Programa de ESG da administradora, o Aja, prevê ações sustentáveis para reduzir impacto no meio ambiente. Novas embalagens fixas trazem como lema “poupar para preservar”.
Com metas de sustentabilidade bem estabelecidas até 2025 por meio do programa Aja, a Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 170 empreendimentos em todo o país, dá continuidade às ações de ESG com movimento para a eliminação de frascos plásticos nos amenities de higiene pessoal e a substituição por dispensers com o mesmo conteúdo em todos os hotéis.
Para o consumidor, nada muda. Itens, como shampoo, condicionador, sabonete para as mãos e outros, seguem à disposição para uso nas dependências do quarto, mas em embalagens fixas, maiores e com válvula pump. Já para o meio ambiente, a troca representa mais de dois milhões de frascos a menos por ano, representando uma redução de até 12 vezes na produção de plástico, além da diminuição do desperdício dos produtos, que eram trocados diariamente a cada limpeza.
Com o lema “poupar para preservar”, as embalagens foram pensadas para convidar os hóspedes a se engajarem nesse movimento de preservação do meio ambiente. As palavras reduzir, repensar e reutilizar indicam o caminho de reflexão para que o movimento extrapole os limites físicos dos hotéis e se incorpore no dia a dia de todos.
“Esse movimento que estamos fazendo como empresa nos traz muito orgulho. Antes da pandemia, já vínhamos estudando a possibilidade de realizar essa troca, então a Covid-19 apenas acelerou esse processo. Percebemos um aperfeiçoamento no design, na funcionalidade e na segurança dos produtos oferecidos pelos nossos fornecedores, justamente da maneira que precisávamos. Assim, podemos dizer que o novo conceito de amenities foi cuidadosamente pensado para preservar a comodidade e a exclusividade que sempre oferecemos aos nossos hóspedes.”, afirma Mark Campbell, Diretor de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica.
A substituição dos frascos representa uma economia financeira de até 30% nos gastos totais dos hotéis e otimização no tempo de arrumação dos apartamentos, além da liberação de mais de um terço de área de estoque. “Nossos investidores entendem a importância das ações de ESG para o futuro das próximas gerações, mas também o quanto são financeiramente vantajosas. Assim, seguindo o nosso cronograma de mudança, 54% dos hotéis já efetuaram as compras dos novos dispensers.”, complementa o executivo.
A iniciativa segue a tendência mundial de preservação do meio ambiente e os padrões de redes hoteleiras internacionais. A previsão é que, até o final de 2023, todos os hotéis da Atlantica já tenham aderido a nova política de amenities, respeitando a disponibilidade de estoque dos produtos já adquiridos.
O PROGRAMA DE ESG DA ATLANTICA
O programa Aja, responsável pelo guarda-chuva ESG da Atlantica, é um movimento que engloba causas coletivas, sustentado por três pontos: responsabilidade com o meio ambiente, com o time e com a comunidade. O nome foi escolhido por ser um chamado à ação, um convite ao “faça você, façamos nós”, tendo como objetivo potencializar ações que já acontecem na empresa há muito tempo.
Na frente “meio ambiente”, estão previstas ações relacionadas à redução de plástico, resíduos sólidos, aumento da reciclagem e redução do consumo de energia nos hotéis, além do uso de fontes de energia renováveis. Já em relação ao “time”, foi criado um Comitê de Diversidade & Inclusão para garantir a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho e a potencialização da plataforma de desenvolvimento da companhia para capacitar colaboradores.
O combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes entra como ponto focal da frente “comunidade”, uma vez que a Atlantica apoia a causa, em parceria com a Childhood Brasil, desde 2005. Nesses últimos anos, foram criados processos e protocolos que mobilizam toda a equipe e estimulam doações. Assim, mais de R$ 5 milhões já foram arrecadados e mais de 35 milhões de hóspedes impactados, tendo como nova meta alcançar mais meio milhão de reais até final de 2023.
Atlantica Hospitality International
Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta com um portfólio com mais de 170 empreendimentos, que agregam a oferta de mais de 28 mil quartos, em mais de 60 cidades no Brasil. Possui mais de cinco mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.
Detém alianças exclusivas com quatro das maiores redes hoteleiras do mundo — Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion), Radisson Hotels Americas (bandeiras Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com as marcas próprias Go Inn, eSuites, Transamerica Fit, Transamerica Classic, Transamerica Executive, Transamerica Prestige, Transamerica Prime e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.
Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações e residenciais com serviços dentro da sua vertical Atlantica Residences. São quatro categorias de studios e apartamentos – m/ode, e/joy, u/rbit e e/pic –, além do endosso by Atlantica Residences para hotéis convertidos para o modelo de residenciais, todos localizados em regiões estratégicas e equipados com minicozinha. Os prédios contam com lavanderia compartilhada, ponto de conveniência e oferecem serviços pay per use, como limpeza e delivery, que podem ser solicitados a terceiros pelo aplicativo que funciona como central de atendimento 24 horas.
E em uma terceira área de atuação, administra empreendimentos multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.
Imagem: divulgação
By Keila Baraçal
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