SOCIAL
To Top

ABERTO retorna a São Paulo para sua quinta e mais ambiciosa edição, ocupando a icônica Casa Bola de Eduardo Longo e a avenida Faria Lima

Após sucesso internacional em Paris, ABERTO volta a São Paulo e expande seus limites com a primeira edição da ABERTO Rua, transformando a cidade em espaço expositivo e ampliando o acesso à arte

 

Fevereiro de 2026 – Após edição internacional em Paris, a mostra ABERTO retorna a São Paulo para sua quinta edição, a mais abrangente desde sua criação. Entre 8 de março e 31 de maio de 2026, o projeto se desdobra em duas frentes complementares: uma exposição de grande escala na Casa Bola, obra emblemática do arquiteto Eduardo Longo, aberta ao público pela primeira vez, e um conjunto de intervenções artísticas ao longo da avenida Faria Lima.

Criada em 2022 pelo empreendedor cultural Filipe Assis, a ABERTO é uma plataforma expositiva dedicada à investigação das relações entre arquitetura, arte e design no Brasil e no exterior. Suas edições se caracterizam pela ativação de edifícios de relevância histórica — em especial residências modernistas raramente acessíveis — que passam a funcionar como espaços de experimentação artística. Em cada edição, artistas e designers são convidados a desenvolver obras inéditas em resposta direta à arquitetura, em colaboração com galerias.

Nesta quinta edição, a ABERTO ocupa a Casa Bola, construída manualmente entre 1974 e 1979. A obra sintetiza a pesquisa radical de Eduardo Longo sobre a habitação esférica e afirma uma postura experimental que se manteve à margem dos cânones da arquitetura institucional. Ao ser ativada como espaço expositivo, a casa preserva seu caráter singular e quase contracultural, revelando ao público uma das obras mais emblemáticas — e ainda pouco conhecidas — da arquitetura brasileira, até hoje uma presença discreta na paisagem urbana paulistana. A edição apresenta dois marcos inéditos: a ampliação do projeto expositivo, que dá continuidade e expande a ocupação de casas modernistas iniciada nas edições anteriores, e a celebração da obra de um arquiteto em vida.

“Esta edição marca um momento importante da ABERTO em São Paulo, cidade que sempre esteve no centro do projeto. A colaboração com Eduardo Longo e a abertura da Casa Bola ao público reafirmam nosso compromisso com a valorização da arquitetura, da arte e do patrimônio cultural brasileiro, em diálogo com a cidade”, afirma Filipe Assis, fundador da plataforma.

A exposição na Casa Bola tem curadoria de Filipe Assis, Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli, e parte da própria arquitetura como eixo estruturante do projeto. Distribuídas pelos cerca de 1.000 m² do edifício — que incluem três pavimentos, terraço e a icônica estrutura esférica — estarão reunidas cerca de 60 obras de arte e design, assinadas por mais 50 artistas brasileiros e internacionais. O núcleo dedicado à arquitetura fica a cargo de Fernando Serapião, curador convidado da edição.

As obras se integram ao espaço de forma orgânica, propondo percursos não lineares e explorando relações de escala, proximidade e percepção sensorial. A maioria delas foi concebida especialmente para a ocasião, em diálogo direto com o caráter experimental da Casa Bola, compreendida como uma escultura habitável. A exposição inclui ainda um núcleo dedicado à trajetória de Eduardo Longo, com projetos, desenhos, obras, fotos e maquetes que atravessam décadas de sua produção, sob curadoria de Fernando Serapião, que comenta: “A Casa Bola desafia a lógica convencional do espaço doméstico e revela a visão experimental de Eduardo Longo para o futuro da habitação, sendo uma das obras mais radicais da arquitetura brasileira”.

A ETEL, sob a direção de Lissa Carmona, participa da ABERTO5 reafirmando a parceria presente desde as primeiras edições da plataforma. Ao longo de sua trajetória, o projeto tem promovido lançamentos inéditos de design brasileiro em diálogo com a arquitetura das casas escolhidas para sediarem as mostras. Nesta quinta edição, a ETEL apresenta o lançamento de uma cadeira inédita de Eduardo Longo, dando continuidade à colaboração com arquitetos e designers ligados à história da arquitetura e do design no Brasil.

A edição apresenta dois lançamentos de Claudia Moreira Salles: no relançamento das poltronas Siri, a designer estabelece um diálogo com a pintura por meio de colaboração da artista visual Luísa Matsushita, que desenvolve os assentos em tecido, explorando novas soluções cromáticas e materiais aplicadas ao mobiliário. O segundo lançamento é a mesa de apoio ABERTO – composta por uma base vertical e uma superfície horizontal inclinável; a peça de mobiliário dialoga com o princípio construtivo e a simplicidade do cavalete de mesmo nome lançado na edição inaugural da mostra em 2022.

