SOCIAL
To Top

Galeria Idea!Zarvos reúne um time de mulheres protagonistas na arquitetura, arte e na música para celebrar Lina Bo Bardi no mês da Mulher

 

O bate-papo conta com a presença de Camila Mota, Gabriela de Matos, Joice Berth, Silvana Rubino, e pocket show da cantora e compositora Céu

 

                   Cantora e compositora Céu

 

No próximo domingo, 5 de março, um grupo especial de mulheres se reúne na Galeria Idea!Zarvos para celebrar uma das mais emblemáticas arquitetas modernistas, Lina Bo Bardi, que deixou importante legado arquitetônico no Brasil, em especial na cidade de São Paulo e tornou-se uma referência internacional. A partir das 15h, Camila Mota – atriz e diretora no Teatro Oficina; Gabriela de Matos – arquiteta e apresentadora do GNT; Joice Berth – arquiteta e escritora e Silvana Rubino – socióloga e organizadora do livro “Lina por escrito”; trocam experiências em um bate-papo sobre a importância de Lina na construção de identidade arquitetônica brasileira.

 

Durante o evento, os drinks e petiscos mais famosos do centro de São Paulo ocupam a Galeria e que serão produzidos pelo Bar da Dona Onça, sob o comando a premiada chef Janaína Rueda.

 

Para encerrar as comemorações, a cantora e compositora Céu – uma das primeiras brasileiras a ser indicada ao Grammy Awards e uma das cantoras brasileiras contemporâneas com maior reconhecimento internacional – traz para a Galeria Idea!Zarvos uma apresentação inédita em São Paulo, que retoma sucessos como “Lenda”, “Malemolência”, “Cangote”, “Varanda Suspensa” em formato acústico acompanhada por Lucas Martins no violão.

 

Cronograma

 

14h – abertura do evento com a venda de comidas e drinks preparados pelo Bar da Dona Onça

 

15h – bate papo com Camila MotaGabriela de Matos, Joice Berth e Silvana Rubino, seguido do pocket show com a cantora e compositora Céu

 

19h – encerramento do evento

 

Para participar do evento gratuitamente, é necessário realizar a inscrição através do sympla: https://www.sympla.com.br/mes-das-mulheres–iz–lina-bo-bardi-e-as-mulheres-na-arquitetura__1891263

 

Galeria idea!Zarvos

 

Endereço: Rua Sampaio Vidal, 978 – Jardins

 

Sobre Idea!Zarvos.

 

A Idea!Zarvos é responsável pelos edifícios mais emblemáticos da nova arquitetura de São Paulo. Contando com projeto de arquitetos premiados, cada edifício é único, com estética diferente dos padrões repetitivos da cidade e com alto potencial de valorização.

 

Nos 18 anos da incorporadora, sob o comando de Otavio Zarvos, sócio fundador da Idea!Zarvos, e Luiz Felipe Carvalho, sócio e CEO, são 40 prédios entregues e mais 25 entre obras, lançamentos e projetos em desenvolvimento. Airbnb, Nubank, Quinto Andar e outras dezenas de empresas de economia criativa escolheram edifícios da incorporadora para abrigar seus escritórios.

 

A trajetória da Idea!Zarvos comprova que é possível pensar diferente e investir em arquitetura autoral. Seus edifícios partem sempre de seus três pilares: estética apurada, funcionalidade e cuidado com o entorno e a cidade.

 

www.ideazarvos.com.br  

Instagram: @ideazarvos

Facebook: idea!zarvos

 

Sobre a Galeria Idea!Zarvos

 

A Galeria Idea!Zarvos é um projeto inédito no Brasil e foi pensada para que o público experimente uma completa imersão na história da Idea!Zarvos.  O conceito do espaço é um convite para mergulhar na produção de arquitetura da Idea!Zarvos na cidade de São Paulo, seja através da exposição logo na entrada do espaço que apresenta um percurso por sua história, seja pela forma original de apresentar seus lançamentos.

 

Sobre Lina Bo Bardi

 

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, (Roma5 de dezembro de 1914 — São Paulo20 de março de 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Naturalizada no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, ela se tornou uma das mais importantes arquitetas do país.  No campo da arquitetura, entre suas obras de destaque se encontram: Casa de Vidro / Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, São Paulo, 1951 – originalmente a residência do casal e hoje sede do Instituto idealizado por eles; Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, 1958 – considerada sua obra prima; Casa do Chame-Chame, Salvador , Bahia, 1964; Casa Valéria Cirell, São Paulo, 1965; Solar do Unhão – Museu de Arte Moderna da BahiaSalvador, 1963 ; Igreja do Espírito Santo do CerradoUberlândia– Minas Gerais, 1976SESC Pompéia – Fábrica , São Paulo, 1977; Reforma do Teatro Politeama (Jundiaí), 1986; Teatro Oficina, São Paulo, 1990 ; Reforma do Palácio das Indústrias, São Paulo 1992 – inconclusa; Projeto de reforma da Casa do Benin, em SalvadorBahia, concluído em 2014.

