Denominada XAXADO, série ressalta o novo momento da marca, que investiu na consolidação das parcerias com as indústrias para ampliar o ritmo de produção
.
O Brasil é uma terra vasta e rica em diversidade cultural e essa riqueza se manifesta de maneiras diversas, incluindo as músicas e as danças tradicionais de suas regiões. Uma das expressões culturais mais empolgantes e distintivas é o xaxado, um ritmo que emergiu do coração do nordeste brasileiro. Com raízes profundas na cultura nordestina, o xaxado cativa os sentidos e transporta as pessoas para a paisagem vibrante e fascinante da região. E foi esse ritmo envolvente, marcado por passos vigorosos, que conduziu a nova coleção do Estúdio Mula Preta, dos sócios André Gurgel e Felipe Bezerra.
.
Mais do que as referências culturais, que fazem parte do DNA da dupla, o compasso ritmado do xaxado diz respeito à evolução da marca e a consolidação das parcerias com a indústria, que resultaram em produtos que carregam consigo singeleza, sofisticação e originalidade.
.
Apostando na versatilidade de materiais como o couro, a madeira maciça, o metal e o vidro, a coleção XAXADO traz, de forma limpa e sofisticada, os traços firmes, elegantes, criativos, singulares e irreverentes que marcam a trajetória do estúdio e que já renderam inúmeros prêmios, como o recente iF Design Award. Composta por mesas, cadeiras, sofás, escrivaninhas e poltronas, a série apresenta produtos com ângulos e linhas mais retas, em contraponto à coleção anterior – Spoilers – que tinha mobiliários com desenhos mais orgânicos.
.
Um exemplo é a cadeira Coppola, uma homenagem ao consagrado diretor de clássicos do cinema, como a obra-prima “O Poderoso Chefão”, Francis Ford Coppola. Com desenho que lembra as cadeiras de diretor, a Coppola é produzida em metal e traz as versões com e sem braço.
.
.
A cadeira Pastel, uma alusão aos famosos pastéis de feira, apresenta uma releitura do couro pespontado para que o acabamento do assento realmente lembre as bordas do pastel. Já a cadeira Sabiá – primeira peça em madeira 100% usinada – destaque da coleção Spoilers, ganhou uma versão com braço na série XAXADO.
.
Também faz parte da coleção, a mesa lateral Botão. Esbanjando criatividade, a peça traz o design clássico do acessório da alfaiataria, produzida em madeira pinus clear, com acabamento escovado, tampo de 5cm e pés em metal.
.
.
Entre as mesas de centro, destaque para os lançamentos UFO e Estrada de Santos. Com vários formatos modulares que se complementam, a Estrada de Santos traz um design curvilíneo e pode ser usada de forma individual ou em composição com as demais peças. Também em formato circular, a mesa UFO apresenta a madeira ebanizada e escovada com vidro martelado no centro. Ainda sobre as mesas, o Estúdio Mula Preta também apostou na criação de uma mesa de jantar – a Edamame. Com dimensões de 3m X 1,20m, ela tem o tampo em madeira maciça de 5cm e os pés em couro.
.
.
.
Relembrando os brinquedos clássicos que marcaram a infância, André e Felipe desenvolveram a poltrona Autorama. Lançado na década de 60, o brinquedo elétrico foi uma das inovações da indústria e acabou virando sinônimo de categoria. A poltrona, em acabamento de couro all black, traz as ondas que podem remeter aos contornos ou às divisões da pista do Autorama.
.
Outro jogo que inspirou a criação de um dos produtos da coleção foi o famoso Minecraft. Batizado em homenagem ao game eletrônico, o sofá Minecraft possui encosto e laterais soltas, como se fossem verdadeiros blocos, construindo composições diferenciadas. Acompanham o sofá uma mesa lateral e um aparador.
.
XAXADO também traz a estante Serifa, uma peça simples, com traços limpos que lembram a letra I serifada e a escrivaninha Drummond, uma homenagem ao poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade. Produzida em metal e com elementos em couro, a peça também é acompanhada por uma luminária.
.
Fechando a coleção, não poderiam faltar as peças que fazem referências diretas ao xaxado e às raízes nordestinas. O banquinho Xaxado, também em madeira maciça, traz detalhes em couro no assento e nos pés que lembram os movimentos da dança, que é a celebração da vida sertaneja e uma demonstração autêntica da rica malha cultural do Brasil, assim como a poltrona Ypsilone, expressão cantada em versos de Luiz Gonzaga, figura sempre presente na obra do Estúdio Mula Preta.
.
Sobre o Mula Preta
.
Inspirado na canção homônima de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira e um representante legítimo da cultura nordestina, o Estúdio Mula Preta ou, simplesmente, Mula Preta nasceu em 2012 pelas mãos do designer de produtos André Gurgel e do arquiteto Felipe Bezerra. Ambos de origem potiguar, André e Felipe são reconhecidos pela criatividade, pelo bom humor, pela irreverência e pela constante busca pela inovação, sem perder de vista a originalidade regional, característica que está intrinsecamente conectada ao que eles são e ao que produzem. Com mais de 20 parceiros exclusivos com espaços Mula Preta no Brasil, em 2020, a marca lançou sua primeira flagship, localizada na Al. Gabriel Monteiro da Silva.
.
Mula Preta
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 289
Jardim América – São Paulo/SP
Site: Link
Instagram: Link
.
By Renata Maffeis Juliani | Avesani
Imagens: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: