Pedra natural combina estética sofisticada, praticidade e durabilidade para cozinhas e áreas gourmets
O design de pisos, bancadas, painéis, mobiliários, elementos de destaque, bancadas e tampos vive uma fase em que a escolha da pedra natural deixa de ser apenas uma decisão estética e passa a desempenhar um papel determinante na funcionalidade, durabilidade e identidade do ambiente. Para 2026, a busca por superfícies que unem elegância, tecnologia e desempenho tende a reforçar ainda mais o protagonismo dos quartzitos cristalizados, sobretudo em projetos de padrão elevado.
O mineral foi destaque em decorações e designers presentes na Cachoeiro Stone Fair 2025, feira tradicional para o setor de pedras naturais. Além disso, o quartzito é a rocha ornamental número um em exportações no Brasil, com 48,8% dos envios, segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).
A tendência é de que esse material mantenha a liderança das preferências no próximo ano.Bernardo Imperial, CEO da Unique Stone, afirma que esse movimento não é passageiro, mas resultado de uma evolução consistente no setor. “A tendência continua forte para os quartzitos cristalizados, na família Taj Mahal. Acredito que os quartzitos não sairão de cena por conta da praticidade e durabilidade. Estamos entrando em um momento em que o consumidor passou a compreender melhor a diferença entre cada tipo de pedra, e isso elevou o nível de exigência no mercado”, afirma.
Quartzitos à frente das escolhas com influência internacional
Além do desempenho técnico, a influência internacional fortalece a presença do quartzito. A Itália, em especial, segue como referência mundial em usabilidade e aplicação de rochas naturais, impactando diretamente mobiliário, superfícies e acabamentos que reverberam globalmente.
“Há algum tempo os italianos são os principais definidores das tendências em design no mercado. Nesse contexto, quartzitos cristalizados, como o Avohai, reúnem exatamente as características que o público exige, combinando estética sofisticada, resistência elevada, baixa porosidade e manutenção simplificada”, comenta o CEO.
Evolução tecnológica potencializa mercado
Imperial destaca que outro ponto fundamental para a boa perspectiva das pedras naturais, em especial dos quartzitos, em 2026 é a evolução tecnológica na produção. A adoção de multifios mais finos, como os de 5,3 mm, tem permitido ganhos de até 15% por serrada. Há, inclusive, estudos de fios ainda mais finos capazes de ampliar esse ganho para cerca de 50%, o que reduziria desperdício, aumentaria a produtividade e poderia impactar positivamente o custo final do material.
“Graças aos avanços tecnológicos, acredito que em 2026 veremos uma consolidação dos quartzitos de veios largos posicionados em 45° graus, com acabamento polido e espessura de 3 cm, sobretudo em ilhas ao estilo americano”, finaliza Imperial.
Sobre Bernardo Imperial
Bernardo Imperial é CEO e fundador da Unique Stone, boutique referência no mercado internacional de pedras naturais de alto padrão. Com forte domínio técnico, processos únicos e um atendimento exclusivo que transformou a marca em símbolo de luxo, Imperial segue expandindo a Unique Stone internacionalmente, guiado por valores de trabalho duro, lealdade e paixão pelas pedras brasileiras.
By Agência Contatto
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br



