Utilizar a arquitetura e a decoração como forma de promover uma conexão com a natureza provou trazer muitos benefícios para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas – com efeitos maximizados pela pandemia mundial que marcou 2020. No entanto, engana-se quem pensa que a biofilia se limita à inclusão de plantas no ambiente: incorporar elementos naturais vai muito além e pode abranger o uso de diversos tipos e estilos de materiais.
Pensando nisso, reunimos algumas ideias de como estabelecer essa interação com a natureza fugindo do óbvio. Confira:
Ouse nos revestimentos
O mercado sempre se adapta às demandas. Nesse momento, surgem opções de revestimentos que nos remetem à natureza de diversas maneiras, seja pelo toque, forma ou coloração. Além do tradicional madeirado, algumas opções mais arrojadas podem – e devem – ajudar a compor um projeto com design biofílico.
Entre os lançamentos 2020, a Sudati lançou o MDF Amazônia. Sua cor diferenciada representa o verde das florestas tropicais, com uma tonalidade mais aquecida. Neste projeto, a designer de interiores Priscila Mileke fez uma composição do lançamento com o padrão madeirado Imbuia, também da Sudati, para agregar conforto e imponência.
MDF Amazônia, da Sudati | Projeto: Priscila Mileke
Já para quem deseja apostar no porcelanato, o revestimento Folhas ao Vento traz o verde também mais aquecido e a textura das plantas. O material faz parte da coleção Nuances da Natureza, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros para a Portinari, e remete à leveza e aos movimentos das folhas, trazendo uma sensação de frescor ao ambiente.
Revestimento Folhas Ao Vento, revendido pela Impermix
Aposte no papel de parede
————————————————————————————————————————————————————
VEJA: Bontempo apresenta sala de banho com mix de materiais, texturas e tonalidades fechadas
————————————————————————————————————————————————————
O papel de parede pode ser um aliado na hora de trazer a natureza para dentro de qualquer ambiente. Nesse quarto infantil, a arquiteta Larissa Lóh, em parceria com a StilHaus Decorações e a JVN, criou uma estampa delicada e leve para compor o décor sem pesar o ambiente.
Papel de parede StilHaus | Projeto: Larissa Lóh
Toques de cor
Pontos de cor em meio a ambientes mais neutros são sempre uma opção para quem deseja trazer personalidade de forma sutil. Nessa missão, a variação verde do sofá Amaranto, da Estofados Jardim, é perfeita para agregar um toque de natureza em meio a qualquer estilo. O modelo, que leva a assinatura da Asa Design, ainda é modular, extensível e reclinável, agregando versatilidade ao espaço.
Sofá Amaranto, da Estofados Jardim | Projeto: MOBA Arquitetura
Por Marina Creplive – Prime Comunicação
Imagem: Eduardo Macarios / Marcelo Stammer / Alexandre Zelinski
Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.