Para projetar quartos infantis, entra em cena a criatividade dos profissionais para compor espaços relaxantes e divertidos
Depois de um dia liberando toda a energia em brincadeiras, na escola, e nas atividades preferidas, o quarto das crianças são seus refúgios. Calmos e aconchegantes, os dormitórios infantis hoje traduzem os sonhos dos pequenos, com decorações temáticas e áreas de lazer.
A arquiteta Fernanda Borio apostou no conforto e no aproveitamento dos espaços ao projetar três quartos em uma residência no bairro Barigui, em Curitiba-PR. Como as crianças crescem rápido, a opção foi por móveis de fácil manutenção e adaptáveis a novas funções, ou até mesmo, que pudessem ser mantidos ao renovar o quarto no futuro. Para acompanhar esse dinamismo que e atender várias fases do crescimento, os quartos foram feitos em tons neutros para que não enjoassem ao longo dos anos. O papel de parede complementa a decoração.
A laca branca brilhante é comum nos três dormitórios. Nos quartos dos meninos, o material combina com a madeira, para torná-los masculinos. No da menina o bege e pontuais toques de rosa nos objetos decorativos fazem a distinção.
Os quartos infantis têm um espaço dedicado às brincadeiras, um cantinho especial. No da menina, ele remete a um castelo, enquanto no do menino a um navio. Em ambos os casos o espaço harmoniza com o décor, de forma muito sutil e moderna. Já o quarto do bebê foi criado para ser um espaço lúdico, amplo e adaptável quando o berço for retirado.
O projeto luminotécnico é outro ponto que merece uma atenção diferenciada. A luz ultrapassa a medida do funcional e se converte em um elemento criativo. No quarto da menina, pontos de luz criam um efeito de céu estrelado. Nos nichos dos meninos, a iluminação destaca objetos decorativos.
Por Líva Zeferino – Prime Comunicação
Imagens: Divulgação