SOCIAL
To Top

Nara Roesler São Paulo apresenta a exposição “Xavier Veilhan – Do Vento”

O artista francês Xavier Veilhan estende seu comprometimento com o meio ambiente, já existente nos materiais e processos com que trabalha, ao transporte de suas obras. No projeto Transatlantic Studio, ele transfere para um veleiro o seu ateliê, em um percurso iniciado em Concarneau, na Bretanha – no dia 5 de outubro, costa francesa, com destino ao Porto de Santos – tendo chegado no dia 30 de outubro. Abordo do catamarã We Explore, pilotado pelo experiente e premiado navegador Roland Jourdain, também ativista do meio ambiente, Veilhan criou esculturas em compensado de madeira usando equipamentos de marcenaria sem uso de energia elétrica. O resultado poderá ser visto na exposição na Nara Roesler São Paulo, a partir de 8 de novembro de 2025.

A Nara Roesler São Paulo tem o prazer de convidar para a abertura, no dia 8 de novembro de 2025, às 11h, da exposição Xavier Veilhan – Do Vento”, com obras produzidas pelo artista Xavier Veilhan, um dos expoentes da arte contemporânea na França, a bordo de um barco a vela, em uma viagem da costa francesa, partindo de Concarneau, na Bretanha – no dia 5 de outubro, ao Porto de Santos – tendo chegado no dia 30 de outubro. Comprometido com a defesa do meio ambiente, o artista nascido em 1963 tem empregado em sua produção materiais e processos que minimizam impactos ambientais. Agora, no projeto Transatlantic Studio, ele expande esta ideia também na busca de reduzir o impacto ambiental no transporte internacional de suas obras, levando seu ateliê para um veleiro, movido pela energia dos ventos.

Nesta expedição transatlântica, a bordo do catamarã “We Explore” – modelo Outremer 5X, sustentável, construído com 50% fibra de linho – comandado pelo navegador premiado Roland Jourdain, cofundador da Fondation ExploreXavier Veilhan criou esculturas em compensado de madeira usando equipamentos de marcenaria sem uso de energia elétrica, concebidos por seu filho Antoine, como a serra de fita a pedal (bandsaw).

“Quero desenvolver esta iniciativa de ateliê flutuante e transporte à vela para algumas das minhas próximas exposições. O objetivo é criar novos imaginários e oferecer uma alternativa às pressões e ao ritmo frenético do mundo da arte: as feiras e exposições internacionais consomem muita energia e priorizam a velocidade”, explica o artista. “O setor precisa se adaptar aos desafios ecológicos, mas se vê limitado para manter sua competitividade. Este projeto é uma experiência, uma tentativa, que tem valor como obra de arte em si mesmo”, complementa.

A intenção de Veilhan foi a de trabalhar como faz em seu estúdio na França. Para isso, Xavier Veilhan levou a bordo mais de 450 quilos de compensado de madeira, e esteve acompanhado de seus assistentes Antoine Veilhan, especializado em marcenaria, e Carmen Panfiloff, assistente de escultura e marcenaria. Roland Jourdain – duas vezes vencedor da Routedu Rhum, a regata transatlântica solitária feita a cada quatro anos entre Saint-Malo, na França, e Guadalupe, no Caribe – teve como capitão-assistente no “We Explore” Denis Juhel.

COLETA DE DADOS CIENTÍFICOS

A expedição, além de artística, também terá um cunho científico. Esteve a bordo Matthias Colin, oceanógrafo, quecoletou amostras de plâncton e monitorou o hidrofone, instrumento que permite a gravação de sons subaquáticos. Os dados recolhidos foramenviados via satélite para alimentar bases de dados científicas. A travessiatem a parceria entre a Fondation Explore e o Museu Nacional de História Natural, em Paris.

EXPOSIÇÃO – OBRAS

Em “Do vento”, Xavier Veilhan revisita uma preocupação central em sua prática: a relação entre a segunda e a terceira dimensões. Para o artista, toda escultura começa como uma linha, e é através de sua acumulação e sucessão que o volume emerge. Essa articulação entre o gráfico e o espacial reflete a passagem da imagem para a realidade. Um ritmo linear se desdobra ao longo da exposição: em desenhos de parede, móbiles e esculturas, nas quais camadas de madeira compensada montadas sugerem ao mesmo tempo estrutura e fluidez.

Evocando a linha constante do horizonte e as coordenadas móveis das cartas náuticas que deram origem à exposição, essas formas traduzem a travessia transatlântica de Veilhan em um desenho espacial onde orientação e movimento coexistem.

Em São Paulo, Xavier Veilhan irá mesclar as obras produzidas durante a travessia transatlântica com partes de embuia (Ocotea porosa), madeira nativa de Florestas de Araucárias, ecossistema típico dos estados da Região Sul do Brasil, principalmente Paraná e Santa Catarina. Ele enviou previamente para uma equipe em São Paulo desenhos das peças em embuia, de modo a finalizar as obras no Brasil, usando madeira local, como é seu procedimento habitual.  A exposição terá ainda dois móbiles em madeira produzidos no estúdio do artista em Paris, trazidas também pelo veleiro.

