SOCIAL
To Top

APRESENTANDO SALONE RARITAS: O NOVO ESPAÇO EXPOSITIVO DO SALONE DEL MOBILE.MILANO DEDICADO AO DESIGN EM EDIÇÃO LIMITADA E À MANUFATURA CRIATIVA DE ALTO PADRÃO

Salone Raritas. Ícones curados, objetos únicos e peças outsider farão sua estreia na 64ª edição da feira. É a primeira interface direta entre o universo do design em edições especiais, antiguidades e artesanato de alto nível, e o mercado profissional de design. Galerias de referência e um público internacional se encontrarão em uma plataforma orientada por uma forte visão curatorial, criada para fomentar relações de longo prazo e gerar oportunidades de negócios.

Hoje, o Salone del Mobile.Milano realiza em Londres a apresentação de Salone Raritas. Curated icons, unique objects, and outsider pieces, uma nova iniciativa expositiva e curatorial dedicada a edições especiais e limitadas de design, peças únicas, antiguidades e artesanato de excelência, que fará sua estreia de 21 a 26 de abril de 2026, na Fiera Milano, Rho. Será um espaço para galerias de excelência e para toda a cadeia internacional do design — arquitetos, designers de interiores, incorporadores, profissionais de hotelaria e do segmento contract — encontrarem-se em um ambiente onde o valor cultural das peças dialoga com a escala dos grandes projetos contemporâneos.

Curado por Annalisa Rosso, Diretora Editorial e Consultora de Eventos Culturais do Salone del Mobile, e cenografado pelo estúdio Formafantasma, o Salone Raritas foi criado para aproximar a produção criativa altamente especializada do mercado contemporâneo B2B de design. O objetivo é construir um ambiente seleto, fomentando networking e novas perspectivas, além de gerar novas formas de apresentar e adquirir peças únicas, edições limitadas e objetos “outsider” que, quando incorporados a projetos de alto perfil, podem definir a identidade de interiores públicos e privados.

O projeto expositivo, assinado pelo Formafantasma, concebeu a área do Salone Raritas como uma grande lanterna arquitetônica: uma paisagem porosa, marcada por forte materialidade, projetada para enriquecer as narrativas apresentadas sem sobrecarregá-las. A proposta garante reconhecimento e ritmo, enquanto uma paleta pré-definida de cores e materiais permite customização calibrada.

No cenário do design contemporâneo, o Salone Raritas identifica uma mudança de ritmo: hotelaria internacional, empreendimentos residenciais e comerciais e o varejo experiencial têm incorporado cada vez mais obras e mobiliários em edição limitada como ferramentas de identidade e posicionamento. Incluir o design colecionável dentro do Salone significa assumir a liderança em um campo em transformação, trazendo-o ao centro da atenção de investidores, incorporadores e clientes em busca de qualidade, raridade e uma narrativa coerente como novos indicadores de valor para hotéis, residências e espaços públicos.

Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile.Milano, declarou: “Salone Raritas nasce de uma consciência que também é uma responsabilidade: interpretar a evolução do mercado internacional e oferecer uma resposta consistente com a identidade do Salone del Mobile.Milano. Nosso papel sempre foi estar um passo à frente — e hoje fazemos isso inaugurando um novo capítulo dedicado ao design autoral, à pesquisa e às antiguidades, um território extraordinariamente fértil, que dialoga diretamente com o sistema profissional do design. Salone Raritas será uma plataforma curatorial com forte percepção de mercado, capaz de captar a crescente demanda por peças raras e icônicas por parte de arquitetos, incorporadores, marcas e investidores, que reconhecem esse tipo de design como um ativo estratégico para afirmar identidade e visão. Num momento em que o mundo profissional valoriza singularidade, conteúdo e qualidade, Salone Raritas interpreta plenamente o papel do Salone como ativador de conexões internacionais, visões e linguagens. Este projeto se conecta à nossa história, mas também demonstra abertura a novos cenários — peças únicas e de pesquisa, edições limitadas e manufatura criativa de alto padrão passam a ocupar o coração do Salone pela primeira vez. Acolher e valorizar essas peças significa reconhecer o design concebido para durar, algo que o Salone sempre promoveu como expressão autêntica da cultura do design. Abrimos também um novo canal de diálogo direto com os mundos B2B e contract, criando uma plataforma pensada para um público profissional que valoriza profundamente qualidade, identidade e valor cultural nos projetos.”

