A vida mais dinâmica desperta também a vontade de ter uma casa mais flexível. Para a arquiteta Cristiana Delpizzo, do escritório Delpizzo Arquitetura, o comportamento reflete o desejo de mudança, muito mais presente nos dias de hoje. E tem a ver com a liberdade de experimentar novas soluções, locais, cidades e layouts nos lares.
“O desapego torna-se essencial para uma vida cada vez mais arrojada. Com isso, o mobiliário da casa está se transformando. Fica mais leve, funcional e personalizado. A forma, a função e a qualidade são fundamentais para que este mobiliário seja útil, durável e que sirva ao seu propósito dentro da rotina. O fato da peça poder ser levada para vários espaços e adaptar-se para muitos usos também é uma postura sustentável. A casa contemporânea está sempre em movimento e o móvel deve acompanhar esta evolução”, comenta.
A mobilidade é característica cada vez mais decisiva na escolha dos móveis. Aliada à funcionalidade, que concentra mais de uma utilidade na mesma peça, tem sido a aposta de profissionais nos projetos de interiores. ” Interessa o móvel com várias finalidades, como por exemplo, um sofá com encostos móveis para configurar vários tipos de uso. Ou mesas de centro que podem servir para o trabalho ou laterais. Mesas de jantar que servem de mesa de trabalho ou aparadores quando colocadas em diferentes lugares”.
Porém, para que um móvel seja considerado versátil devem ser observados os materiais que o estruturam, elementos que facilitam o deslocamento sem danificar o piso e até a montagem e desmontagem da peça. “O bom design entra aí, pensando em todas essas etapas do projeto, não apenas a estética. Inovando em materiais duráveis e leves e prevendo que as mudanças de casa são cada vez mais frequentes. O deslocamento dos móveis também permite que seja feita uma limpeza mais eficaz, como também evita que paredes criem patologias pela falta de ventilação. A flexibilidade atende diversas necessidades”, pontua o designer.
Sobre a Delpizzo: O escritório Delpizzo Arquitetura, Interiores e Gestão de obra foi criado com o escopo de atender aos clientes de forma cada vez mais personalizada, visualizando a necessidade recorrente do mercado de adaptação para uma maior atenção ao cliente. A arquiteta Cristiana Delpizzo, com mais de 20 anos de experiência na área, supervisiona a equipe de criação e desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e projeto de interiores. E o sócio Giovani Delpizzo, administrador com especialização em gestão de obras e designer de interiores, é responsável pela administração dos projetos de interiores, especificação de materiais e coordenação da equipe de gestão de obra.
Por Luciana de Moraes