

Em sua segunda edição no evento de design mais importante do mundo, o Piloto Milano se apresenta como convidado do circuito 5VIE, reduto das intervenções criativas apresentadas no centro histórico de Milão. Assinada pelo diretor criativo Ricardo Gaioso, a curadoria viaja levando obras exclusivas de nomes como Cândida Tabet, Felipe Protti, Juliana Pippi e Claudia Issa, entre outros.
Extrair os estereótipos da assinatura brasileira e oferecer um recorte contemporâneo do morar urbano destes tempos. Este é o escopo principal por trás do Piloto Milano. Uma mostra de peças autorais de design cuja funcionalidade pode isentar-se de protagonismo, dando hierarquia ao que é subjetivo e estético, dois elementos-chave que arrematam o caráter empírico da seleção.
Embora criadas por designers brasileiros, as peças selecionadas aqui nascem de referências globais. Resultam como fruto da pesquisa de formas provocantes e criam um diálogo realista entre indústria, artesanato e o fazer experimental. Traduzir a vivência pessoal do designer e de um determinado tempo-espaço, funciona como meio de comunicação, autoexpressão que não se limita a fronteiras.
A exposição será apresentada dentro do circuito 5VIE no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão, construído no séc. 18, convertido em um monastério olivetano e também foi quartel militar e ganhou restruturação do arquiteto italiano Piero Portaluppi. Uma localização estratégica no centro histórico de Milão, em frente à estação San Ambrogio (linhas M2 e M4).
DESIGNERS PARTICIPANTES
Alê Jordão
Cândida Tabet
Claudia Issa
Fabio Lima | Venet
Felipe Protti | Mestre Artesão
Juliana Pippi | Trapos e Fiapos
Monics + Vieira | Galrão
Richard Daniel | Tironi
Ronald Sasson | Herança Cultural
CURADORIA
Ricardo Gaioso é diretor criativo e jornalista especializado em design atua há mais de 15 anos em estratégias de comunicação, lançamentos de coleção e curadoria. Baseado em Milão há 2 anos e meio, tem em seu portfólio de projetos marcas como Micasa, Minotti, Boobam, Jader Almeida, Wentz, Herança Cultural e ,Ovo. Colaborou com as principais publicações do segmento, como Casa Vogue, GQ Brasil, L’Officiel, Harpers Bazaar e internacionais HOME Alemanha, PIN-UP New York e AD Japão. Hoje colabora como diretor do segmento de Home e Surfaces da A+A Design Studio, agência de pesquisa de tendências em Milão, dos mesmos fundadores do Istituto Marangoni.
DESIGNERS
Ronald Sasson (PR)
Nascido em Curitiba em 1967, o artista encontrou no design funcional a sua maior expressão e se tornou um dos mais procurados criadores para a indústria moveleira do país. Hoje trabalha também com edições limitadas e projetos experimentais e autorais. Sasson apresenta no Piloto 2025 a coleção Mauna Kea Kili (nomes das montanhas mais altas do mundo), em que a imposição de altura é a tônica do design. A verticalização anormal e proposital dos projetos faz com que a simplicidade dos traços ganhe respeito do olhar. As três cadeiras esculturais foram construídas de inox para a Herança Cultural.
Cândida Tabet (SP)
Desde 2000 em atuação, a arquiteta atua também em interiores e design a partir do desenvolvimento de pesquisa de materiais, do interesse por sua construção e foco nos detalhes, levando em consideração o ambiente. A produção do escritório inclui projetos no Brasil, EUA, Argentina, Uruguai e Líbano, e peças do acervo da Firma Casa. Feita exclusivamente para o Piloto, a arquiteta apresenta a luminária Via Láctea, um pendente de 2,50m de altura feito de vidros garimpados de galerias vintage mundo afora.
Claudia Issa (SP)
Designer gráfica de formação, seguiu o caminho da direção de arte e, no processo de desaprender a criação tradicional, descobriu o universo da cerâmica. A partir de um pensamento não linear, Issa investiga proporções inusitadas e desenhos que surgem de acordo com o momento, mais visceral do que projetual. Pensado para o Piloto Milano, a designer criou Vertikaos, uma luminária de piso feita de porcelana, vidro soprado e madeira reciclada. Mais do que um caso de “a forma segue a ficção”, a peça flerta com o escultural explorando novos territórios de forma e estética.
Felipe Protti (SP)
Formado em Belas Artes com experiência no universo cênico, Protti emprega energia na construção de coleções experimentais. Vem da habilidade da construção civil, criação de itens que combinam também memória afetiva, impacto visual e funcionalidade. Trabalhando com alumínio na Mestre Artesão, ele criou para o Piloto a cadeira Jack, uma peça multifuncional (assento, bandeja + cabideiro) de geometria assimétrica com inspiração oitentista em uma versão metálica da italiana Memphis.
Juliana Pippi (SC)
Reconhecida por desenvolver projetos com identidade, a arquiteta e designer atua desde 2000 e celebra a cultura do feito à mão de DNA brasileiro. A paixão por viajar e conhecer artistas locais é uma constante fonte de inspiração em projetos e coleções autoriais para o mercado brasileiro. Pippi se une a Trapos & Fiapos para o lançamento do tapete Vínculo, feito de fibra natural de taboa, buriti e algodão.
Alê Jordão (SP)
O artista paulistano é sinônimo de experimentação. Seja no uso do néon, de vidros blindados ou até mesmo de guard rails, tudo se transforma em suas mãos. Sua inspiração vem do profundo conhecimento da cultura urbana e do impacto que movimentos como o hip-hop, o skate e o basquete exercem na moda e no consumo. No Piloto, apresenta Puzzle, uma série feita de acrílico com néon, que remete a peças de um quebra-cabeças, além do livro GOD SAVE THE SNEAKERS, que reúne artigos e imagens de seus trabalhos inspirados no universo do streetwear.
Monics + Vieira
Formado por Tania Monics (Ucrânia) e Rafaela Vieira (Santa Catarina, Brasil), o estúdio baseado em Milão nasce da criação de peças que combinam um olhar contemporâneo com o respeito pela essência dos materiais. A dupla apresenta no Piloto a coleção DUETO, feita com exclusividade para o Grupo Galrão, referência de marmoraria em Portugal. A linha é uma afirmação sobre equilíbrio e fusão, destaca-se pelo método inovador de junção das peças, reinterpreta a versatilidade do mármore. A excelência artesanal em primeiro plano.
Richard Daniel (RS)
Após estudar design na Itália, o catarinense deu continuidade na fábrica de estofados da família Tironi, trazendo um olhar mais experimental para o segmento. Seu trabalho leva inspiração de elementos orgânicos e arquitetônicos da natureza, remetendo à leveza e fluidez, combinados a conforto sofisticado. Para o Piloto 2025, o designer criou a poltrona Ball, um experimento que combina ao estofado diversos outros materiais, entre eles pedra e madeira.
Fabio Lima (RS)
Formado pela UFPR, o designer atua há mais de 28 anos para marcas globais, como Rider, Olympikus, Fila, entre outros. À frente como head de design da Venet, Fabio Lima traz a valorização do design têxtil para o segmento de estofados. A poltrona Paese não se prende a regras rígidas, empregada a forma fluida quase esculpida à mão. O formato inventivo aposta na estética minimalista a cargo de um revestimento sem costuras.
SERVIÇO
Piloto Milano
07 a 13 de abril
10h – 19h30
Local: Le Cavallerizze (Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Milão)
Via Olona 6 Milano
M2 e M4 S. Ambrogio
pilotomilano.com
@piloto_milano
By Helena Augusta Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!