Em paralelo, ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa inédita que leva a plataforma do espaço privado para o tecido urbano, expandindo sua atuação e reposicionando a cidade como campo expositivo. Ao ocupar a avenida Faria Lima com mais de 15 obras comissionadas — distribuídas entre a Alameda Gabriel Monteiro da Silva e a Rua Adolfo Tabacow —, o projeto ativa o entorno, tensiona fluxos cotidianos e propõe novas relações de territorialidade entre arte, público e espaço urbano. “No espaço público, a arte dispensa qualquer convite e acontece junto ao acaso, ao movimento e à diversidade urbana”,  afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.

 

ABERTO 5 | GALERIAS E ARTISTAS

  • A Gentil Carioca: Opavivara!.
  • Almeida & Dale: Vivian Caccuri e Rebeca Carapiá.
  • Casa Triângulo: Fernanda Galvão, Sandra Cinto e Luiz Tepedino.
  • Daniel Jorge
  • Fortes D’Aloia & Gabriel: Antonio Tarsis, Erika Verzutti, Mauro Restiffe, Janaina Tschäpe, Luiz Zerbini e Tatiana Chalhoub.
  • Luisa Strina: Marcius Galan, Jarbas Lopes, Leonor Antunes e Marepe.
  • Mazzucchelli Cardoso: Luisa Matsushita e Fran Chang.
  • Mendes Wood DM: Adriano Costa, Daniel Steegmann Mangrané, Laís Amaral, Marina Perez Simão, Paloma Bosquê, Paulo Nimer PJ e Letícia Ramos.
  • Nara Roesler: Carlito Carvalhosa, José Patrício, Maria Klabin e Tomás Saraceno.
  • Quadra: Arorá.
  • Raquel Arnaud: Iole de Freitas.
  • Yehudi-Hollander & Pappi: Gustavo Silvamaral e Juliana Frontin.

 

ABERTO Rua | GALERIAS E ARTISTAS

  • Almeida & Dale: Túlio Pinto e Amilcar de Castro.
  • Casa Triângulo: Marina Hachem.
  • Fortes D’Aloia & Gabriel: Erika Verzutti.
  • Luciana Brito: Afonso Tostes e Regina Silveira.
  • Luisa Strina: Laura Lima.
  • Mendes Wood DM: Paulo Nimer PJ.
  • Nara Roesler: Artur Lescher, Laura Vinci, Raul Mourão, Marcos Chaves e José D’Avila.

 

A Farah Service, empresa especializada na gestão, revitalização e ativação de espaços públicos, apoia a ABERTO Rua no processo de seleção das áreas e na obtenção das autorizações para as exposições ao ar livre. “Com o reconhecimento conquistado pela ABERTO no circuito de arte, é especialmente significativo ver o projeto se expandir para o espaço público. Esse movimento dialoga diretamente com a atuação da Farah Service, que acredita na ativação da cidade, na abertura de diálogos e no uso do espaço urbano como plataforma cultural, ampliando o acesso à arte”, afirma Michel Farah, fundador da empresa.

SOBRE A ABERTO

Fundada por Filipe Assis, a ABERTO é uma plataforma expositiva inovadora que celebra a arte e o design brasileiros em casas modernistas icônicas e marcos arquitetônicos, todos projetados por importantes arquitetos brasileiros. A edição inaugural, em 2022, aconteceu na única residência particular em São Paulo concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Com apoio da Fundação Oscar Niemeyer, o evento apresentou uma coleção emblemática de móveis desenhados por Niemeyer em parceria com sua filha, Anna Maria, e foi amplamente reconhecido pela crítica.

Em 2023, a segunda edição ocorreu em uma casa projetada por Vilanova Artigas, figura central da Escola Paulista de Arquitetura. A terceira edição, realizada em 2024, foi dedicada ao legado artístico e arquitetônico de duas mulheres nipo-brasileiras de destaque, Tomie Ohtake e Chu Ming Silveira. A exposição ocupou suas respectivas casas modernistas, abertas ao público pela primeira vez.

A quarta edição da ABERTO, em 2025, marcou sua estreia internacional. Realizada na emblemática Maison La Roche, de Le Corbusier, em Paris, a exposição reuniu 40 obras de arte e design de importantes artistas brasileiros, destacando a relação fundamental do arquiteto com a arquitetura moderna no Brasil e investigando sua influência duradoura sobre a produção contemporânea do país. Como testemunho de seu sucesso, a mostra registrou o maior número de visitantes desde a abertura da Maison La Roche ao público, em 1968.

