª CASACOR São Paulo, brinca com formas orgânicas e cores vibrantes para ressaltar a exuberância exótica das alocasias e a beleza tropical das bromélias porto-seguro, nativas da Mata Atlântica, polinizadoras e popularizadas nos anos 1960 por Burle Marx.
.
A partir do pensamento que um jardim não é só um ambiente de passagem, mas sim um conjunto que envolve e convida o visitante à contemplação da natureza, além da exuberância das plantas e do mobiliário, Zanardo apostou em um rico e detalhista projeto de iluminação. Assinado pela lighting designer Alice Izum com luminárias da Interlight, o espaço conquistou uma atmosfera especial com luzes que se modificam com o passar do dia. Confira todos os detalhes e dicas de iluminação deste jardim e que podem ser aplicados em sua casa!
.
A ideia inicial
.

Vasos de diferentes tamanhos, móveis com suaves curvas e uma composição de plantas ornamentais transformam a Praça em um grande living natural, emoldurado pela iluminação natural abundante das janelas do Conjunto Nacional. Durante o dia, é este o tipo de iluminação que é destaque no espaço! | Foto: JP Image
.
“A oportunidade de estar em um evento como a CASACOR São Paulo, em um prédio tão conceitual, como o Conjunto Nacional, me fez refletir e idealizar um espaço onde fosse possível viver a natureza e suas diversas cores e nuances mesmo dentro de um grande centro urbano”, conta Luciano Zanardo.
.
Para isso, o paisagista precisou criar diversas atmosferas em um só lugar. “Durante o dia, contamos com a abundante iluminação natural que as janelas do Conjunto nos proporcionam. Já no fim da tarde e ao cair da noite, somos presenteados com a sensação de relaxamento por meio de um projeto luminotécnico cuidadoso e detalhista que destaca ainda mais o nosso trabalho com os vasos e plantas”, continua o profissional.
.
O projeto em questão foi criado pela lighting designer Alice Izum com luminárias da Interlight. “Quando o paisagista Luciano Zanardo me convidou para assinar o projeto luminotécnico da praça e explicou a essência do espaço, logo veio à minha cabeça que a Praça do Polinizador poderia mostrar a possível força da natureza em meio ao caos urbano”, explicou Alice. Para alcançar o efeito desejado e criar junto da iluminação o aconchego e a vontade de permanecer no local, a lighting designer apostou no uso de efeitos que remeteriam o dia e a noite, em um espaço fechado, mas mantendo as características de área aberta.
.
A dica da profissional para quem deseja montar a iluminação de seu jardim é pensar nas técnicas disponíveis e efeitos desejados. Convém entender qual o material a ser utilizado é de fundamental importância e quais as plantas e demais elementos do jardim que você quer destacar. “Quanto maior a variedade de produtos, mais é possível construir algo diferenciado e esteticamente confortável aos olhos”, pontua Alice.
.
O Projeto na Prática
.

Por meio de um jogo de luz e sombras, a parceria entre o paisagista e a lighting designer dão destaque aos principais elementos do espaço assinado por Luciano Zanardo na 36ª CASACOR São Paulo | Foto: JP Image
.
Para colocar projetos de iluminação em prática é preciso ter em mente que a luz e a sombra criam sensações. No caso da Praça do Polinizador, a intenção principal era dar ênfase a escultura central, o símbolo do polinizador no espaço, mas em contrapartida, todos os elementos eram importantes para composição como um todo e mereciam destaque. “A luz revela pontos, desenhos, detalhes, sombras e colocar tudo isso, de forma equilibrada para que o espaço seja único, é o maior desafio. Iluminação não é destacar um único ponto, mas compor todos os elementos possíveis formando uma bela paisagem, de contemplação e livre de excessos”, lembra Alice. Por isso, a dica da profissional é eleger um ponto de grande destaque com iluminação focada. O uso de spots é sempre uma boa ideia e será sempre o primeiro elemento a ser notado no jardim.
.
Em seguida, ilumine o restante dos elementos do jardim de maneira mais sútil e delicada, brincando com os efeitos de luz e sombra. Neste momento podem ser usadas fitas de led, luminárias de piso ou hastes de iluminação, que proporcionam a possibilidade de trabalhar as mais diversas alturas de acordo com a vegetação que comtempla o espaço.
.

