Primeiro “edifício árvore” do Brasil que, inclusive, muda de cor ao longo do tempo, segue a tendência global imobiliária de bem-estar, que tem crescido em média 18,1% ao ano. Integra as normas “well living” focadas na qualidade de vida dos moradores com sistemas inovadores de detecção de CO2, de renovação de ar mesmo com equipamentos ligados e janelas fechadas, de geração de água filtrada e implantação de recursos de condicionamento físico como banheira de gelo, simulador de remo e até sinalização especial nas escadas que incentivam o movimento.
O mercado imobiliário de bem-estar tem sido o setor de “wellness” que cresce mais rápido na economia mundial comparado com outros 11 setores de bem-estar após a pandemia, segundo pesquisa do Global Wellness Institute. O relatório deste ano sobre o crescimento do mercado imobiliário de bem-estar global da instituição apontou um salto de US$ 225,2 bilhões em 2019 para US$ 438,2 bilhões em 2023, 18,1% ao ano, e a tendência é que a incorporação de elementos ligados à saúde mental, ar puro, água filtrada, alimentação saudável e contato com a natureza, por exemplo, se desenvolvam ainda mais nas residências. No Brasil, além de certificações sustentáveis, a incorporadora Fischer, do Fischer Group, é um exemplo de inovação na utilização de ferramentas e sistemas focados não apenas no edifício em si, mas que impactem na saúde do morador.
O Auris Residenze, com projeto recentemente apresentado na cidade catarinense com metro quadrado mais valorizado do país, Balneário Camboriú, traz fachada contrastante com os famosos arranha-céus de luxo existentes por meio do “edifício árvore” com características totalmente focadas em sustentabilidade e “well living”. Com concreto aparente e pigmentação especial, a própria estrutura de sustentação serve como elemento de design e, inclusive, assim como a árvore, altera a coloração ao longo do tempo. Foi projetado pelo mundialmente renomado escritório de arquitetura italiano Archea Associati, que estreia o primeiro trabalho para um empreendimento residencial no Brasil.
Os diferenciais da estrutura se conectam com sistemas inovadores implementados na construção que irão garantir ar puro dentro dos apartamentos e em todas as áreas comuns, ou seja, a renovação de ar será feita constantemente, mesmo em ambientes fechados e com equipamentos de ar ligados, além de tecnologias de detecção de níveis de CO2, inclusive nas garagens. O tratamento e filtragem da água irão oferecer água de alta qualidade até no chuveiro e garantir a entrega mesmo em momentos de falta de fornecimento pela cidade. Além disso, a funcionalidade da estrutura vai além, integrando folhagens na fachada com sistema de irrigação automática e, por outro lado, os materiais e métodos construtivos garantirão a sustentação dos apartamentos, livre de colunas.
Análise trazida pela empresa do mercado imobiliário norte-americano Zillow, no final de 2023, afirma que nos EUA as menções de ‘bem-estar’ já aumentaram 32% nas descrições de listagens de imóveis para venda por lá e, entre os recursos mais comuns nessas listagens estão: condicionamento físico, filtragem de ar, filtragem de água e banheiras de hidromassagem. O cenário tem ganhado força em outras partes do mundo.
No empreendimento brasileiro Auris, a área de lazer também deverá se destacar em termos de qualidade de vida. O espaço wellness não apenas irá incorporar elementos comuns de condicionamento físico mas irá estimular outras atividades com a inclusão de máquinas como simulador de remo, que faz uma alusão à comunidade da vela ligada à sustentabilidade e da qual o CEO do Grupo Fischer, Cláudio Fischer, também faz parte.
“O próprio nome Auris traz uma referência aos sentidos, à audição, à sensação de experiências ligadas à natureza em meio ao ar puro, e homenageia o mundo da vela, uma comunidade muito ligada com a preservação ambiental. Como velejador, fiz questão de trazer essa referência ao empreendimento”, conta Cláudio Fischer.
Ao implantar as normas globais que atendem a WELL Building Standard, que assegura saúde e bem-estar dos moradores, além do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que avalia a sustentabilidade e a eficiência energética das edificações, o empreendimento se enquadra nas tendências de compras e, com isso, reforça a valorização imobiliária.
Outros elementos em alta no universo “wellness” apontados em pesquisas internacionais, entre eles, jardins sensoriais e banheiras também estão previstos na área de lazer e bem estar do Auris, inclusive, hidro que poderá ser utilizada para banhos de gelo após intensos exercícios físicos, sem falar na sinalização e na iluminação das áreas comuns, também nas escadas, incentivando as pessoas a se movimentarem.
O empreendimento é uma obra do Fischer Group, com histórico de contribuição ao desenvolvimento da região desde a década de 50 quando implantou do Hotel Fischer, o primeiro hotel de luxo do Sul e um ícone nacional da hotelaria que, na época, recebeu inclusive, ex presidentes. Por meio das novas gerações, o objetivo, segundo o CEO Cláudio Fischer, é trazer mais uma novidade que se transforme em um novo marco para a construção civil no país e contribua com a vinda de novas tecnologias e obras focadas em bem-estar. O Grupo também já conta com sólida trajetória de projetos e construções “boutique” por meio de parcerias com empresas especializadas e outras construtoras de renome. Porém, este é o primeiro empreendimento executado exclusivamente pela holding catarinense, com liderança de executivos com vivência e formação internacional.
Sobre o Fischer Group
Focado em projetos ousados e visão empreendedora marcada por gerações, a história do Fischer Group tem relação direta com o desenvolvimento da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e iniciou na década de 50 com a inauguração do primeiro hotel de luxo da cidade e do sul, o Hotel Fischer, um marco para hotelaria local e nacional na época e que recebeu grandes personalidades públicas e celebridades. A marca Fischer seguiu em renovação e, por meio de especializações e estudos intensos no Brasil e no exterior trouxe, na terceira e na quarta geração, a missão de propagar o “novo luxo” diretamente relacionado à qualidade de vida. Por meio de parcerias com grandes marcas da construção civil, executou empreendimentos diferenciados e de alto padrão como o Terraço Boa Vista, a Casa Cubo, a Casa Estaleiro e o Fischer Dreams, que está sendo erguido no mesmo local do antigo hotel. Auris Residenze entra no mercado como uma “obra-prima da arquitetura viva” e consolida ainda mais o Fischer Group no mercado de empreendimentos ao estilo “boutique”.
https://www.fischergroup.com.br/
By Rotas Comunicação
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