SOCIAL
To Top

Confira os destaques do 1º dia do Salão do Móvel de Milão

Começou ontem, 08 de abril, a 63ª edição do Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão), que segue até o próximo domingo (13). Nesta grande vitrine mundial do design e do mobiliário, visitantes de diversos países têm a oportunidade de conhecer o Espaço BRASIL: uma área de 970 m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera, reunindo o melhor do mobiliário e do design contemporâneo brasileiro.

Promovido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, o espaço apresenta criações de dezenas de empresas e designers brasileiros em diferentes ações.

A cenografia, assinada pelo escritório Estojo, aposta na interação entre linhas minimalistas e elementos orgânicos, reforçando a diversidade de materiais e o compromisso brasileiro com processos de produção de baixo impacto ambiental. Para ilustrar esse conceito, o Espaço BRASIL conta com uma árvore no centro do ambiente, simbolizando a importância da biodiversidade na inspiração criativa e na força industrial nacional.

Nos produtos expostos, essa mesma visão se traduz na forma de matérias-primas singulares, como as madeiras brasileiras reconhecidas pela resistência, veios e calor, além de fibras extraídas de folhas de árvores, rochas e minerais esculpidos para realçar texturas únicas, tramas tradicionais repensadas ou reinventadas, e tecidos orgânicos ou couros produzidos de maneira sustentável. Esses atributos refletem a capacidade do design nacional de unir natureza e tecnologia, em linha com o tema “Thought for Humans” do iSaloni 2025, que destaca a experiência humana, a inclusão, a multifuncionalidade dos espaços e a adoção de recursos renováveis.

Visita do Embaixador Brasileiro em Milão
Na abertura oficial, os estandes brasileiros receberam a visita do Embaixador Hadil da Rocha-Vianna, Cônsul-Geral do Brasil em Milão, e de Floriano Pesaro, Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, acompanhados pela  Gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso. As autoridades foram recepcionadas por Adeilton Pereira, Vice-Presidente da ABIMÓVEL, e por Cândida Cervieri, Diretora-Executiva da entidade. No encontro, puderam conferir de perto a força do design e da indústria nacional, que equilibra brasilidade, inovação, qualidade, sustentabilidade e identidade cultural, reforçando o potencial do país no mercado internacional.

“Mais do que nunca, a indústria moveleira brasileira se firma como referência global em design e inovação, aliando materiais sustentáveis, criatividade e alta capacidade produtiva. Queremos mostrar ao mundo todo o potencial das nossas empresas e designers, que levam a autêntica brasilidade para diferentes mercados, sempre com responsabilidade ambiental e o olhar voltado às tendências internacionais”, enfatiza a Diretora-Executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.

O que as marcas brasileiras levam a Milão?
Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – ocupam áreas exclusivas de exposição no Espaço BRASIL.

Além disso, as empresas Century, CGS e by Kamy também apresentam suas peças no Lounge Brasil, ambiente de recepção, interação e descanso durante o evento, que conta ainda com itens da Móveis James.

Mostra “Design + Indústria”: diálogo entre a indústria e o design contemporâneo
Outra atração brasileira no Salone del Mobile.Milano é a mostra “Design + Indústria”, promovida pela ABIMÓVEL e pela ApexBrasil, com curadoria de Liana Tessler e cenografia também da Estojo. Fruto das articulações do Projeto Brazilian Furniture, a iniciativa reúne o trabalho de cerca de fabricantes e designers de diferentes regiões do Brasil, apresentando peças autorais, atuais e conectadas às demandas de um mercado em transformação.

Brasil no Fuorisalone 2025: visite a mostra “Chuva do Caju”
Paralelamente ao iSaloni, a segunda-feira, 07 de abril, marcou o início das atividades do Fuorisalone 2025, o maior circuito de eventos da Semana de Design de Milão, que também segue até o próximo domingo (13).

O Brasil participa com a exposição “Chuva do Caju”, na Università degli Studi di Milano, organizada pela ApexBrasil, com apoio da ABIMÓVEL e curadoria de Bruno Simões. O evento integra a tradicional mostra da INTERNI, que este ano apresenta o tema-master “Cre-Action”.

As instituições responsáveis estiveram reunidas na cerimônia de abertura do evento para celebrar o trabalho de uma delegação de mais de 90 empresas e dezenas de designers brasileiros, que integram a intensa programação do Fuorisalone e do iSaloni durante a semana.

Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.

Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ 763,02 milhões em exportações de produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.

Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.

Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.

Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

By ABIMÓVEL
Foto: Divulgação

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.