Com dois circuitos de iluminação, a Praça do Polinizador possui um sistema geral e funcional e outro focado nos elementos paisagísticos, que é acionado automaticamente às 18h, projetado para criar luz e sombras entre as folhas e os elementos. Uma verdadeira atmosfera de jardim ao ar livre dentro do Conjunto Nacional! | Foto: JP Image
.
De volta ao Conjunto Nacional, a grande escultura do artista mineiro Leopoldo Martins, chamada Invertebrados, recebeu quatro luminárias de piso, novidade da Interlight, que possuem potência e ângulo para atingir até 4m sem ofuscamento. Como a escultura possui “cheios e vazios” foi possível criar um trabalho de luz e sombra interessante e dramático na peça.
.
Na vegetação, o uso de espetos com haste mais longa, proporcionou a possibilidade de a dupla de profissionais trabalhar diferentes alturas de acordo com a vegetação e assim, criar uma atmosfera cênica e dramática onde é possível ver detalhes exclusivos que a luz do dia não mostra.
.

Para marcar as bases dos vasos e conduzir o caminho até a chegada do espaço, Alice utilizou pequenos spots embutidos posicionados na frente de cada um deles. | Foto: JP Image
.
Foi adotado também fitas de led na base das paredes que receberam a tonalidade exclusiva da Coral, o Azul Polén. O efeito trazido pela fita mostra a sofisticação e a modernidade do sofá. Um outro detalhe é que nem tudo é necessário iluminar de baixo pra cima. Por isso, também existem também balizadores com luzes direcionadas somente para baixo em alguns vasos, mostrando o conjunto de vegetação como um todo. “Com tantas luzes e feitos, mostramos a importância de termos produtos variados com ideias e resultados diferentes. Esse é o segredo para ter um ambiente iluminado com técnica. Sem as diversas possibilidades, será sempre mais do mesmo”, relembra Alice.
.
Como escolher a cor da iluminação
.
Como dica final, a lighting designer lembra sobre a importância de se atentar também as cores de iluminação escolhidas. “Sempre trabalhamos a luz branca quente pois ela nos dá a sensação de aconchego. A luz branca fria ou colorida, não tira o melhor partido das peças e nem do ambiente”, conta.
.
Tecnicamente falando, a profissional que também é arquiteta e paisagista, alerta sobre a escolha de cores como o verde, por exemplo. A presença da cor deixará todo o jardim com o mesmo tom e não haverá um trabalho de luz e sombra. “O contraste existente com a luz branca é o que dá aspecto cênico, algo que não acontece com a luz colorida ou fria. O trabalho da iluminação precisa traduzir o que o espaço pode proporcionar. Com a luz podemos proporcionar tanto prazer como incômodo, se não bem dosado”, finaliza.
.
CASACOR SÃO PAULO 2023
.
Até 06 de agosto de 2023
Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073, São Paulo
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h
https://casacor.abril.com.br/
.
Sobre Zanardo Paisagismo
.
Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais, além de parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado.
.
Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Some-se a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas.
.
Zanardo Paisagismo
Tel. (11) 98888-6618
@zanardopaisagismo
.
Fornecedores da Praça do Polinizador
.
By Kamy (tapetes): @bykamy
Coral (tintas): @tintascoral
Corona Design (vasos de aço galvanizado): @coronadesign_oficial
Greenserv Serviços (limpeza): @greenservpremium
Interlight (luminárias do ambiente): @interligth.oficial
Leopoldo Martins (obras de arte): @leopoldomartinsart
Mac Design SP (mobiliário): @macdesignsp
Organne (vasos vietnamitas): @organnesaopaulo
Portinari (piso de porcelanato): @ceramicaportinari
Ramp Up (administração da obra): @rampup_obras
Stickdecor (papel de parede): @stickdecor
Vanessa Abbud (almofadas): @vanessaabbudatelier
.
By Heloisa Vieira | DC33
Imagens: Créditos JP Image
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: