4. Arquitetura da República Tcheca Comunista.
Nos anos entre o final da Segunda Guerra Mundial e a Revolução de Veludo em 1989, surgiram edifícios reconhecidos, mas também aqueles que não deveriam ter sido construídos. Entre os do primeiro grupo está, por exemplo, a torre de televisão em Ještěd ou o Pavilhão da Expo 58 (localizado no Parque Letná em Praga, foi restaurado e aberto ao público em novembro de 2021), que ganhou vários prêmios de arquitetura e ainda está entre as joias da arquitetura tcheca moderna.
Das construções do segundo grupo, as mais visíveis são os edifícios de painéis e os grandes empreendimentos que margeiam a cidade. Eles recebem uma série de nomes pouco auspiciosos, por exemplo, ‘selva de concreto’ ou ‘cidades de aço’. E encontrar uma cidade da República Tcheca, sem pelo menos um bloco de apartamentos de concreto é quase um milagre. Infelizmente, são construções extremamente duráveis e estarão por lá por muitos anos.
O edifício da antiga Assembleia Federal – hoje o Novo Edifício do Museu Nacional – no topo da Praça Venceslau em Praga, obra do arquiteto Karel Prager, é chamado de cicatriz na face do centro de Praga. Ao mesmo tempo, tem os seus defensores, porque é um excelente exemplo da arquitetura da época.
By Escritório de Turismo da República Tcheca
Imagem: divulgação
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br |