SOCIAL
To Top

Culturas, rituais e raízes brasileiras inspiraram a arquiteta Isadora Araujo em seu projeto de banheiro na CASACOR São Paulo 2024

Estreante na mostra, a profissional se pautou no sincretismo religioso para elaborar o ambiente que estimula o convívio das forças da natureza dentro da criação divina e na manutenção da justiça

.

O sincretismo religioso é uma das características mais marcantes da cultura brasileira e foi essa riqueza de referências e sinônimo de resistência que inspirou o projeto da arquiteta Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio, na CASACOR São Paulo 2024. O Banheiro Sincrético foi construído com elementos que lembram a orixá Nanã Buruqûe, e Sant’Anna, mãe de Nossa Senhora – evocando a atmosfera sagrada para ambientes inusitados.

.

Além do poder simbolizado pela mãe da padroeira do Brasil, Nanã Buruqûe, senhora das águas paradas e a mais sábia dos orixás, denota a origem do homem na Terra, conforme as religiões de matrizes africanas. A intenção da profissional, que debuta na mostra, foi potencializar no cotidiano a força da natureza feminina na criação divina e na manutenção da justiça, características que ambas carregam.

.

Na concepção do projeto, o espaço unissex, de 40 m², é demarcado por uma grande antessala composta por lavatórios e generosas cabines. Essa disposição é fruto de um estudo sobre a intersecção que envolve a fusão de diferentes tradições, crenças, práticas e expressões de cunho artístico e filosófico. “Todos esses vieses, indubitavelmente, formam as raízes do povo brasileiro”, analisa Isadora.

.

A bancada, de mármore Calacata bruto, recebe o visitante no espaço em uma alusão à túnica branca de Sant’Anna, representando a pureza do universo espiritual. Já o véu verde da santa, que remonta à simplicidade e renovação, é retratado pela cerâmica da mesma cor, com efeito martelado, da Ceusa.

.

   

Ao fundo do Banheiro Sincrético, de Isadora Araujo, a bancada de mármore Calacata Bruto recebe as cubas de apoio e torneiras esculturais, da Deca | Fotos: Mariana Camargo

.

O cobre, elemento de Nanã, marca presença no tom eleito para as portas das cabines, os metais Deca e os detalhes do mobiliário. A cor distintiva da orixá, o roxo, é percebido em flores e arranjos eleitos para adornar o banheiro. Já a natureza de Nanã, exteriorizada pelos elementos água e terra, foi perpetuada na textura e na tonalidade coral selecionada para emoldurar a gallery wall dos lavatórios. Enquanto isso, as oferendas que a entidade gosta, como o milho cozido ou pipoca, são compreendidos por meio dos delicados pontos de luz da luminária central do ambiente.

.

Na circulação do espaço, Isadora Araujo trouxe uma essência de sala de estar ao mesclar poltronas e a gallery wall com diversas obras de arte, da Mh8arte. No piso, os ladrilhos hidráulicos (Piastrella) são assinados por Richard Pieper | Fotos: Mariana Camargo

.

Na circulação do espaço, Isadora Araujo trouxe uma essência de sala de estar ao mesclar poltronas e a gallery wall com diversas obras de arte, da Mh8arte. No piso, os ladrilhos hidráulicos (Piastrella) são assinados por Richard Pieper | Fotos: Mariana Camargo

.

De acordo com a arquiteta, o trabalho empreendido para a escolha da paleta cromática, da iluminação, dos móveis e das obras de arte complementam a releitura das duas entidades ancestrais por meio de simbolismos incluídos em uma visão atraente, criativa e que não interferiu na usabilidade do banheiro. “Pelo contrário, nosso projeto arquitetônico garante a circulação efetiva das pessoas, aliada à experiência repleta de significados”, reitera a arquiteta.

.

Além da carga ancestral que conduz o visitante no resgate do sagrado para as áreas de convivência do cotidiano, as diretrizes ambientais trazidas por Isadora vão de encontro com as tendências de preservação da natureza. Enquanto a paginação de revestimentos propõe o mínimo de cortes e conduz ao reaproveitamento de todos os acabamentos, os pisos assentados pela técnica de intertravamento promove menos demanda de materiais.

