O primeiro impacto foi a vista. O mar mostra um brilhante esverdeado quando os raios de sol atravessam as águas translúcidas de Canasvieiras. A areia é fina e clara, perfeita caminhar descalço. Projeto assinado pela arquiteta Juliana Pippi, a Casa de Pedra embeleza ainda mais a paisagem de Canasvieiras, Florianópolis.
Propriedade de um empresário investidor, chamado de Casa de Pedra, o imóvel tem 400 metros quadrados de área construída. Uma reforma geral foi realizada preservando as principais características da casa – pedras e madeiras. A ideia era transformar o imóvel, que estava praticamente abandonado, em um Guest House, muito bem localizado, para locações, especialmente para casais ou famílias que procuram conforto e exclusividade à beira do mar.
As obras foram concluídas em 05 meses. Uma casa dos anos 70, agora aconchegante, confortável e com tecnologia para bem receber. Pensada para hospedar durante o ano todo, um dos diferenciais foi a instalação de split – piso aquecido em todos os ambientes. As aberturas, vistas e rodapés foram trocados e pintados com um tom azul esverdeado, tendo como referência as casas na Grécia. A ondulação do reboco nas paredes foi preservada para manter a rusticidade original. As esquadrias de madeira estavam muito danificadas e foram substituídas por PVC com vidro laminado, muito mais modernas e funcionais. Dessa forma também foi possível abrir um pouco mais os vãos, permitindo ainda maior luminosidade natural.
Todos os banheiros e cozinha receberam novas instalações para também jorrar água quente. Na sacada master, as intervenções iniciaram com a instalação de um pergolado com fechamento de vidro retrátil possibilitando, ou não, o seu fechamento em dias de chuva, por exemplo. Na mesma área foi projetado um deck e Spa para até 4 pessoas com cromoterapia, e renovação da água com filtro de ozônico, o mais indicado para quem cuida da saúde. Aqui o hóspede pode relaxar vislumbrando a maravilhosa vista do mar.
A suíte master foi projetada retirando algumas paredes internas entre dois quartos, e dando espaço assim a uma suíte única com 40m2. Forro em madeira natural, móveis da Formus onde as portas do armário são em linho e também o painel da Tv no mesmo material. Neste mesmo pavimento foram reformados os quartos e banheiros e transformados em suítes.
No pavimento inferior concentram-se os usos sociais. A lareira antiga foi mantida e anexo a ela foi projetado um bar de apoio para que se possa apreciar um bom vinho a dois. A estante do bar recebeu prateleiras em eucalipto com iluminação de LED.
No living principal a prioridade é o conforto, portanto os móveis são de muita qualidade e bastante informais. O destaque desse sala é a Tela “Marulhos”da artista plástica Flávia Tronca e o painel de macieira que comporta a tv de 65”. Ainda ali, o home super moderno com speakers brancos.
A bela escada original foi preservada e revitalizada.
A sala de jantar é integrada com a nova cozinha gourmet que recebeu equipamentos super modernos e uma churrasqueira a carvão nova. Muito bem equipada, essa cozinha é bem funcional e desenhada para ter o essencial. Uma grande bancada em Corian Cirrus White com o apoio de duas banquetas faz o hóspede se sentir em casa e curtir ainda mais a infraestrutura de toda casa. Os móveis são no padrão Grigio da Formus. Próximo à cozinha ainda estão a lavanderia e uma suíte de apoio para os funcionários da casa.
Na área externa a piscina foi projetada com um deck, como uma extensão da varanda, e as telhas antigas deram lugar a cobertura de bambuzinho, o que proporciona um sombreamento muito charmoso. A antiga Aroeira de 7 metros de altura foi preservada garantindo a sombra de todo o deck e os antigos muros de pedra baixos receberam uma proteção em vidro para maior segurança sem perder a espetacular vista.
Fotos: Rô Reitz e Mariana Boro
Fonte: redação Revista USE