Annalisa Rosso acrescenta: “Trabalhamos para construir um novo ecossistema de design, cultural e comercial que representa uma oportunidade concreta e valiosa para expositores e visitantes, gerando novas conexões e oportunidades de mercado. Salone Raritas inaugura um novo capítulo para o segmento de design colecionável, que está evoluindo e ampliando suas características e possibilidades. O projeto cria canais de comunicação abertos entre universos que, até pouco tempo, pareciam distantes, permitindo que muitos se encontrem pela primeira vez. Assim, o Salone reafirma seu status como instituição capaz de gerar relações, perspectivas e novas formas de crescimento compartilhado.”

O projeto é reforçado pelo ecossistema do Salone: uma plataforma global que atrai mais de 300 mil visitantes de mais de 160 países e mais de 5.200 jornalistas internacionais todos os anos, multiplicando a visibilidade de um setor que tradicionalmente opera em pequena escala. No espaço do Salone Raritas, essa escala é traduzida em uma narrativa curada e facilmente legível, preservando a identidade de cada galeria dentro de um layout unificado.

O estúdio Formafantasma — Andrea Trimarchi e Simone Farresin — vê o design expositivo como um dispositivo crítico e funcional:
“Imaginamos o Salone Raritas como uma paisagem arquitetônica legível e permeável, uma lanterna que coloca luz e ritmo a serviço das peças. O projeto permite que cada galeria expresse sua identidade, mantendo uma narrativa conjunta, pensada tanto para a memorabilidade do visitante quanto para a efetividade comercial.”

Configurado dessa forma, o Salone Raritas oferece uma experiência imersiva e distinta, na qual peças únicas e séries limitadas se tornam acessíveis a interlocutores que raramente se cruzam em outros circuitos, consolidando a missão do Salone del Mobile.Milano não apenas como plataforma comercial, mas também como infraestrutura cultural — um lugar onde a raridade deixa de ser exceção e se torna linguagem compartilhada.

Onde & Quando

Raritas. Curated icons, unique objects, and outsider pieces
21–26 de abril de 2026
Pavilhões 9–11, Fiera Milano, Rho

Biografias

Maria Porro

Presidente, Salone del Mobile.Milano

Nascida em Como, em 1983, Maria Porro é presidente da Assarredo desde setembro de 2020, a primeira mulher a ocupar o cargo. Ingressou no Conselho Diretivo da Assarredo em 2017 e no Conselho Geral da FederlegnoArredo em 2019. É Diretora de Marketing e Comunicação da Porro S.p.A., tradicional marca italiana fundada em 1925 por seu bisavô Giulio. Entrou definitivamente na empresa em 2014, com a missão de fortalecer a rede internacional de distribuição e a estratégia de comunicação, assumindo depois seu papel atual, com foco especial em desenvolvimento sustentável. Graduou-se com louvor em Cenografia pela Accademia di Belle Arti di Brera e atuou em teatro, arte e grandes eventos como designer, coordenadora e curadora. Manteve sempre forte vínculo com a empresa da família e com o design, colaborando com o pai, Lorenzo Porro, e com o estúdio Lissoni Associati em pesquisa estética e desenvolvimento de produtos, além de supervisionar pessoalmente as apresentações da empresa no Salone del Mobile. Em julho de 2021, tornou-se Presidente do Salone del Mobile.Milano.

Annalisa Rosso

Diretora Editorial & Consultora de Eventos Culturais, Salone del Mobile.Milano

É Diretora Editorial e Consultora de Eventos Culturais do Salone del Mobile.Milano, além de Diretora do Euroluce International Lighting Forum. Entre seus projetos estão a exposição Interiors by David Lynch. A Thinking Room, em Milão, e a instalação performática The Orbit’s Orbit, em Xangai. Curou palestras com nomes como Shigeru Ban, Francis Kéré, Hans Ulrich Obrist e John Pawson. Cofundou a consultoria estratégica Mr.Lawrence, com colaborações para B&B Italia, Nemo Group, EMU, Ambientec, ETEL, Four Seasons Milano, DesignSingapore Council, Craft ACT Australia e IRTHI UAE. É palestrante TEDx e Design Ambassador do Italian Design Day em Praga, Hong Kong e Copenhague. Participou de júris e comissões como The Design Prize (Milão), Design Parade (Hyères), Designblok (Praga), Collectible (Bruxelas), Madrid Design Festival e The Advisory Hive de Società delle Api.

Formafantasma

Estúdio de Design

Formafantasma (Andrea Trimarchi e Simone Farresin) é um estúdio de design baseado em pesquisa, investigando forças ecológicas, históricas, políticas e sociais que moldam o design contemporâneo. Seja desenvolvendo projetos próprios ou encomendados, o estúdio aplica o mesmo rigor analítico ao contexto, aos processos e aos detalhes, resultando em produtos, estratégias e resultados visuais minuciosamente elaborados.

 

By Salone del Mobile.Milano
Foto: Guido Stazzoni, Gregorio Gonella e Divulgação Salone

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.