.

Na interpretação que Isadora desenvolveu sobre o tema da mostra: ‘De presente, o agora’, ela analisa que a crença nas duas divindades, que seguem de geração em geração tanto nas raízes culturais, como naquelas que constituem a fé praticada por nossos familiares, fundamenta o passado como trampolim para o presente. “Assim como Nanã Buruqûe e Sant’Anna são referenciadas nos terreiros e nos altares, a arquitetura contemporânea também nos permite essa conexão que se alinha, em mão dupla, entre o interno de cada um de nós e o externo”, avalia Isadora.

.

Assim, traçando uma relação com o presente, a sustentabilidade nos projetos é um caminho que conduzirá a espécie humana para o futuro. Para tanto, o Banheiro Sincrético incorporou peças que, até então seriam rejeitadas, caso da bancada, que após a mostra ganhará uma nova utilização. Também houve a diminuição do uso de drywall e de resíduos ao compatibilizar as divisórias com os vizinhos, além das torneiras serem automáticas, economizando água. Nas cabines, as válvulas de descarga de fluxo duplo completam o compromisso com o meio ambiente.

.

A arquiteta Isadora Araujo em uma das cabines do seu Banheiro Sincrético, atração da CASACOR São Paulo 2024 | Foto: Mariana Camargo

.

O toque final são as luminárias acústicas, produzidas em Micélio, material inovador e 100% biodegradável, a partir da raiz de cogumelos, com lâmpadas de LED. “Sincretizar é reunir, priorizar o total, o conjunto. No campo religioso, o verbo pode ser visto como uma forma de resistência e desempenhou um papel fundamental na construção da identidade cultural do Brasil. E nosso desejo foi justamente o de emanar essa vibração para os espaços de convívio”, explica Isadora.

.

Com o tema “De presente, o agora”, a CASACOR SP 2024 acontece de 21 de maio a 28 de julho, no histórico edifício do Conjunto Nacional.

.

SERVIÇO

.

CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024.

Horário de funcionamento do evento:

Terça a Sábado das 12h às 22h.

Domingos e Feriados das 11h às 21h.

Horário bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h.

.

Sobre o Panapaná Estúdio

.

Inaugurado em 2015, o Panapaná Estúdio é fruto de um sonho da arquiteta Isadora Araujo desde criança. Formada em arquitetura pela Faculdade Belas Artes em São Paulo e pós-graduada em Gestão e Concepção de Arquitetura Metropolitana pelo Mackenzie, a profissional montou seu próprio “ateliê de Arquitetura” com a intenção de criar soluções criativas, sustentáveis e práticas para os espaços, sem desconsiderar sua história, entorno e propósito, qualquer seja a escala. Trabalha com Retrofit e Reformas, cobrindo desde a parte criativa à direção e acompanhamento de suas obras.

.

Isadora Araujo é um dos nomes da nova edição da CASACOR São Paulo, que acontecerá em maio deste ano.

.

www.panapana.arq.br

@panapanaestudio

Rua Estados Unidos, 180 – Jardim Paulista – São Paulo – SP]

.

Fornecedores:

.

– Botânico Mármores (bancada de mármore): @botanicomarmores

– Castelani (coleção de vasos): ceramica_castelani

– Ceusa (revestimento): @ceusarevestimentos

– Coral (tintas): @tintascoral

– Deca (louças e metais): @decaoficial

– Galeria Mh8 Arte (quadros): @mh8arte

– Mush + Ola Luminárias: luminárias: @mush.eco e @ola.cria

– Piastrella Ladrilhos + Richard Pieper (ladrilhos hidráulicos): @piastrellaladrilhoshidraulicos

– WEG + InTom (instalações elétricas): @wegtomadas e @intomweg

.

By Cleide Assis | Comuniquese4

Imagens: Créditos Mariana Camargo

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.