Sob o comando do BMA Studio, Bruno Moraes apresenta sua cozinha com atmosfera despretensiosa, tons claros e muito madeira, e participa pela primeira vez da maior e mais importante mostra de decoração e arquitetura das Américas.
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A CASACOR São Paulo 2023, finalmente, chegou! No Conjunto Nacional, pela segunda vez, a 36ª Edição promete marcar história. Com o tema Corpo & Morada, a arquitetura afetiva deve permear todos os espaços, apresentando as relações do lar com o corpo e a mente dentro de uma sincronicidade que envolve a maior metrópole brasileira e o planeta como um todo. Acompanhando essas resoluções, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, vive a experiência de assinar, pela primeira vez, seu ambiente autoral na maior mostra do segmento das Américas, batizado de Cozinha Funcional.
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Para compreender profundamente as inspirações de Bruno, precisamos viajar no tempo, para meados de 2020. Após um desafiador período de reclusão social, o ser humano foi convidado a ressignificar costumes e rotinas dentro de casa, atribuindo novas acepções para atividades que, até então, eram realizadas de uma maneira mais automática e com uma parcela menor de sentimentos. Residências deixaram de ser apenas uma edificação para se configurarem como um verdadeiro refúgio de reconexão, abrindo um portal para que as pessoas redescobrissem seus próprios lares. E, gradativamente, o desejo se encaminhou por conceder mais personalidade, bem-estar e as aplicabilidades almejadas para cada ambiente.
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Contudo, essa filosofia não é novidade para arquiteto o Bruno Moraes. “Esse sentimento é almejado não apenas em um contexto solitário, mas também como uma maneira efetiva de propiciar o contato e a interação entre os familiares. A arquitetura afetiva se traduz na construção desse elo com as moradas, que por sua vez contribui para nossa saúde mental, física e espiritual”, declara. De acordo com ele, essa leitura é primordial para transformar nossa visão quanto ao lugar que habitamos e construímos a maioria das nossas memórias.
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A imersão por essa experiência idealizada começa logo na entrada. Com a proposta de uma cozinha viva, que transmite uma recepção calorosa, o espaço vai muito além de apenas preparar as refeições para acolher e interagir com quem chega. Tudo começa com uma fachada de brises, que além de controlar a entrada de luminosidade e a privacidade, permite um pequeno ‘spoiler’ dos 80 m² apresentados por Bruno – 68 m² para a cozinha e sala de jantar, somados aos 12 m² para a cozinha de apoio, que fica atrás do ambiente e será essencial nos eventos da Cozinha Funcional.
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Os brises da fachada abrem e fecham, criando uma conexão com o tema da CASACOR São Paulo, Corpo & Morada. “A ideia foi projetar uma solução que permita olhar para fora, ver o jardim, ou também pode ser fechada, como nosso corpo, nossos olhos”, explica Bruno. “Essa fachada respira, ventila, abrindo seus brises, assim como os poros da nossa pele, que reagem de acordo com a temperatura”, continua.
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A recepção desperta o humor e a emoção ao promover o equilíbrio entre o poético e o funcional, em uma antecipação da leitura afetuosa que o visitante perceberá. A escultura ‘Menino Além do Espelho’, do escultor e arquiteto Samuel Angelo, é um convite para viajar em recordações da infância enquanto prepara-se o menu entre as duas bancadas. “Como a ideia era conceber uma cozinha afetiva e nostálgica, com elementos rústicos e brasileiros, escolhemos uma escultura de criança, brincando com bolinhas de gude douradas, justamente para fazer o visitante se aprofundar nas próprias memórias desde a entrada do ambiente”, comenta Bruno.
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A cozinha, que sempre foi considerada um ambiente neutro, recebe, nessa ocasião, um toque de ousadia. Apostando num rosa antigo, Bruno Moraes comprova e exalta as cozinhas coloridas como tendências cada vez mais afetivas, sendo responsáveis por trazer alegria e descontração ao décor. Além disso, a projeção e distribuição da marcenaria e seus nichos são eficazes em seu propósito de facilitar o ato de cozinhar, assim como receber bem o morador e seus convidados. “Uma das nossas principais preocupações era tornar presente a natureza em vários pontos do projeto, desde a transparência entre o brise, que permite visualizar o paisagismo externo, até o nicho dos temperos sobre a bancada e as plantas na prateleira superior”, conta o profissional.
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Centro da cozinha, a bancada de 4,4 m de extensão, com parte em balanço e dois tipos de acabamentos (flameado e levigado), lembra a pedra no estado bruto. Ela é completa, recebe morador e convidados para transformar ingredientes em receitas usando o cooktop e o apoio da coifa robusta. “Para enfatizar ainda mais essa ligação entre corpo e morada, na bancada optamos por não empregar componentes químicos e nocivos à saúde, como é o caso das pedras industrializadas”, afirma o arquiteto. Com a mesma premissa da sustentabilidade, toda estrutura metálica empregada para o projeto será reaproveitada após o período de exposição. Enquanto dispõe de um generoso espaço para o mise en place, as banquetas Arturo, assinadas pelo designer Paulo Teixeira revelam um desenho contemporâneo e surpreendente.
