Mostra com curadoria de Maria Inês Salvador reúne obras em basalto, seixos e mármore na Piazza Casa Perini, valorizando materiais da Serra Gaúcha e a relação entre o ser humano e o ambiente natural
Esculturas em basalto, seixos e mármore, materiais fortemente ligados à identidade da Serra Gaúcha, serão o destaque da nova exposição da Casa Perini. A vinícola inaugura, no dia 3 de outubro, “Homem e Natureza”, mostra do artista gaúcho Sílvio Henrique Klima, com curadoria de Maria Inês Salvador, da Galeria Arte Quadros. Com entrada gratuita, a seleção destina 10% da venda das obras ao Casa Perini Solidário, iniciativa da vinícola que apoia o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e a Federação Brasileira de Hemofilia.
A abertura ocorre das 11h às 14h, na Piazza Casa Perini, em Farroupilha (RS), com um coquetel de recepção aos convidados. A iniciativa integra a programação cultural da vinícola, que busca ampliar a experiência dos visitantes por meio da conexão entre enoturismo, gastronomia e arte.
Com obras construídas a partir da combinação entre pedras, madeira e elementos naturais, a exposição propõe um olhar sobre a relação entre o ser humano e o ambiente que o cerca. As esculturas exploram formas orgânicas, texturas e diferentes perspectivas, revelando o contraste entre a imponência da matéria-prima e a delicadeza dos detalhes esculpidos.
O percurso da mostra começa com duas esculturas que representam o homem e a mulher, simbolizando a presença humana e sua conexão com a natureza. Ao longo do espaço, pássaros e corujas aparecem em diferentes posições e alturas, criando uma interação entre as obras, a arquitetura e a paisagem ao redor. A proposta é estimular uma observação mais atenta sobre os ciclos naturais e a relação do homem com o mundo.
Para a curadora Maria Inês Salvador, a exposição estabelece um diálogo entre arte, território e ambiente.
“A exposição de Sílvio Klima cria uma relação muito forte entre obra e espaço. A pedra, a madeira e os elementos naturais presentes nas esculturas conversam diretamente com a paisagem da Serra Gaúcha e convidam o visitante a observar a natureza por outra perspectiva”, afirma.
A mostra reforça o posicionamento da Casa Perini como um destino de experiências que vão além do vinho, aproximando o público da cultura e da identidade regional. Durante a visita, os visitantes também podem aproveitar a gastronomia do Beatrice Restaurante, localizado junto à Piazza Casa Perini, em um ambiente que une arquitetura, paisagem e sabores da Serra Gaúcha.
Sobre o artista
Sílvio Henrique Klima nasceu em Bento Gonçalves, em 1972, e construiu sua trajetória na escultura a partir de uma linguagem própria, marcada pela relação entre matéria e forma. Autodidata, trabalha com materiais como basalto, granito, mármore e madeira, explorando formas orgânicas, curvas e volumes inspirados na figura humana e na natureza. Em sua obra, o basalto, elemento característico da Serra Gaúcha, ganha novos significados ao unir força, identidade regional e expressão artística.
Entre seus trabalhos de destaque estão as exposições realizadas na Casa das Artes de Bento Gonçalves, incluindo sua primeira mostra em espaço público, em 2017, e a exposição “Matronas”, em 2018, dedicada à valorização da figura feminina. Mais recentemente, uma de suas esculturas foi escolhida para integrar um monumento em Faria Lemos, relacionado à memória das enchentes de 2024, reforçando sua conexão com a história regional.
Sobre a curadora
Com mais de 50 anos de atuação no mercado da arte, Maria Inês Salvador construiu sua trajetória à frente da Galeria Arte Quadros, onde realizou mais de 50 exposições individuais e mais de 45 vitrines-conceito, fortalecendo artistas da Serra Gaúcha, do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil.
Atualmente, atua como curadora de projetos especiais, desenvolvendo exposições e propostas personalizadas para diferentes espaços, com trabalhos voltados à valorização das obras, dos artistas e da relação entre arte e ambiente.
Serviço
Exposição “Homem e Natureza” – Sílvio Klima
Abertura: 03 de outubro, às 11h
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Piazza Casa Perini – Vale Trentino, Farroupilha (RS)
Entrada: Gratuita
SOBRE O CASA PERINI SOLIDÁRIO
O Casa Perini Solidário reúne as iniciativas de responsabilidade social da vinícola voltadas ao apoio de instituições que promovem saúde e qualidade de vida. O projeto contempla uma linha de vinhos solidários, formada pelos rótulos Solidário Tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot), Solidário Branco (Sauvignon Blanc) e Solidário Rosé (Merlot), além do Box Solidário, que reúne os três produtos em uma edição especial. A iniciativa também promove ações culturais permanentes, como a comercialização de obras de arte expostas na vinícola. Parte da receita obtida com essas iniciativas é destinada ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e à Federação Brasileira de Hemofilia, transformando experiências ligadas ao vinho e à cultura em apoio a causas de relevante impacto social.
SOBRE A CASA PERINI
Com quase 100 anos de história, a Casa Perini está entre as maiores vinícolas do Brasil. Localizada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a vinícola conquistou mais de 300 medalhas nacionais e internacionais. Um dos seus destaques é o Casa Perini Moscatel, eleito o 5º melhor vinho do mundo em 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wine & Spirits).
Fundada por Benildo Perini e com os primeiros vinhos familiares elaborados em 1929, a Casa Perini conta com a participação da sócia Maria do Carmo Onzi Perini e a liderança dos filhos Franco Perini, presidente do conselho administrativo e Pablo Perini, Diretor de Marcas e P&D. A vinícola se destaca pela combinação de tecnologia de ponta com uma equipe altamente profissional, produzindo vinhos com criatividade e talento excepcionais.
Texto: Juliana Farinati
Imagem: divulgação
———————————————————————————-
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
madeiratotal.com.br
revistavarejobrasil.com.br
megamoveleiros.com.br
revistause.com.br
www.hotex.com.br


