Arte, design e história se encontram no projeto, desenhado para homenagear o fotógrafo paulistano Luiz Moreira
O escritório Jayme Bernardo Arquitetos marca presença mais uma vez na Mostra Artefacto Curitiba, desta vez assinando o projeto da Vitrine Principal. Reconhecido por sua habilidade em criar espaços que aliam funcionalidade e estética, e com uma trajetória marcada por inúmeras participações em edições do evento (inclusive na Haddock Lobo e na Beach & Country da Avenida Brasil, ambas em São Paulo), o escritório apresenta uma proposta inovadora e cheia de personalidade, inspirada no trabalho do fotógrafo paulistano Luiz Moreira. Em 2024, o tema do evento é “Meu Lugar” e promove um encontro entre dois talentos criativos: arquitetos e/ou designers de interiores e seus homenageados.
O jovem fotógrafo atua há uma década e é reconhecido pela camada criativa que dá às suas obras. Em 2017, sua primeira série fotográfica documental logo ganhou exposição junto a um coletivo de fotógrafos na GW Gallery, em São Paulo. No ano seguinte, o artista participou, pela primeira vez, das edições da SP‐Arte e SP‐Arte/Foto, e a mesma série ganhou sua primeira exposição. Hoje Luiz Moreira mora em Miami, onde produziu a série Santo Negro (2019), cujo sucesso rendeu as primeiras exposições internacionais, na San Paul Gallery (Miami, EUA), na Macek Gallery (Sunny Isles, EUA) e na semana da Art Basel (Miami, EUA). De forma geral, sua obra é marcada por experiências pessoais e pelo reencontro com suas raízes, sempre permeada por temas como individualidade e coletividade, ancestralidade e liberdade.
Além de um trabalho que exalta a ancestralidade africana no Brasil, Moreira inspira o ambiente com suas obras que mesclam o sacro e o profano, moda, sensualidade e etnias. Essa escolha reflete o desejo do escritório de Jayme Bernardo de conectar diferentes culturas e tradições, criando um espaço rico em história e emoção. “Luiz é um expoente do retrato de matrizes africanas e suas obras transbordam ancestralidade de um Brasil colônia em plena fusão de culturas”, analisa o arquiteto.
O projeto da Vitrine Principal, com 97m², é dividido em dois ambientes distintos: um grande living completo e uma sala de jantar. Ambos os espaços são separados pela porta de acesso, mas mantêm uma harmonia visual e conceitual. A escolha dos móveis da Artefacto foi feita com cuidado para complementar o conceito do projeto. Foram especificados os seguintes móveis: sofá modular Escape, poltrona Pollux, mesa lateral Vulcan, mesa lateral Nambu, caixa bar Pietra II, mesa de jantar Sabang, cadeira giratória Allin, buffet Anyer II, banco Vivka, mesa de chá Tibau, cadeira Miarin e mesa de cabeceira Amalfi IV.
Conceito
“Muitas vezes nos perguntamos sobre o que queremos de um espaço, de um ambiente em casa. Entre todas as funções objetivas, como conforto, segurança e design, valorizo a personalidade. O ambiente precisa ser único e expressar o gosto pessoal, trajetória e desejos de quem o ocupa”, pontua Jayme. Para isso, segundo ele, foram selecionadas cores fortes e tonalidades marcantes inspiradas por elementos primitivos. Este tema invade o espaço e as texturas aparecem no piso, nos tapetes e até na iluminação. “A personalidade é forte e, por isso, valorizada no projeto”, continua o arquiteto.
O elemento mais marcante do ambiente são as obras de Luiz Moreira, que se destacam pela potência e vibração, conectando diretamente o visitante à ancestralidade e à cultura brasileira. São obras fortes, divididas em adereços e fotografias, contextualizadas em uma ancestralidade proeminente que exalta raízes nacionalistas.
Além delas, o toque pessoal de Jayme Bernardo está presente em cada detalhe, desde a escolha dos materiais até a curadoria artística, refletindo a dedicação e a visão do profissional. “Buscamos isso nesta edição da mostra, uma beleza pulsante em uma leitura sofisticada e com muita personalidade. Claro que nos dedicamos a buscar novas ideias e inspirações, mas a identidade, pensamentos e experiências do escritório falam mais alto. Digo isso como instinto, com um olhar já acostumado a referências. Penso que o visitante vai encontrar “Jayme” em tudo o que está ali, nas escolhas dos materiais, tecidos, texturas e, principalmente, na arte, que sempre foi meu norte e grande orientadora de trabalho. Agora, o desafio foi trabalhar o rico catálogo da Artefacto com sensibilidade artística e um toque de peças de acervo pessoal. Isso é personalidade”, finaliza Jayme.
Para mais informações, siga @jaymebernardoarquitetos no Instagram e visite www.jaymebernardo.com.br.