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Com uma marcenaria que resgata o provençal revisitado (leves sulcos entram no lugar portas e gavetas almofadas), a cozinha dispõe de uma cristaleira que recebe todo repertório de vinhos, tornando a experiência ainda mais inesquecível. Os utensílios de cerâmica que compõem a decoração do mobiliário enraízam a cozinha no contexto da cultura brasileira, com beleza sem igual. Peças de barro, vindas de comunidades de artesãos mineiros, como a cidade de Monte Azul, fotografias e itens de colecionadores se misturam com samambaias e outras plantas com essência genuinamente nacionais.
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Contando com peças exclusivas de Bruno Faucz e Tadeu Paisan, o arquiteto mescla o design brasileiro com seu olhar multifacetado, resultado de seu profissionalismo e sua recente visita na Semana de Design de Milão, expondo um belíssimo vaso que trouxe diretamente de lá, assinado por Suka Braga. A iluminação do ambiente também é estratégica, combinando perfis de led, AR70 No Frame, spots de sobrepor e pendentes, onde o mais importante não são as luminárias, mas o efeito luminoso. Na área mais funcional, voltada para o preparo dos alimentos, uma solução mais fria foi a escolhida e, nos arredores da mesa de jantar, luzes quentes tornam o local acolhedor e intimista.
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Para sua Cozinha Funcional, o arquiteto aprofundou-se na história dos nossos ancestrais e, na intenção de homenagear a cultura brasileira, inspirou-se em atributos da cultura e arte indígena. “Trouxemos o trabalho do fotógrafo Rogerio Fernandes com imagens em tribos indígenas vivendo na natureza, a grande morada de todos. Além de resgatar as origens do nosso país, os cliques expostos compõem uma Gallery Wall e se enquadram com o tema Corpo e Morada, uma vez que manifestam a mais plena harmonia do ser humano com o seu habitat”, sintetiza o arquiteto.
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No ambiente da sala de jantar, o gallery wall, formado pela com a exposição fotográfica, anda expõe objetos que viveram diretamente dos povos indígenas como uma forma de ilustrar ainda melhor essa história com mais profundidade. Em formato orgânico, a mesa de jantar de madeira, acompanhada por seis posições de cadeiras, é uma extensão da cozinha e uma oportunidade para sempre renovar a experiência no espaço.
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Bruno Moraes dispõe de uma imensa realização com o seu espaço no evento. “Sempre quis participar da mostra. Frequento a CASACOR antes mesmo de entrar na faculdade de arquitetura, em 2004 e, desde então, nunca perdi uma edição sequer. E após quase duas décadas, exulto em alegria pela oportunidade de mostrar meu trabalho”, conta ele, expressando toda felicidade e gratidão.
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CASACOR SÃO PAULO 2023
30 de maio a 06 de agosto de 2023
Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h
https://casacor.abril.com.br/
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Sobre Bruno Moraes Arquitetura
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Criado há mais de 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina.
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O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca Bruno Moraes Arquitetura tem trabalhos publicados nos mais importantes veículos de decoração e arquitetura do Brasil. Desde 2019 até hoje, participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.
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BMA Studio
(11) 2062-6423
@brunomoraesarquiteturastudio
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Fornecedores:
Associação Comunitária dos Artesãos de Monte Azul: @acaama.mg
Biomist (Aromatização de ambientes): @biomistbrasil
Botânico Mármores (Marmoraria): @botanicomarmores
Casa Riachuelo (Louças e Taças): @casariachuelo
CelMar (Marcenaria): @celmarabc
Coral (Tintas): @tintascoral
Deca (metais): @decaoficial
Diageo (bebidas): @diageobrasil
Dio Luce (Acabamentos Elétrica): @dioluceoficial
Dpot Objeto (objetos): @dpotobjeto
Full House (Móveis Soltos): @fullhousedecoracoes
LG (Eletrodomésticos e Ar-Condicionado): @lgbrasil
Matrix Control (Automação Interruptores): @matrix_control
Organne (vasos): @organneoficial
Out (Obra Civil): @out_grupo
Portinari (revestimentos): @ceramicaportinari
Rogério Fernandes (Fotografias): @rogeriocfernandes
Simon (Acabamentos Elétrica): @simoneletricbr
Studio Dalzotto (Objetos): @studiodalzotto
Sui objetos (Escultura): @suiobjetos
Suka Braga (Objetos): @sukabraga
Svetlana (Plantas Preservadas): @svetlanaplantas
Tuboar (Coifa): @tuboar_
Yamamura (Iluminação): @yamamuraoficial
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By Vitória Messias | DC33
Imagens: Créditos Guilherme Pucci
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