SOCIAL
To Top

Centenário da Semana de Arte Moderna estimula reflexão sobre as origens da arquitetura moderna brasileira

Segundo o arquiteto Aldo Urbinati um dos mitos de fundação do modernismo na arquitetura foi uma aparicão nos céus do interior de São Paulo

Um marco na história da arte e uma das principais referências culturais brasileiras, a Semana de Arte Moderna rompeu com a tradição da produção artística da época, revelando uma nova estética vanguardista e, ao mesmo tempo, de valorização da brasilidade. Com grande força literária e algumas ações musicais, a maior parte da produção da Semana, que aconteceu em São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, foi direcionada às artes plásticas. Dada a ausência da arquitetura no evento, Aldo Urbinati, arquiteto e fundador do Estudio Tupi, iniciou uma pesquisa sobre quais seriam as origens do movimento modernista na arquitetura brasileira. Assim, nasceu a obra Mãe-Eiffel, como parte da sua tese de doutorado apresentada no departamento de Teoria e História da Arquitetura da Architectural Association School of Architecture, em Londres.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Museu Marítimo do Brasil realiza ciclo de palestras sobre museologia, arquitetura, história e turismo

————————————————————————————————————————————————————————

Mãe-Eiffel é uma obra de arte multifacetada entre textos, desenhos, esculturas, fotos, maquetes, projetos e um filme, construída ao longo de quase dez anos de trabalho do Estúdio Tupi. Tudo parte da ideia – um mito fundacional – de que a origem do modernismo na arquitetura brasileira se dá com a aparição da chamada Torre Eiffel Sideral, uma conjunção de astros em forma da torre, que foi vista nos céus da fazenda de café Morro Azul, localizada entre os municípios de Limeira e Iracemápolis, interior de São Paulo. Esse acontecimento está registrado na obra do poeta franco-suíço Blaise Cendrars, que veio ao Brasil especialmente para vê-lo, a convite de amigos modernistas como Oswald de Andrade e Paulo Prado.

A reconstrução dessa lenda, de que esta obra de Cendrars e a própria Torre Eiffel Sideral estão na origem da arquitetura moderna brasileira, é sintetizada na obra Mãe-Eiffel (exposta atualmente na fachada do edifício projetado por Paulo Mendes da Rocha, que já foi ocupado pela Forma e hoje é da Uniflex, na Av. Cidade Jardim, São Paulo) e será apresentada na série de palestras Mãe-Eiffel: Origem da Arquitetura Moderna Brasileira, comandadas pelo arquiteto e pesquisador, incluindo uma no Teatro Unimed, em São Paulo, em 25 de novembro, às 19h30, onde será exibido em avant-première o filme YemanJoyce, que ilustra a construção deste mito fundacional.

 

 

Por Teatro Unimed – Fernando Sant’Ana

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.