SOCIAL
To Top

A arquitetura e a decoração nos filmes de terror

Existem cinco características marcantes que aparecem, com frequência, nos filmes de terror. Confira quais são e saiba como incorporá-las, de maneira sutil, aos seus ambientes favoritos

 

Quando as luzes se apagam, é natural sentir medo, principalmente se existir a possibilidade de ver uma assombração, escutar passos e risadas, ou de a campainha tocar e a próxima visita ser a famosa boneca Annabelle. Entretanto, muito além das aparições e dos sons, a arquitetura e a decoração exercem grande influência no~processo~de~construção do clima presente nos filmes de terror – aquele que faz com que as suas mãos comecem a tremer e o seu coração disparar, sabe?

 

Cores escuras: preto, marrom, cinza, mostarda, azul ou, até mesmo, laranja e vermelho. Todos esses tons, quando incorporados aos projetos de design, podem transmitir as sensações de mistério, cautela, sobriedade e ousadia. Nos filmesem especial, fica ainda mais evidente o impacto dessas cores nos ambientes.

O tom terracota exibido pelas mesas Disco e pelo sofá Neo, da Decameron (@decameron_design), torna os ambientes intensos e cheios de personalidade. Foto: Eduardo Delfim.

 

Neste projeto de quarto desenvolvido pela Criare (@criareplanejados), destacam-se tons de preto, cinza e branco, dando um ar de sobriedade ao espaço. Foto: Roberta Gewehr.

 

A atmosfera mística criada com o mobiliário da linha Mudra, desenvolvida pela Saccaro (@saccarooficial), ganha destaque devido às cores e às aplicações circulares. Foto: Marc Nunes

 

Os revestimentos Central Dark e Chelsea Dark, da Eliane (@elianerevestimentos), brincam com o urbano e o étnico, mantendo a referência marcante do tradicional tijolo inglês. Foto: Evelyn Muller

Tapeçaria Arazzo Niobe Máscaras L, da by Kamy (@bykamy). Foto: Divulgação.

 

O piso vinílico da Tarkett (@tarkettbrasil), Linha Ambienta Coleção Design Cor Olmo, traz o contraste entre claro e escuro, além de possibilitar uma paginação personalizada. Foto: Divulgação.

 

Madeira, madeira e mais madeira: seja nas paredes, no piso, no teto, em móveis ou objetos de decoração, o material agrega valor por ser tradicional e contar uma história – uma cômoda pode ser passada de mãe para filha, o batente da porta pode registrar o crescimento das crianças e uma caixinha pode abrigar objetos estranhos. Sem contar o som inconfundível do toc toc na porta e do rangido de um assoalho antigo.

O impactante pendente King Size Extra de madeira folhada com fechamento inferior de acrílico, da Bertolucci (@bertolucci.iluminacao). Foto: Divulgação.

 

Com colocação na diagonal, o piso Ipê, da Akafloor (@akafloor_oficial), confere um certo ar de mistério no living projetado pela arquiteta Luciana Paraíso para a CASACOR SP. Foto: Renato Navarro.

 

Obras de arte: muito frequentes em casarões históricos, as decorações com grandes composições de obras de arte introduzem aos espaços inúmeros sentimentos e sensações, inclusive de nostalgia, medo e mistério. Além disso, nos filmes de terror, esse recurso sustenta o enredo e expressa as peculiaridades dos personagens.

Composição de obras de arte à venda na Urban Arts (@): HUMAN SHAPES por Mrs. Green; FACE DEUX por Matheus Costa; MULHERES X por Sharlling Jheff e OLHARES, 1964 por Armando Gonzalez.

 

Jogos e brinquedos para decorar: clássicos itens desse gênero cinematográfico, os jogos e brinquedos são atrativos e acrescentam um toque lúdico ao projeto. Apesar de não serem apreciados na ficção, por, geralmente, serem associados a uma história assustadora, na vida real estimulam a imaginação e sociabilidade.

Elegante e funcional, o jogo de xadrez Wobble acrescentam um tom lúdico à decoração, à venda na Odara (@odara.casa). Foto: Renato Navarro.

 

Os generosos cogumelos de madeira, da LS Selection (@lsselection), são como brinquedos para decorar: estimulam a imaginação e enfeitam. Foto: Divulgação

 

Papéis de parede: seja reproduzindo folhagens, formas geométricas, desenhos, listras ou, até mesmo, os animais, os papéis de parede não estão restritos a casa dos nossos avós ou aos casarões mal-assombrados. Com ele, é possível repaginar a casa toda de maneira rápida e sem sujeira.

Originadas no século 19, as impressões lambe-lambe, disponíveis no acervo da Urban Arts (@urbanarts), são versáteis e podem ser aplicadas em diferentes ambientes da casa, tornando-os dinâmicos e ousados. Foto: Divulgação

 

Imagem: freepik

By Diego Miguel

—————————————–

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

 

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

​www.madeiratotal.com.br

www.revistavarejobrasil.com.br

www.megamoveleiros.com.br

www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.