

Assinados por Natan Gil e Léo Shehtman, os projetos “Sussurros das Montanhas” e “Tempo Presente” traduzem, com profundidade e sensibilidade, o tema da mostra deste ano: Semear Sonhos
Dell Anno chega à CASACOR São Paulo disposta a provocar sensações e despertar memórias com seus produtos diferenciados e em sintonia com os movimentos internacionais do segmento. São dois espaços, dois tempos, um mesmo sonho: enquanto Natan Gil traduz a permanência simbólica das montanhas como elo com as origens, Léo Shehtman propõe a leveza de um instante presente como cura urbana. Ambos semeiam sonhos nos materiais, nos gestos e nos silêncios que convidam a viver com mais presença, mais afeto e mais sentido.
Projetado pelo renomado arquiteto Léo Shehtman, que transita com fluidez entre arquitetura, interiores, design e arte, o living Tempo Presente propõe uma pausa, um respiro em meio à velocidade da vida urbana.
Inspirado no tema proposto Semear Sonhos, o projeto de 76 metros quadrados traz em cada detalhe a intenção de não ser apenas visto, mas sentido. A imponência da parede de tijolos de vidro — protagonista da composição — cria um cenário mutável, onde a luz dança calmamente graças a uma tela tensionada que filtra e suaviza sua passagem. É a conexão com o passado que reaparece como elemento de luz e transparência para mostrar a sua atemporalidade. O resultado é um jogo etéreo de sombra e brilho, que acompanha o ciclo do dia e convida à introspecção.
A marcenaria em tom marrom imprime aconchego e solidez ao ambiente, contrastando com a leveza dos tecidos e da iluminação. Móveis com traços retos, em paleta de tons crus, criam um equilíbrio sutil entre o rústico e o sofisticado, entre o natural e o urbano. O sofá, revestido em jacquard — tecido desenvolvido com materiais reciclados a partir de garrafas PET — é um abraço moderno, que une estética, memória e sustentabilidade.
O revestimento têxtil das paredes não apenas aquece visualmente, mas também atua como recurso acústico e sensorial, proporcionando uma atmosfera de acolhimento e introspecção. Ao envolver o espaço, o tecido silencia o exterior e amplifica o interior — criando um verdadeiro refúgio que convida a dar uma pausa.
Tempo Presente é, acima de tudo, um manifesto pelo viver com propósito. Um lugar onde o tempo desacelera, os sonhos brotam e o design encontra sua expressão mais sensível.
Com 90 metros quadrados de poesia construída em madeira clara, marcenaria branca e luz natural, Sussurro das Montanhas é o loft de Natan Gil que transforma a arquitetura em narrativa sensível. Ali as esculturas funcionais, peças autorais e formas orgânicas traçam uma linha direta entre memória afetiva e design contemporâneo.
Partindo de uma base limpa e neutra, o ambiente é concebido como um fundo branco, um espaço em silêncio, onde a história pode ser contada com delicadeza e intenção. Nesse cenário, o mobiliário autoral ganha destaque com esculturas funcionais que assumem papel central na narrativa. Cada curva ou material carrega simbologia e afeto.
Em sintonia com essa atmosfera, a marcenaria branca, executada pela Dell Anno, e o piso em madeira clara reforçam a suavidade e a elegância do espaço. Inspirado no tema da mostra, Semear Sonhos, o arquiteto propõe uma reflexão sobre a coletividade. O ambiente deseja despertar pertencimento, união e sensibilidade.
Um dos conceitos mais potentes do projeto é o da natureza que invade o espaço. Como se brotasse das paredes, das frestas e do próprio concreto, ela não se apresenta só de forma literal, mas também simbólica: flores surgem, formas orgânicas se espalham e uma montanha desponta do piso como se reivindicasse um lugar que sempre foi seu.
Nesse cenário sensível, destaca-se a mesa desenhada por Natan, com base em uma montanha de musgos – uma releitura poética da Serra do Curral, ícone de Minas Gerais. A peça simboliza a coexistência possível entre cidade e natureza. O tapete, feito sob medida pela by Kamy, percorre o piso e parece uma extensão da montanha. Suas linhas evocam o relevo mineiro e reforçam a ideia de que o ambiente é atravessado por memórias afetivas.
A cadeira Borbo de formas leves e delicadas remete à imagem de uma borboleta em repouso. Já o sofá Dió, inspirado nas tranças de queijo feitas por sua avó, atua como elo poético entre passado e presente. Outras peças assinadas por Natan Gil, como a lareira, as banquetas, os armários e a chaise Minas também estão distribuídas no espaço como obras em uma galeria de arte conceitual.
A iluminação natural atravessa suavemente o loft pelas grandes janelas restauradas do edifício, valorizando a amplitude e o contato com o exterior. No banheiro, o diálogo entre o artesanal e o contemporâneo se intensifica e a banheira de formas arredondadas, com recorte que remete a um queijo minas cortado, conversa com o pórtico em pedra Pinot Grigio e o espelho orgânico, criando um contraponto de contrastes sensíveis.
Tudo neste loft é intencional: do traço ao tom, da matéria à memória. É um convite à contemplação dos laços, com a natureza, com o coletivo e com as raízes de quem sonha junto.
SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2025
Onde: Parque da Água Branca – R. Dona Ana Pimentel, 37 – Água Branca
Quando: de 27/05 a 03/08/2025
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 11h às 21h
By Moglia Comunicação Empresarial
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br