“Do Vento” incluirá ainda um vídeo realizado pelo artista durante a travessia transatlântica, “O Filme Fantástico” (“Le FilmFantastique”, 2025), a bordo do Transatlantic Studio. Trata-se de uma viagem sensorial entre a comédia e o horror. Três figuras – um monstro peludo, um homem mascarado e o homem das cordas – flutuam por cenas noturnas onde luz, água e tecido convergem. Imagens projetadas são lançadas sobre a superfície do barco, o plâncton ilumina a água, e os sons naturais da jornada – o mar, as cordas e o navio – estruturam o filme. O filme se desenrola de forma sensorial, revelando a atmosfera da travessia por meio da visão e do som.Imagens projetadas são lançadas na superfície do barco, o plâncton ilumina a água e os sons naturais da viagem, do mar, das cordas e do navio estruturam o filme. Ele se desenrola sensorialmente, revelando a atmosfera da viagem através da visão e do som.

A ideia de Xavier Veilhan é que a exposição na Nara Roesler São Paulo seja a primeira de um novo modelo de criação e transporte de obras pensado pelo artista, incorporando a sustentabilidade e também o processo criativo de uma maneira mais enfática a sua poética. Dessa forma, pretende-se, por meio de futuras parcerias dentro e fora da França, expandir esse formato, trazendo para ele novos arranjos, materiais e debates.

Para Xavier Veilhan, a exposição é uma celebração a tudo que está vivo, uma celebração à natureza.

O projeto Transatlantic Studio pode ser acompanhado no Instagram nos perfis: @galerianararoesler

@xavier_veilhan

@we_are_explore

Para saber mais sobre a Fondation Explore: https://www.fonds-explore.org/

SOBRE XAVIER VEILHAN

Nascido em 1963, Xavier Veilhan é expoente da arte contemporânea na França, ativo no circuito da arte desde o início dos anos 1990, com obras no Centre Georges Pompidou, em Paris, entre outros prestigiosos museus, e representante de seu país na Bienal de Veneza em 2017. Xavier Veilhan é conhecido por trabalhos que transitam entre escultura, pintura, instalação, performance, vídeo e fotografia. São diversos os materiais empregados por Veilhan em sua prática, como a prata, a madeira maciça, o compensado de madeira e o concreto mineral, que o artistapassou a empregar há alguns anos a fim de minimizar os impactos ambientais de sua produção, preocupação que também o levou a utilizar verniz não poluente no acabamento de diversas peças.

Xavier Veilhan se interessa em criar obras para espaços públicos, e já realizou trabalhos específicos para locais em várias cidades do Japão, Coréia do Sul, EUA, Suíça, Suécia, Itália, Portugal, China e França. Suas exposições e intervenções in situ em cidades, jardins e casas questionam nossa percepção ao criar um envolvente percurso em que o público se transforma em participante ativo.

SOBRE NARA ROESLER

Nara Roesler é uma das principais galerias de arte contemporânea do Brasil, representa artistas brasileiros e latino-americanos influentes da década de 1950, além de importantes artistas estabelecidos e em início de carreira que dialogam com as tendências inauguradas por essas figuras históricas. Fundada em 1989 por Nara Roesler, a galeria fomenta a inovação curatorial consistentemente, sempre mantendo os mais altos padrões de qualidade em suas produções artísticas. Para tanto, desenvolveu um programa de exposições seleto e rigoroso, em estreita colaboração com seus artistas; implantou e manteve o programa Roesler Hotel, uma plataforma de projetos curatoriais; e apoiou seus artistas continuamente, para além do espaço da galeria, trabalhando em parceria com instituições e curadores em exposições externas. A galeria duplicou seu espaço expositivo em São Paulo em 2012 e inaugurou novos espaços no Rio de Janeiro, em 2014, e em Nova York, em 2015, dando continuidade à sua missão de proporcionar a melhor plataforma possível para que seus artistas possam expor seus trabalhos.

Serviço: Exposição “Xavier Veilhan – Do Vento”

Nara Roesler São Paulo

Abertura: 8 de novembro de 2025, às 11h

Até: 20 de dezembro de 2025

Entrada gratuita

Nara Roesler, São Paulo

Avenida Europa, 655
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 11h às 15h

Telefone: 55 (11) 2039 5454
info@nararoesler.art

Comunicação: Paula Plee – com.sp@nararoesler.com

Canais digitais:

https://nararoesler.art/

Instagram – @galerianararoesler

Facebook – @GaleriaNaraRoesler

YouTube – https://www.youtube.com/user/galerianararoesler

 

By CWeA Comunicação
Foto: Atelier Xavier Veilhan

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.