 

Sobre Camila Mota

 

 

Camila é atriz, dramaturga, diretora, produtora, compositora e artista visual. Seu trabalho está na encruzilhada entre performance, desenhos, vídeo e instalações. Entrou na companhia teat(r)o oficina uzyna uzona em 1997, onde atua, desde então, na criação e concepção de todos os projetos da companhia. Foi co-diretora de “os sertões”, projeto de transposição do livro de euclides da cunha para a dramaturgia e linguagem audiovisual.

 

Atua também como diretora e conselheira do vídeo e do cinema ao vivo no teat(r)o oficina, introduzido na década de 80, e forte característica da linguagem da companhia. É integrante do time de coordenadores da universidade antropófaga – prática de troca e transmissão de conhecimentos do teat(r)o oficina. Em 2019 dirigiu mutação de apoteose, espetáculo de abertura da flip.

 

Sobre Gabriela de Matos

 

 

Gabriela de Matos é arquiteta e urbanista afro-brasileira, nascida no Vale do Rio Doce em Minas Gerais, e cria projetos multidisciplinares com o objetivo de promover e destacar a cultura arquitetônica e urbanística brasileira a partir das lentes de raça e gênero. É graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, especializada em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela UFMG. Mestranda do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e atualmente leciona na graduação de arquitetura e urbanismo da Escola da Cidade. Gabriela é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no departamento de São Paulo, sendo a primeira mulher negra a ocupar este cargo.

 

É fundadora do projeto Arquitetas Negras que mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa o racismo estrutural e suas influências no planejamento urbano, e arquitetura contemporânea produzida em África e sua diáspora. Entre outros, propõe ações que promovem o debate de gênero e raça na Arquitetura como forma de dar visibilidade à questão. Assina o editorial do livro “Arquitetas Negras vol.1 “, a primeira publicação feita por arquitetas negras no Brasil. É CEO do Estúdio de Arquitetura – Gabriela de Matos, criado em 2014. Na edição 2021 da mostra CASACOR assinou o ambiente de Boas Vindas, intitulado Espaço Agô. Foi premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB RJ. Atualmente é co-apresentadora do programada ‘Desapegue Se For Capaz’ no canal GNT.

 

Sobre Joice Berth

 

 

Joice Berth é arquiteta e urbanista, curadora de arte, psicanalista, escritora e colunista em portais como ELLE Brasil e portal Terra Nós. Foi curadora da exposição “Casa Carioca”, no Museu de Arte do Rio, e Sesc Carmo na exposição “Margens de 22 presenças populares”. Também participou como jurada nas premiações: Revista Casa & Jardim, Instituto Ruy Ohtake/Akzonobel, IAB de Arquitetura e do Prêmio Marie Claire + Avon para práticas contra a violência doméstica. Cria conteúdo para as redes sociais sobre temas de conscientização de questões sociais, desigualdades e saúde mental.

 

Sobre Silvana Rubino

 

 

Silvana Rubino é professora livre-docente do Departamento de História da Unicamp. Autora de diversos artigos sobre patrimônio cultural e arquitetura moderna, organizou a coletânea Lina por escrito (Cosac & Naify) e deve em 2023 publicar um livro sobre arquitetas modernas.

 

Sobre o Bar da Dona Onça

 

Desde 2008 aos pés do icônico edifício Copan de Oscar Niemeyer, o restaurante-bar de Janaína Torres Rueda ganhou fama graças à boa comida e a grandes amigos. Na cozinha, a chef – uma das pioneiras em reocupar o Centro de São Paulo – mistura histórias e ingredientes de cada canto do Brasil com seus tradicionais cozidos feitos na panela de pressão. Um reduto da boemia e da tradição paulistana, o Bar da Dona Onça é o lugar onde se encontra as clássicas porções de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira, atraindo gente de todos os cantos do país para provar as receitas afetivas de Janaína.

 

By Vanessa Fusco | Avesani

Imagem: Divulgação

Imagem Principal: Ilustrativa

 

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.