Em parceria com a Almeida & Dale Galeria de Arte, no dia 06 de outubro, a primeira galeria de arte contemporânea de Curitiba apresenta 13 obras de “expoente do abstracionismo”
Tomie Ohtake sempre foi destaque na cena artística brasileira – inclusive, rara unanimidade no universo das artes – e, agora, seus trabalhos admirados pela forte expressividade e guiados pela intuição e sensibilidade, poderão ser vistos de perto pelos colecionadores do Paraná e sul do Brasil. No dia 06 de outubro, a Galeria Zilda Fraletti, primeira galeria de arte contemporânea de Curitiba, em parceria com a Almeida & Dale Galeria de Arte, inauguram a exposição que ostenta o nome da dama do abstracionismo.
Para a galerista Zilda Fraletti, que teve a honra de trabalhar e conviver com Tomie em meados da década de 1980, em São Paulo, a oportunidade de realizar essa importante exposição em Curitiba carrega o sentimento de afeto que estabeleceu com a artista. “Tivemos uma relação muito próxima. Inclusive, as gravuras que tenho assinadas por ela em minha coleção foram escolhidas pela própria”, recorda.
De acordo com Carlos Cavet, sócio de Zilda, o público terá a oportunidade de conferir cerca de 13 obras que exalam a potência poética de Tomie, cujos trabalhos são reconhecidos pela articulação de tons contrastantes e cores exuberantes. “As pinturas que apresentaremos são oriundas do mercado secundário. Ou seja, já fizeram parte do acervo de outros colecionadores”, explica.
A aproximação entre as Galerias Zilda Fraletti e Almeida & Dale, resultam do notório trabalho realizado por ambas, em diferentes praças. “Há 38 anos promovemos exposições regulares e marcarmos presença nas principais feiras nacionais. Também não poupamos esforços na promoção de cursos, palestras e outras iniciativas que julgamos fundamentais para a geração de um debate intelectual e produtivo. Em sintonia com nossa atuação e visando somar expertises, Almeida & Dale atua com nomes como Di Cavalcanti e Portinari. Nos últimos anos, os sócios Antônio Almeida e Carlos Dale revisitaram o trabalho de diversos expoentes, promovendo exposições com artistas modernos e contemporâneos como Alfredo Volpi e Rubem Valentim”, contextualiza Zilda.
Segundo a galerista, essa oportunidade é ótima para o público reconhecer Tomie Ohtake, artista que faleceu aos 101 anos, em 2015. “As pessoas terão condições de desfrutar um recorte da arte de uma das principais influenciadoras de sua geração, uma pessoa extraordinária”.
Tomie Ohtake no mundo, no Brasil e em Curitiba
A artista japonesa de nascimento, brasileira de alma e paulista de coração formou extenso currículo com participação em mais de 500 exposições, 20 bienais internacionais e obras em mais de 25 instituições ao redor do mundo.
Tomie contabilizou, ainda, cerca de 30 obras públicas em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba – capital que possui duas esculturas da artista, sendo a mais recente localizada próximo ao Memorial da Imigração Japonesa e, a outra, um monumento de concreto instalado na área externa do Museu Municipal de Arte (MuMA), que celebrou o centenário da amizade entre Brasil e Japão.
Desde 2012, Tomie produziu apenas monocromos, todos coloridos, como o amarelo, vermelho e azul. No entanto, no seu último ano de produção concebeu cerca de 30 pinturas, todas brancas, também notadas por sua materialidade diferente, com camadas mais grossas de tinta que fazem relevos.
Serviço:
Galeria Zilda Fraletti realiza exposição “Tomie Ohtake”
Inauguração: 06 de outubro de 2022, quinta-feira – evento exclusivo para convidados;
Abertura para o público: 07 de outubro até 05 de novembro de 2022;
Para mais informações: 41. 999164-2882
Endereço: Av. Batel, 1750, Design Center (lojas 07, 08, 10 e 12);
Site: www.galeriazildafraletti.com.br
Acompanhe as novidades pelo Instagram @galeriazildafraletti
Sobre a Galeria Zilda Fraletti
Fundada em 1984, a Galeria Zilda Fraletti foi a primeira galeria dedicada à arte contemporânea em Curitiba, Paraná. Com o claro objetivo de fomentar o cenário artístico local e nacional, Zilda Fraletti impulsiona a trajetória de artistas já consagrados e divulga novos talentos. No início, vendo a necessidade de democratizar a aquisição de arte e instigar o mercado local, a Galeria Zilda Fraletti organizou inúmeros grupos de consórcios de arte, iniciativa que estimulou a atuação de seus artistas, iniciou a formação de coleções e ampliou o público apreciador de arte atual. Atualmente, além de promover exposições regulares e participar de feiras com nomes nacionais e internacionais, também realiza cursos, lançamento de livros, palestras, workshops e demais eventos com a finalidade de gerar um debate intelectual abrangente e produtivo. Em total comprometimento com seus artistas, a galeria acompanha de perto sua produção e trabalha diretamente para o pleno desenvolvimento de suas carreiras.
Sobre a Almeida & Dale Galeria de Arte
Fundada em 1998, a Almeida & Dale Galeria de Arte tornou-se, em mais de duas décadas de existência, uma das mais relevantes no Brasil, inserindo o trabalho e o legado de artistas brasileiros em importantes acervos, coleções e arquivos nacionais e internacionais. Entre eles: Willys de Castro, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Mestre Didi, Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Jandira Waters e Roberto Burle Marx. Nos últimos anos, com Antônio Almeida e Carlos Dale como diretores, a programação da galeria revisitou o trabalho de diversos expoentes de nossa arte, promovendo exposições retrospectivas, elaboradas por curadores convidados e produzidas com rigor museológico. Publicações amplamente reconhecidas pelo ineditismo e notoriedade dos ensaios acadêmicos e resgate de textos históricos acompanham as exposições. Recentemente, a Almeida & Dale realizou mostras individuais de artistas fundamentais no panorama histórico e crítico da arte brasileira, como Agnaldo Manuel dos Santos, Miriam Inez da Silva, Luiz Sacilotto e Sidney Amaral, contando com empréstimos de colecionadores e instituições, e estimulando o interesse da crítica no Brasil e no exterior. Junto com a promoção constante de exposições e publicações, a Almeida & Dale apoia projetos de preservação de obras de artistas brasileiros. Exemplo disso, está a representação do espólio de Luiz Sacilotto, destacado artista do movimento da arte concreta brasileira.
By Thabata Martin
Imagens: divulgação