SOCIAL
To Top

Como a brasilidade inspira o décor indo além do verde e amarelo

Coleções da Decortiles trazem história, cultura, texturas, fauna e flora brasileira como inspirações para revestimentos

Quando se ouve a palavra “brasilidade” automaticamente muitas pessoas remetem a expressão ao verde e amarelo, futebol, cultura indígena, samba ou ao Carnaval. Porém, brasilidade vai muito além desse recorte cultural do nosso país. O Brasil é muito diverso em todos os aspectos, até mesmo na música, no esporte, nas festas populares e, principalmente, no que diz respeito às cores. O povo, a arquitetura, a biodiversidade e nossas paisagens exuberantes também podem – e devem – ser incorporados ao que chamamos de brasilidade.

Toda essa riqueza de diversidade também é responsável por inspirar a moda, o comportamento e o décor. A Decortiles foi a fundo e buscou nas origens brasileiras a inspiração para diversas coleções de revestimentos presentes em seu portfólio. Formas arquitetônicas, edifícios icônicos, espaços urbanos, a herança colonial, as reservas naturais, parques, florestas e os grandes artistas da azulejaria foram homenageados pela marca em suas recentes criações. Azulejos e porcelanatos artísticos, ladrilhos hidráulicos e cobogós  partiram dessa temática e deram origem a produtos que podem integrar os mais variados espaços, residenciais ou corporativos.

A HERANÇA COLONIAL EM PORCELANATO

Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro

Reconhecida como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, a cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, traz consigo a herança do Brasil colonial do período imperial. A arquitetura, formas e os ladrilhos que atravessaram o oceano para ornamentar os mais belos monumentos ganharam uma interpretação moderna e tecnológica no porcelanato Rio. A novidade traz ainda uma releitura das características marcantes de Petrópolis, conhecida como a Cidade Imperial. A tendência das malhas (ou grid) também aparece nesse produto, com linhas e tramas finas que recebem relevos suaves. Materiais e texturas assumiram diferentes papéis de acordo com o contexto em que estão inseridos, extremamente puros e naturais ou contemporaneamente brutos e minimalistas.

Porcelanato Rio em parede decorativa

CULTURA REGIONAL E MONUMENTOS RETRATADOS EM REVESTIMENTOS

Tamanha extensão faz do Brasil um dos lugares com maior variedade de culturas em um mesmo território. A riqueza dos costumes regionais e de monumentos variados serviram como fonte de inspiração para ladrilhos hidráulicos e porcelanatos artísticos. A Coleção Terras reúne uma série de elementos nos diferentes ladrilhos que a compõem. As noites estreladas, bem como Inhotim, a azulejaria maranhense e as festas de Olinda, somadas às releituras da arquitetura icônica de Brasília, foram homenageadas nesse produto especial desenvolvido em um processo artesanal limpo, sustentável e delicado. Uma verdadeira obra de arte para os projetos.

Ladrilho hidráulico Distrito, da Decortiles

Ópera faz referência à Ópera de Arame, uma das construções mais emblemáticas do país. Seu estilo construtivo que transpõe a arquitetura leva para a superfície do porcelanato tramas e grafismos que despertam para o toque. A soberania técnica e tecnológica da peça contrasta com a fragilidade de uma estrutura de arame, que inspirou desenhos levemente relevados em Branco, Preto, Grafite e Pérola.

Porcelanato Artístico Ópera, da Decortiles

BIODIVERSIDADE E VEGETAÇÕES REGIONAIS

Ladrilho hidráulico Vitória homenageia as vitórias-régias

Fernando de Noronha, as araras, bromélias, vitórias-régias e o nordestino mandacaru também integram a Coleção Terras, levando para os ladrilhos desenhos e cores capazes de integrar a natureza em qualquer lugar. As praias brasileiras foram interpretadas na Coleção Tropical Glam, mas de uma forma diferente. O Patch Litoral fez uma releitura das folhas e flores tropicais com traços delicados e sobrepostos. Modernizados pelo preto e branco, conferem um ar mais urbano e sofisticado aos grafismos.

Patch Inseto como quadro decorativo

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Varanda de jantar: integração, aproveitamento da planta e bem-estar são algumas das razões para elaborar o ambiente nesta área do apto

——————————————————————————————————————————————————————————

Enquanto isso, o movimento decorativo tropicalista, com estampas coloridas e vibrantes, deu espaço para uma versão noturna e sóbria para esse estilo no Patch Floripa, com clara relação à Ilha da Magia, localizada em Santa Catarina. Já as folhagens ganharam contornos modernos e estilizados com aplicações metalizadas em preto e branco. Patch Samba homenageia as samambaias, um símbolo da flora brasileira. E a fauna que habita a flora não poderia ficar de fora. Besouros, borboletas, abelhas e libélulas dão um toque exótico e divertido para o azulejo Patch Inseto, que pode ser usado até como peça de decoração.

Patch Litoral em sala de banho

Os cobogós, elementos clássicos da nossa arquitetura, receberam formas e texturas para uma proposta flexível e versátil ao décor. A Coleção Camuflagem traz volumetria e ângulos bem definidos somados a cores puras e neutras. Em Branco, Concreto ou Fendi, os revestimentos suavizam o colorido e focam no efeito tátil e visual.  Palmeira, Onda, Marinha, Sombra e Lua propõem infinitas possibilidades para a utilização desse material.

Cobogó Palmeira Concreto, da Decortiles

A artista plástica Calu Fontes também deixou sua contribuição com a Coleção Pólen. Com gravuras da biodiversidade brasileira, o porcelanato artístico traz delicados traços que atualizam o conceito floral, deixando as estampas mais universais e menos femininas.

Natureza em casa com Patch Pólen, assinado por Calu Fontes para Decortiles

CULTURA INDÍGENA E ARTESANATO BRASILEIRO

Tecela é um dos padrões que compõem a coleção Xingu, da Decortiles

A cultura indígena é uma verdadeira escola quando falamos em arquitetura. A tecnologia utilizada pelos índios é, inclusive, reproduzida em projetos de grandes arquitetos mundo afora. Toda essa riqueza inspirou a Coleção Xingu, desenhada pela Decortiles. Ela faz uma nova interpretação das artes, artesanatos e materiais naturais utilizados pelas diversas tribos indígenas espalhadas ao longo dos quase 2 mil quilômetros de extensão do rio homônimo. Isso contribui para manter vivas a essência e as raízes do país utilizando técnicas que misturam arte e tecnologia na superfície dos revestimentos.

Por fim, o artesanato genuinamente brasileiro produzido através de matéria-prima natural foi reproduzido no azulejo Vime, que faz referência à fibra de mesmo nome utilizada pelos artesãos para confeccionar seus produtos. Com um toque de tecnologia, filosofia da macrotendência Tecnologia Tátil, o artesanal ganha linhas digitais e cores que passeiam entre o natural e o artificial.

Linhas e efeitos do revestimento Vime em parede decorativa

 

 

Por Isabela

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.