Para 2026, a expectativa é reunir cerca de 4.700 expositores de mais de 80 países, reafirmando a Ambiente como uma das principais plataformas globais de bens de consumo
A convite da Messe Frankfurt, a editora Sol Andreassa, das revistas Varejo Brasil e Use Design, acompanhou em primeira mão a coletiva de imprensa realizada em São Paulo, no restaurante Vicky Barcelona, que apresentou as principais inovações e tendências da Ambiente 2026, a maior feira internacional de bens de consumo. O evento acontecerá entre os dias 6 e 10 de fevereiro, em Frankfurt, na Alemanha, paralelamente à Christmasworld, dedicada a produtos de Natal, e à Creativeworld, especializada em suprimentos artísticos.
O trio de feiras reforça sua posição como um hub global para lifestyle moderno, decoração sazonal e produtos criativos DIY, elevando o networking a um novo nível. Segundo Julia Uherek, vice-presidente de Bens de Consumo, São Paulo foi escolhida como ponto de partida da turnê mundial de coletivas devido à relevância do mercado brasileiro:
“O Brasil é o maior mercado consumidor da América do Sul e está entre as dez maiores economias do mundo em poder de compra. Observamos crescimento consistente na demanda por produtos de decoração, cozinha e estilo de vida, impulsionado pela cultura digital e pelo fortalecimento da classe média. ”
Já Philipp Ferger, também vice-presidente de Bens de Consumo, destacou o papel da feira em um cenário internacional desafiador:
“Tempos de incertezas pedem contatos estáveis, cadeias de suprimentos resilientes e relações confiáveis. Nossas feiras conectam a indústria global de maneira mais eficiente do que nunca – de forma digital e presencial, reunindo oferta e demanda de maneira personalizada, incluindo formatos novos projetados para o setor moveleiro. ”
INTERIOR LIFESTYLE SOUTH AMERICA: EXPANSÃO CONFIRMADA
Em 2025, o Brasil recebeu a estreia da Interior Lifestyle South America, realizada em parceria com o Grupo Eletrolar e paralela à Eletrolar Show. Para 2026, o CEO Carlos Clur anunciou a expansão:
“Nosso objetivo é consolidar a Interior Lifestyle com um pavilhão próprio, aproveitando a sinergia com a Eletrolar Show e atraindo empresas nacionais e internacionais que buscam expandir também para os países vizinhos”, destacou.
Carlos Clur também apresentou a arquiteta Cris Paola como embaixadora da Interior Lifestyle South America 2026 e anunciou a estratégia B2B2C, para ampliar o alcance junto ao consumidor final com apoio de influenciadores e jornalistas de todo o Brasil.
TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES PARA 2026
Entre os destaques anunciados para a próxima edição estão:
- Plataforma digital de networking, que permitirá conexões entre expositores e visitantes antes, durante e depois da feira, com algoritmo inteligente que sugere contatos verificados e relevantes.
- Hospitalidade em foco (HoReCa), com maior protagonismo no evento e novas apresentações, incluindo o Hotelier’s Day e o formato ‘Spot on Back of House’.
- Experiências exclusivas no segmento Dining, incluindo chefs renomados, celebridades e uma nova área assinada pela Westwing, além de shows de culinária ao vivo no ‘Kitchen Show – Spot on Kitchen Essentials’.
- Tendências globais Brave, Light e Solid, explorando surrealismo, cores e design atemporal, com ênfase em sustentabilidade e materiais naturais.
- Grandcreators – The Signature Design Forum, um novo formato curado para marcas premium internacionais, promovendo networking e negócios estratégicos no segmento de hospitalidade e contract.
- Interior Design & Architecture Hub, assinado por Katty Schiebeck, com produtos selecionados, academia integrada e a Exposição de Materiais – At the table with nature, inspirando o uso de materiais sustentáveis.
O QUE A AMBIENTE 2026 REPRESENTA PARA O VAREJO BRASILEIRO
- Protagonismo internacional: Brasil é reconhecido como mercado estratégico de consumo pela Messe Frankfurt.
- Conexões de alto valor: nova plataforma digital de networking promete ampliar oportunidades de relacionamento e negócios.
- Interior Lifestyle South America: evento paralelo a EletrolarShow, que fortalece a presença internacional no Brasil e abre portas para novos fornecedores.
- Tendências globais antecipadas: design, decoração e estilo de vida com foco em sustentabilidade e comportamento de consumo.
- Novas experiências: áreas exclusivas como Dining, HoReCa e Grand Creators reforçam o alinhamento entre lifestyle, hospitalidade e varejo premium.
- Impacto comercial: o varejo brasileiro ganha acesso a tendências e fornecedores globais, além de ampliar sua inserção em cadeias de consumo internacionais.
By Redação
Foto: Beto Assem e Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br








