Benefícios térmicos, lumínicos e acústicos se destacam como moedas de status em empreendimentos de alto padrão do Centro-Oeste, região que lidera nacionalmente o crescimento no setor. Pesquisa mostra que silêncio é prioridade para 69% dos compradores
O mercado imobiliário de luxo segue em expansão no Brasil, e o Centro-Oeste desponta como protagonista. Segundo o estudo “Mercado Imobiliário de Luxo Nacional”, da Brain Inteligência Estratégica, os lançamentos de imóveis de alto padrão cresceram 10% em 2024, e a região foi a que mais avançou no país, com alta de 32,8% em relação ao ano anterior.
Mas o que move esse público e define o novo luxo? Quando se trata do futuro da diferenciação no mercado e o consumo de luxo no Brasil, o antropólogo Michel Alcoforado, conta no livro recém lançado, “Coisa de Rico: a vida dos endinheirados brasileiros”, que está em bens intangíveis como o tempo, silêncio e, acima de tudo, a paz.
Mais do que estética ou tecnologia, o foco está em criar espaços que ofereçam bem-estar sensorial. Benefícios térmicos, lumínicos e acústicos passaram a ser vistos como atributos de valorização e liquidez. A pesquisa mais recente da ProAcústica,, em parceria com a DataZAP+, revelou que 69% dos compradores brasileiros priorizam o silêncio na hora de escolher um imóvel.
Atentas a essa demanda, incorporadoras como a Brasal Incorporações, que atua no segmento de alto padrão no Centro-Oeste, vêm investindo em padrões acima da média. A empresa mantém desempenho acústico nos ensaios de piso com índice superior de 33%, enquanto a média de mercado está em 17%.
A arquiteta e urbanista Cândida Maciel, coordenadora da Regional da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) e sócia da Síntese Acústica Arquitetônica, destaca que a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) estabelece um nível mínimo obrigatório, além dos níveis intermediário e superior, que são opcionais.
“Além dos níveis superiores nos ensaios de piso, eu destacaria os salões de festas do Brasal Reserva Newest, que contam com materiais de condicionamento acústico que aprimoram a inteligibilidade da fala e proporcionam melhor conforto sonoro. Também há as desconexões de vibrações estruturais nas piscinas do Storya Casa Versátil, que reduzem significativamente a transmissão de ruídos, e as esquadrias de alto desempenho acústico do Reserva Newest, aplicadas em áreas com maior classe de ruído externo”, explica Cândida.
Mais que silêncio: conforto térmico e lumínico
Além do desempenho acústico, o conforto térmico e lumínico também ganham protagonismo nos projetos. A arquiteta a Brasal Incorporações em Goiânia, Tainá Carrilho, explica que o desenho dos empreendimentos é pensado para responder ao clima da região. “Cores mais claras nas fachadas ajudam a refletir o calor, e o projeto considera a orientação solar desde a concepção. Assim, evitamos que determinados cômodos recebam o sol mais intenso do dia e garantimos um conforto lumínico equilibrado, reduzindo a necessidade de luz artificial”, comenta.
Tainá reforça que o investimento em conforto sensorial se traduz em retorno de mercado: “Investir em benefícios térmicos, lumínicos e, sobretudo, acústicos não apenas atende às demandas dos compradores mais exigentes, como também valoriza o imóvel e aumenta sua liquidez. À medida que o silêncio e o bem-estar se tornam moedas de status, as incorporadoras que priorizam o conforto consolidam uma vantagem competitiva sólida, posicionando seus empreendimentos como referências em luxo e qualidade de vida.”
Experiência e estilo de vida
Mais do que um atributo técnico, o conforto tem se tornado uma experiência que atravessa todas as escolhas de projeto. No Solenne Consciente, da Consciente Construtora e Incorporadora, o conceito foi ampliado para além do isolamento térmico ou acústico, abrangendo também luz, natureza e privacidade. O empreendimento foi pensado para garantir a entrada de iluminação natural e ventilação cruzada, além de oferecer uma sensação de amplitude rara em empreendimentos verticais. As janelas voltadas para a rua preservam a privacidade dos moradores, enquanto o lazer inspirado em resorts e o contato com áreas verdes reforçam a ideia de bem-estar urbano.
“Quando falamos em conforto, não se trata apenas de temperatura agradável ou silêncio, mas de como o espaço acolhe as pessoas no dia a dia. No Solenne, isso se traduz desde a arquitetura até a rotina, com áreas externas que proporcionam refúgio em meio à cidade, o comfort drive que amplia a experiência de comodidade desde a garagem com vagas para veículos grandes, rampas de baixa inclinação para superesportivos e a possibilidade de personalizar os ambientes conforme o estilo de vida de cada morador”, afirma Camila Inácio, diretora de empreendimentos da Consciente.
By Kasane
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br