Adereços expostos na vitrine:
Coroa de Obatalá, 2020
Série Santo Negro
Peça em metal
A obra é uma coroa usada por Obatalá, o criador da humanidade. Representa o mundo espírita (Orum) e o mundo humano na Terra (Ayê)
Bustier Real, 2022
Série Santo Negro
Peça em metal em banho de ouro 25k
A obra é uma vestimenta real de Oxum. Considerada a rainha do ouro e das águas
Coroa de flechas de Oxóssi, 2019
Série Santo Negro
Peça em metal
A obra tem 13 flechas que, no Iorubá, representa o número que é ligado a Omolu, Orixá da transformação
Salve a Rainha, 2020
Série Santo Negro
Peça feita com miçangas, metais, crochê, pedras e folhas de ouro. A obra representa uma coroa da rainha da beleza e dos rios. Inspirada em estudos e simbologias dos Orixás
Fotos expostas na vitrine:
Salve a Rainha, 2022
Série Santo Negro
Tiragem 01 de 05
Técnica de impressão: pigmento mineral sobre papel Phot Rag Ultra Smooth 305g, 100% cotton, Hahnemühle
Coroa do Sol, 2022
Série Santo Negro
Tiragem 01 de 05
Técnica de impressão: pigmento mineral sobre papel Phot Rag Ultra Smooth 305g, 100% cotton, Hahnemühle
São filhos de Iemanjá, 2020 P&B
Série Santo Negro
Tiragem 01 de 05
Técnica de impressão: pigmento mineral sobre papel Phot Rag Ultra Smooth 305g, 100% cotton, Hahnemühle
Oxum é o caminho, a verdade e a vida, 2019 P&B
Série Santo Negro
Tiragem 03 de 05
Técnica de impressão: pigmento mineral sobre papel Phot Rag Ultra Smooth 305g, 100% cotton, Hahnemühle
Iemanjá e Olodumare na criação do mundo, 2020 P&B
Série Santo Negro
Tiragem 01 de 05
Técnica de impressão: pigmento mineral sobre papel Phot Rag Ultra Smooth 305g, 100% cotton, Hahnemühle
Movimento das águas doces da Rainha, 2021
Série Santo Negro
Tiragem 01 de 05
Técnica de impressão: pigmento mineral sobre papel Phot Rag Ultra Smooth 305g, 100% cotton, Hahnemühle
Sobre Jayme Bernardo
Jayme Bernardo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1982), e consolidou-se no mercado nacional e internacional com seu traçado contemporâneo em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores. Tendo a exclusividade como premissa, assina de 80 a cem criações por ano. O arquiteto conta com escritório em Curitiba, São Paulo, Santa Catarina e atende clientes em todo o Brasil. Desde 2011 trabalha com a criação e desenvolvimento de peças assinadas e, em 2017, lançou oficialmente a DIEEDRO, sua marca de mobiliário e objetos de decoração.
Sobre Luiz Moreira
Luiz Moreira tem 34 anos e iniciou sua carreira como fotógrafo há uma década, enquanto cursava Comunicação Social, encontrando na fotografia uma paixão. A princípio, dedicou‐se à fotografia de rua, gênero que ainda exerce forte impacto em seus projetos documentais e artísticos. Uma série de trabalhos fotográficos desenvolvidos em 2017 para a indústria da moda levou Luiz a utilizar modelos em seus trabalhos autorais, acrescentando uma camada criativa à sua obra, que passou a conter a concepção e direção de um enredo.
Em 2017, sua primeira série fotográfica documental, Porta do Mar, ganhou uma exposição junto a um coletivo de fotógrafos na GW Gallery, em São Paulo. Em 2018, o artista participou, pela primeira vez, das edições da SP‐Arte e SP‐Arte/Foto. Naquele ano, a mesma série ganhou sua primeira exposição. Em 2019, Luiz Moreira mudou‐se para Miami, onde produziu a série Santo Negro, cujo sucesso rendeu ao artista suas primeiras exposições internacionais, na San Paul Gallery (Miami, EUA), na Macek Gallery (Sunny Isles, EUA) e na semana da Art Basel (Miami, EUA).
Em 2021, a série foi exposta na Sérgio Gonçalves Galeria e na SP‐Arte, ambas no Brasil. Sua obra é marcada por suas experiências pessoais e pelo reencontro com suas raízes. A oportunidade de participar de seu primeiro festival AfroPunk, em Joanesburgo em 2016, fez com que Luiz entrasse em contato com sua própria ancestralidade e optasse por trabalhar mais próximo da comunidade negra, além trazer à tona esta pauta enquanto artista negro. Permeiam sua obra temas como individualidade e coletividade, ancestralidade e liberdade. Atualmente, Luiz se divide entre São Paulo e Miami.
Serviço:
Vitrine Principal, por Jayme Bernardo Arquitetos, na Mostra Artefacto Curitiba 2024
Visitação: de segunda a sexta das 10h às 19h e, aos sábados, das 10h às 14h
Local: Loja Artefacto Curitiba
Endereço: Rua Comendador Araújo, 672 – Batel
Instagram: @jaymebernardoarquitetos e @artefactooficialbrasil
By MCOMM
Fotos: Eduardo Macarios
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/