SOCIAL
To Top

Artigo – Lazer na hotelaria: um setor e muitos impactos

Um dos setores mais impactados com os efeitos negativos da pandemia foi o turismo de lazer. A impossibilidade de viajar cancelou férias, adiou sonhos, levou empresas e agências de turismo à falência e, como ônus, muitos desempregos. É uma reação em cadeia.

Com a crise financeira, muitas empresas reduziram a produção e diminuíram a renda dos trabalhadores. Outras até decretaram falência, o que aumentou drasticamente o índice de desempregados. Sem dinheiro e sem poder viajar, o mundo literalmente parou, e assiste de camarote alguns setores sofrerem os amargos frutos de um vírus sem distinção de classe social.

O hotel, lugar que é indispensável para uma boa temporada de férias, encontrou-se sem hóspedes por um longo período e seus funcionários trabalham em home office. Logo essa classe, que trabalha continuamente para proporcionar a impressão de que seus clientes estão em casa, hoje estão em suas casas sem poder trabalhar presencialmente.

Em hotéis resorts, geralmente de grande porte, é comum encontrarmos uma equipe de recreação especializada no entretenimento dos turistas. Esses profissionais necessitam de capacitação e treinamento constante. Se engana quem pensa que um recreador somente “brinca” com seus clientes, afinal as atividades devem ser planejadas com muita antecedência. Esse processo é bastante desafiador e carregado de surpresas devido ao desconhecimento da origem, idade, cultura e especificidades dos hóspedes, que podem ser grupos, familiares ou de outras nacionalidades.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Marília Veiga assina vitrine da Artefacto D&D Shopping

————————————————————————————————————————————————————

Esses profissionais são responsáveis por elaborar horas e horas seguidas de programação atrativa, divertida e que transforma as férias dos hóspedes em momentos inesquecíveis. A equipe de recreação de um hotel é de grande importância, pois carrega em seus ombros a responsabilidade de zelar e divertir os bens mais preciosos de todas as famílias, que são as crianças. É comum ouvirmos histórias de famílias que se veem obrigadas a retornar a um destino por interesse única e exclusivamente das crianças para rever seus “novos amigos”.

Como manter a motivação de uma equipe de recreação sem o produto de seu trabalho, que são os hóspedes?

As empresas hoteleiras devem incentivar a sua equipe que atua na área de lazer por meio de treinamentos continuados, desenvolvimento de novas atividades recreativas e manter o contato entre os membros da equipe com as ferramentas que estão ao alcance, como as tão populares videochamadas.

Com cuidados, paciência e resiliência, todos sairemos mais fortes e resistentes desta fase turbulenta que assola o mundo.

Autor: Carlos Alberto Holdefer é professor dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

 

 

Por Ana Paula Scorsin | Pg1

Imagem: Pixels

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Artigo

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.