SOCIAL
To Top

Galeria Objeto Particular abre exposição Vestígios, com esculturas de Viviane Rosa

Cerca de 40 obras da artista visual, que exploram de maneira poética as relações entre corpo, espaço e interação, traduzindo gestos, vínculos e tensões em estruturas tridimensionais, ficam expostas de 17 a 30/05 

A galeria Objeto Particular, dirigida pelo publicitário e colecionador Sérgio Godoy, abre no dia 17 de maio, sábado, a exposição “Vestígios”, com cerca de 40 esculturas da artista paranaense Viviane Rosa. Autodidata, ela apresenta esculturas e instalações com objetos de reuso como algodão, ferro, metal, e feitas com material especialmente desenvolvido por ela. A sua arte investiga as dinâmicas do comportamento humano, traduzindo gestos, vínculos e tensões em estruturas tridimensionais que dialogam com a materialidade e o intangível. 

As esculturas agora expostas são inéditas e a maioria delas relacionadas ao comportamento humano, atual pesquisa da artista. “Sou muito de observar formas, comportamentos e gestos. As minhas esculturas falam por si porque elas têm muito movimento. Você quase sente o que ela quer dizer”. “A arte para mim é instinto, é impulso, é matéria querendo virar alguma coisa”, afirma.

“Vestígios” de Viviane Rosa é a segunda exposição individual da galeria Objeto Particular. A galeria foi criada por Sérgio Godoy para, segundo ele, “ser um espaço múltiplo, com as portas abertas para diversos tipos de artistas”. O nome veio da ideia de que todos os objetos têm sua particularidade e contam uma história. Publicitário, Godoy atuou como diretor de arte e diretor de estratégia em agências e atualmente atua no mercado de marketing digital no mercado imobiliário.

Apaixonado por arte, antiguidade, colecionáveis e outros objetos, reuniu ao longo da vida um acervo considerável de peças que se tornaram o embrião da galeria. Ele conta que seu principal interesse é na arte popular brasileira. “Minha ideia é ter um lugar mais aberto e menos comercial, que sirva de vitrine para artistas contemporâneos que tenham essa identidade brasileira”, afirma.

Sobre Viviane Rosa

Nascida em 1981 em Cascavel (PR), Viviane Rosa é uma artista visual brasileira cuja prática se concentra em esculturas e instalações, utilizando materiais de reuso e uma matéria prima desenvolvida por ela, com o uso de pó de vidro e algodão. Ela coleta plástico, metal e ferro e suas esculturas têm 80% de materiais de reuso.   

Passou a infância contato direto com a natureza. Desde cedo demonstrou aptidão com os trabalhos manuais, também estudou teatro ao se mudar para São Paulo. Apaixonou-se pelo trabalho com a madeira e a criação de móveis e objetos artísticos, tendo desenvolvido técnicas de forma autodidata. Em 2018, criou a Casa Ondina, em São Paulo, onde mora, trabalha e expõe obras próprias e de outros artistas.

Durante a pandemia, iniciou o processo de produção de esculturas utilizando materiais de reuso. Após experimentar diversos materiais, resolveu criar sua própria massa de modelagem. Suas primeiras séries foram tão bem recebidas que foi convidada a fazer uma coleção para a Le Lis Casa. Teve peças dispostas na loja do Instituto Inhotim e, em 2023, foi convidada a participar de uma exposição organizada pela bref, design & art, durante a Semana de Design de Paris.

Atualmente, Vivia Rosa vive e trabalha em São Paulo, onde segue expandindo sua pesquisa e produção artística, consolidando-se como uma voz relevante no cenário da arte contemporânea brasileira.

 Sobre a Galeria Objeto Particular

A Galeria Objeto Particular foi criada em 2024 pelo publicitário e o colecionador de arte Sérgio Godoy para ser um espaço múltiplo e aberto a diversos tipos de artistas contemporâneos brasileiros. O acervo reunido por Godoy reúne objetos variados, entre obras de arte, itens de mobiliário, decoração, impressos, colecionáveis e outros objetos, com foco na arte popular brasileira. A primeira exposição da Objeto Particular foi “Fauna na Arte Popular”, com 135 esculturas de madeira representando bichos, de diversos artistas de várias regiões do Brasil. No final de 2024 entrou em cartaz a primeira exposição individual da galeria, “Uma Estranha Realidade”, com 40 obras inéditas entre pinturas, gravuras e objetos do artista visual e grafiteiro Alex Kaleb.

Serviço
Exposição “Vestígios” de Viviane Rosa
Abertura: 17 de maio (sábado), das 15h às 21h
Horário de funcionamento da galeria: Segunda a sábado, das 10h às 18h
Em cartaz até 30 de maio.

Galeria Objeto Particular
Rua Gustavo Teixeira, 362
Pacaembu
São Paulo – SP
https://www.instagram.com/objetoparticular/

 

By Buriti Comunicação
Foto: Hadrien Raitani

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.