Texto:   Mariana Ribeiro

Imagem: divulgação

———————————————————————————-

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

madeiratotal.com.br
revistavarejobrasil.com.br
megamoveleiros.com.br
revistause.com.br
www.hotex.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

  • Hotel Villa Rossa inaugura espaço inspirado nas praças italianas

    Piazza Del Sole passa a concentrar encontros, descanso e experiências, reforçando a proposta de convivência em meio à Mata Atlântica  ...

    Revista USE.9 de fevereiro de 2026
  • QUANDO A VISTA É A PROTAGONISTA

    Apartamento no Casa Alta traduz a mistura entre modernismo, afeto e design contemporâneo No tradicional Condomínio Casa Alta, no Morro do Pasmado, em Botafogo, um apartamento de 217 m² passou por uma reforma cuidadosa que respeita a arquitetura original e reflete o estilo de vida de seus moradores. Projetado em 1963 por Sérgio Bernardes, o edifício é um ícone do modernismo carioca, conhecido pela planta livre, pela flexibilidade dos espaços e pela integração com a paisagem do Rio. Assinado pela própria moradora, a arquiteta Ana Cano (@anacanoarquiteta), o projeto foi desenvolvido e executado ao longo de dois meses para atender a um casal com dois filhos adolescentes. O principal desafio era conciliar gostos distintos do casal: ela apaixonada por linguagem contemporânea, ele ligado ao universo rural e aos materiais naturais. “Esse projeto nasceu do encontro de dois mundos. A ideia foi criar uma casa que refletisse tanto o gosto pelo moderno quanto o afeto pelas referências da fazenda e da família”, explica a arquiteta. O ponto alto do apartamento é a ampla sala em “L”, totalmente envidraçada do chão ao teto, que emoldura algumas das paisagens mais emblemáticas da cidade: Pão de Açúcar, Baía de Guanabara, orla de Botafogo e Flamengo, Niterói e o Cristo Redentor....

    Revista USE.9 de fevereiro de 2026
  • APARTAMENTO EM IPANEMA GANHA REFORMA OUSADA COM ALMA CARIOCA

    Projeto de Andrea Duarte, com produção de Anna Malta, transforma imóvel antigo em um espaço integrado, luminoso e cheio de personalidade para aluguel de temporada. Com décor jungle style, peças icônicas de design e integração total dos ambientes, este apartamento em Ipanema, projetado por Andrea Duarte (@andreanevesduarte) e com decoração de Anna Malta (@annamaltainteriores) passou por uma reforma radical. O ponto de partida foi um pedido ousado e inusitado dos proprietários: criar um imóvel que unisse o refinamento de Tom Ford à sofisticação despojada de James Bond, com uma pitada de tropicalismo carioca. O apartamento pertence a um casal franco-norueguês que já possui...

    Revista USE.6 de fevereiro de 2026
  • Escola Municipal Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida e Creche Municipal Juquehy II são inauguradas em São Sebastião com uso de madeira engenheirada

    Projeto educacional no bairro de Juquehy incorpora soluções construtivas de menor impacto ambiental, com madeira fornecida pela Urbem O município de...

    Revista USE.6 de fevereiro de 2026
  • Haus Decor Show 2026 chega à quarta edição com novo setor de mobiliário, identidade renovada e um dia a mais de evento

    Bem-vindo à nova Era da Haus Decor Show! Identidade visual renovada, inclusão de mobiliário no portfólio e aumento de dias de...

    Revista USE.6 de fevereiro de 2026
  • ABIMAD reelege diretoria e inicia novo biênio com foco na continuidade e no fortalecimento do setor

    Chapa eleita em 2024 é reconduzida por aclamação e seguirá à frente da entidade no biênio 2026-2028, reforçando a geração de...

    Revista USE.6 de fevereiro de 2026
  • CASA NOVA PARA UM ACERVO AFETIVO, COLORIDO E RENOVADO

      O apartamento é novo. Adquirido para uma fase de vida em que a família resolveu simplificar: trocando uma casa de...

    Revista USE.6 de fevereiro de 2026
  • Let’s Atlantica está entre os 10 sites de turismo que mais crescem no Brasil, pelo segundo ano consecutivo

    Posicionamento no ranking da Similarweb reforça o avanço da Atlantica em sua estratégia de venda direta e o compromisso da busca...

    Revista USE.5 de fevereiro de 2026
  • Com vista para o mar, apartamento assinado por Paulo Spessatto valoriza conforto e bem-estar no litoral de Santa Catarina

    Desenvolvido para atender ao sonho de um casal de empresários em busca de um refúgio sereno à beira-mar, este projeto do...

    Use Design2 de fevereiro de 2026

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.