SOCIAL
To Top

Expolux transforma Brasil em vitrine de negócios para a indústria de iluminação na América Latina durante sua realização

Evento recebeu profissionais de todas as regiões e de outros países em busca de tecnologia, soluções inovadoras e sustentáveis e, segundo estimativa da ABILUX, deverá gerar mais de R$ 700 milhões em negócios

São Paulo, setembro de 2024 – Entre os dias 17 e 20 de setembro, profissionais ligados ao setor de iluminação viveram uma experiência completa de atualização e negócios durante a Expolux. A 18ª edição do evento consolidou o Brasil como uma grande vitrine para inovações, lançamentos e negócios para a América Latina, além de termômetro para direções do mercado nos próximos anos.

“A ABILUX avaliou os quatro dias de visitação e constatou a satisfação geral dos expositores, relatando ter superado suas expectativas, relacionamento e negócios. Quanto ao aspecto quantitativo, o evento deverá proporcionar negócios da ordem de R$ 700 milhões pela experiência proporcionada aos visitantes pelos expositores e pela imersão do SIMPOLED e Decor Light Show, instigando a substituição de instalações convencionais, modernização e busca na economia no consumo de energia elétrica”, analisa Marco Poli, diretor executivo da instituição.

Números e negócios
A Expolux 2024 teve mais de 20 mil visitantes, o que representa um crescimento de cerca de 25% em relação à última edição e, com qualificação acima, já que 72% destes visitantes têm poder de decisão de compra. A presença de profissionais da América Latina foi outro ponto de destaque, com compradores da Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai, Equador, Peru, México, entre outros países.

Já em relação a negócios, houve aumento de 123% na geração de leads qualificados para os expositores presentes, o que certamente irá reverberar em vendas nos próximos meses.

“O evento superou todas as nossas expectativas, seja em relação ao número de visitantes ou da satisfação dos nossos expositores. O que pode ser comprovado com o aumento de 16 pontos no NPS do evento, que indica alto índice de expositores satisfeitos. Isso também é reflexo do trabalho realizado com base em escuta ativa do mercado para pudéssemos apresentar um evento que atendesse tanto a demanda dos profissionais quanto a dos expositores e, temos certeza, conseguimos surpreender a todos!”, afirma Tatiana Rassini, Gerente da Expolux.

Mercado aquecido
O cenário em que a feira é realizada não poderia ser mais oportuno. Se de um lado temos mais de 500 indústrias na área de iluminação, que geram mais de 23 mil empregos, além de um faturamento de R$ 8 bilhões só em 2023, de acordo com a ABILUX, por outro lado enfrentamos desafios como seca e baixa nos reservatórios, conta de luz mais cara e apagões. O que favorece a busca por melhores e mais inovadoras soluções.

Destaques
Alguns lançamentos reforçaram a busca por eficiência energética. Nesse aspecto, os sensores chamaram a atenção com possibilidades desde a adequação automática baseada na luz natural, em linha com a tendência de automação, até tecnologias de dimerização e controle de uso. A multifuncionalidade também chamou atenção com luminárias prontas para a conexão de outros dispositivos, outra tendência do setor. Modelos diferentes de lâmpadas, com até três estágios e luz e tecnologia anti-insetos também fizeram sucesso.

No campo público, soluções como módulos para telegestão e uso da energia solar ganharam espaço. Já na parte de design e decoração o uso da madeira e fibras naturais em pendentes e lustres desponta como tendência, assim como formas orgânicas e minimalistas.

Premiação
A 18ª Expolux também foi palco de premiação. Pelo Selo Lumina, iniciativa da organização em parceria com a Grau 10 Editora, visitantes puderam reconhecer o produto inovador e o estande destaque do evento, por meio de votação.

Os vencedores foram:

Categoria Produtos/Soluções

Abajur Madame – criação da Fox Lustres, feita em madeira, com formato orgânico, funcionalidades para controle da intensidade da luz e tecnologia wireless.

Categoria Estande

Helizarte – o estande explorou diferentes modelos de luminárias que remetem à natureza, à sustentabilidade e à sofisticação, destacando a tendência de uso da cor verde na decoração.

Depoimentos
Expositores
Para Talita Schreiber, diretora administrativa da Taschibra, “a feira foi muito importante para nós justamente para mostrar os diversos lançamentos que trouxemos neste ano. Recebemos clientes de todo o Brasil, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e outras cidades do Nordeste. Isso foi muito importante porque vimos que os profissionais estão em busca de aprimorar projetos e conhecer as tendências”.

Gustavo Lorenzo, gerente nacional de vendas da Intral Iluminação, também destacou a importância do evento para apresentação de novidades. “Trouxemos luminárias para o crescimento de flores, a linha Stadium, específica para estádios, a luminária Cairo, segunda colocada no Prêmio Abilux Design de luminárias (categoria Luminárias Exteriores para Jardim), e tecnologias como nossa luminária que imita a luminosidade do ciclo do sol”, disse o executivo.

Outras marcas participantes como Gaya, Metal Domado, Nordecor, Hevvy, Tecnowatt e Itamonte Iluminação também deixaram depoimentos. Acesse aqui.

Visitantes

Empresária de Natal (RN), Rafaela Soares, proprietária da Spassolux, visitou a feira em busca de soluções. “Muitos dos expositores já são meus fornecedores. Pesquisei arandelas, pendentes, encontrei produtos do meu interesse e comprei alguns”.

Conhecer lançamentos foi um dos motivos da visita de Romário Guedes, gerente da Invlightt Iluminação. “Vários produtos me chamaram a atenção, inclusive estamos com negociação em andamento que deverá ser concluída nos próximos dias”.

O evento teve apoio da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (ABILUX), do Sindicato da Indústria de Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação no Estado de São Paulo (SINDLUX), da Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP), da Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana (ABRASI), da Associação Brasileira da Arquitetura de Iluminação (AsBAI), da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e do Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO).

A 19ª edição da Expolux – Feira Internacional da Indústria da Iluminação  já tem data para acontecer. Será de 15 a 18 de setembro de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo. A organização é da RX.

Informações sobre o evento em https://www.expolux.com.br/.

Sobre a Expolux
Com 18 edições, a Expolux é o principal evento voltado para o mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players do mercado.

RX
RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX – In the business of building businesses
www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX
A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors.

 

By KB!COM | Comunicação Corporativa

 

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.