No início deste ano, a Accor anunciou sua parceria com as associações globais Green Key e o Green Globe, ambos com seus padrões reconhecidos pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC). Esses programas de certificação avaliam os negócios nos quatro pilares da sustentabilidade: gestão sustentável, impactos ambientais, impactos culturais e impactos socioeconômicos, confirmados por auditoria independente de terceiros das práticas hoteleiras.
Com mais de 4.400 estabelecimentos certificados em 60 países, o Green Key é o principal selo de excelência no campo da responsabilidade ambiental e operação sustentável dentro da indústria de turismo e hospitalidade. No Brasil, o Programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O processo de certificação propõe um grande número de critérios, divididos em 13 temas principais que abordam aspectos relacionados à gestão ambiental, conservação de energia, gestão de resíduos, conservação da água, entre outras práticas sustentáveis.
A conquista da primeira certificação Green Key no Brasil é um reconhecimento do compromisso da Accor e do hotel ibis Maringá com práticas ambientalmente responsáveis, gestão eficiente de recursos e responsabilidade social. Com a certificação, o hotel ibis Maringá já figura no mapa de hotéis certificados globalmente no ‘Green Key Sites’ e posteriormente, também constará nos demais sites das OTAs vinculadas ao programa Green Key.
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas – Divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre o avanço do Grupo Accor no seu compromisso para transformação sustentável. “Há muitos anos, a Accor está comprometida com o desenvolvimento sustentável. Em 2020, estabelecemos nosso compromisso de contribuir para zerar as emissões de carbono globalmente até 2050 e reduzir nossas emissões absolutas em 46% (Escopo 1 e 2) e em 28% (Escopo 3) até 2030. Ao incentivar a certificação sustentável de nossos hotéis, garantimos a transparência e confiabilidade de nossas ações para investidores, clientes e demais stakeholders, reduzindo riscos e aumentando a performance de nossos hotéis”.
Fernanda Caride, gerente do ibis Maringá, comemora o título de primeiro hotel do país a receber a certificação. “Esta conquista é um reconhecimento merecido e um testemunho do compromisso do ibis Maringá em liderar pelo exemplo e promover a sustentabilidade em todas as nossas operações. A certificação Green Key reafirma nosso compromisso em ser uma força positiva para o meio ambiente e a comunidade, e serve como uma inspiração para outras empresas na indústria do turismo”.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do Green Key, comenta sobre essa grande conquista do programa. “Estamos firmemente convencidos que os esforços para reduzir a pegada ambiental na indústria hoteleira desempenham um papel crucial na preservação das belezas naturais de nosso país. Observamos um interesse crescente entre turistas, gestores de estabelecimentos turísticos e autoridades públicas nessa direção. Motivados por essa demanda crescente, decidimos relançar o Green Key no Brasil, promovendo práticas sustentáveis em toda a indústria. Além de ser um indicador de comprometimento das instituições com a sustentabilidade, o programa responde de maneira proativa à crescente demanda de turistas conscientes que buscam opções de hospedagem com valores ambientais, sociais e responsáveis”.
Finn Bolding Thomsen, Diretor Internacional da Green Key, complementa: “Estou muito feliz por ter o ibis Maringá agora certificado com Green Key. Será o primeiro hotel certificado Green Key no Brasil e o primeiro hotel Accor certificado Green Key nas Américas. Acredito que o ibis Maringá será um excelente modelo para outros hotéis do Brasil e da região das Américas que queiram aderir ao programa Green Key”.
A cerimônia de entrega da certificação foi realizada no dia 6 de novembro, no saguão do hotel ibis Maringá. Estiveram presentes autoridades locais, executivos da rede hoteleira e representantes do selo Green Key no Brasil.
|