Conhecedor e conhecido do circuito milanês de design, José Roberto Moreira do Valle traz seu nome e expertise para a curadoria das principais ações brasileiras em Milão neste ano. À frente do escritório Moreira do Valle, sediado em São Paulo (SP), o profissional e sua equipe são responsáveis tanto pela cenografia quanto pela seleção das empresas, designers e produtos brasileiros que estarão expostos no supersalone e no Fuorisalone, a convite da ABIMÓVEL – associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A seguir, o curador compartilha um pouco mais sobre a participação do Brasil na Semana de Design Milão 2021, sua carreira e relação com a Itália, sobre a sua longa parceria com as entidades, além de suas perspectivas para o futuro do design e do mobiliário nacional e internacional. Confira:
ABIMÓVEL – Bem, quando falamos em design e decoração, você dispensa apresentações. Conte-nos um pouco mais sobre essa sua relação com a área e como este trabalho foi parar na capital mundial do design, Milão?
José Roberto Moreira do Valle – Eu trabalho com projetos de interiores e com design há três décadas. Experiência que trouxe a mim e aos meus parceiros a base para que criássemos a Mostra Brazil S/A na Semana de Design de Milão. Foi a partir daí que não só minha relação com o mercado italiano foi se estreitando como a própria presença e percepção do design brasileiro no mercado internacional se ampliou ao passo em que pudemos proporcionar um espaço de exposição e relacionamento entre empresas e profissionais dos setores de inovação e design, além de arquitetura, decoração, mobiliário, artesanato e outros assuntos relacionados, criando conexões que se estenderam para além do espaço físico ou do período de realização da mostra e que veremos também a partir da nossa presença no supersalone e na mostra “Brasil – Design em Movimento”.
ABIMÓVEL – Em 2021, você é o responsável pela curadoria das duas principais iniciativas brasileiras em Milão, fomentando uma parceria com a ABIMÓVEL e a Apex-Brasil tanto no supersalone quanto no Fuorisalone. Sua conexão com essas entidades, porém, não é uma novidade. Como se deu o convite e o que podemos esperar neste ano?
Moreira do Valle – A Apex-Brasil foi uma das apoiadoras da Brazil S/A, colaborando para que muito do que fizemos ao longo dos anos fosse possível. Além disso, sempre tive uma relação muito próxima e produtiva com a ABIMÓVEL, uma entidade extremamente responsável e comprometida em demonstrar a força da indústria brasileira, levando o setor moveleiro nacional, com nossas empresas, profissionais e produtos, cada vez mais longe. Aliás, já há muito tempo entendemos a necessidade de integrar a indústria ao design e vice-versa, como uma forma de abandonarmos de vez antigos estigmas pré-concebidos sobre a produção moveleira e o design nacional, confirmando que temos tecnologia, mão de obra, potencial produtivo e também muita criatividade, profissionalismo, referências, materiais, tradição etc. que nos permitiram construir uma identidade original e inspiradora, e é isso o que estamos vendo em Milão neste ano. Unir forças é, sem dúvida, nossa principal missão.
————————————————————————————————————————————————————————
VEJA: Aliansce Sonae usa realidade aumentada para dar vida às artes plásticas na ArtRio
————————————————————————————————————————————————————————
ABIMÓVEL – Para além do trabalho desenvolvido na Itália, de que maneira vocês vêm trabalhando em conjunto no aprimoramento e expansão do design brasileiro ao redor do mundo?
Moreira do Valle – Com o cancelamento da Semana de Design de Milão no ano passado nos impossibilitando de colocar nossos planos em ação, utilizamos o período da pandemia para realizar reuniões, estudos e muita pesquisa no que era um trabalho ainda embrionário, minucioso, de análise de marcas, incluindo não só seus produtos, mas a comunicação, o branding, a segmentação e a capacidade de internacionalização de cada uma delas. A partir do aprimoramento desses pontos, fomos introduzindo alguns nomes do design nacional dentro dessas empresas, conectando-os de maneira a construírem produtos e até linhas exclusivas que traduzissem o melhor do design integrado à indústria. Hoje, já temos 15 ações sendo realizadas. Para o próximo ano, prospectamos 25 e o objetivo é que a cada ano possamos integrar mais empresas e mais designers.
ABIMÓVEL – A forma de exposição no supersalone está bem diferente da usual: verticalizada, em vez dos tradicionais estandes. O que achou na mudança de formato do iSaloni e de que maneira nossos produtos estão sendo expostos neste ano.
Moreira do Valle – Sim, diferente dos outros anos, o supersalone se trata de uma edição especial, mais compacta, até mesmo facilitando com que os visitantes possam absorver o máximo de informação em menos tempo. Dessa forma, a solução encontrada pela organização do evento foi a de verticalizar a exposição, com a maior parte das marcas expondo seus produtos em paredes. Justamente por essa limitação do espaço, foi essencial pensarmos no Fuorisalone como uma extensão do supersalone, aproveitando o espaço da mostra “Brasil – Design em Movimento”, de realização da Apex-Brasil, para criarmos, em colaboração com a ABIMÓVEL, o Lounge Brasil. Ambientado com peças tanto de marcas que estão expondo no supersalone quanto de outras empresas e designers também ligados ao Projeto Brazilian Furniture. Para criar essa conexão, investimos na brasilidade por meio de tons de verde e materiais como grama, madeira brasileira, palha, corda, com uma releitura modernista e atemporal. O lounge é a casa do Brasil em Milão e pode ser utilizado por todos os participantes de ambas as exposições, inclusive para interagirem com compradores e jornalistas de diferentes partes do mundo.
ABIMÓVEL – O que participar de um momento tão único, após tanto tempo sem a realização de grandes eventos físicos, significa para as marcas, os profissionais e para o design brasileiro como um todo?
Moreira do Valle – Estar em Milão com uma ação tão bem organizada como a realizada pela Apex-Brasil e a ABIMÓVEL é importantíssimo para o posicionamento do Brasil neste momento, colocando-nos em posição de destaque. Com isso, demonstramos nossa disponibilidade com a cadeia produtiva e de eventos, bem como ressaltamos que o Brasil não se retraiu diante da crise, buscando alternativas para continuar a produzir e a criar mesmo em face das limitações do período. O que confirma nosso potencial criativo e produtivo, assim como nossa vocação para os negócios e as exportações. Sobretudo agora que empresas e profissionais buscam por referências para atender a consumidores cada vez mais atentos e exigentes em relação às suas casas e ao mobiliário, que deve ser de qualidade, durável, ergonômico e esteticamente atraente, ou seja, de design agregado.
ABIMÓVEL Aliás, o que, na sua opinião, o design brasileiro tem de mais pulsante e original para oferecer ao mundo neste momento?
Moreira do Valle – Nossa resiliência criativa! Somos um país que sabe inovar, buscar soluções e otimizar o que temos à nossa disposição. Temos profissionais extremamente capacitados e bem-informados sobre as maiores tendências e movimentos mundiais, bem como dispomos de uma diversidade muito grande de materiais, especialmente os naturais, além de uma rica herança histórica e cultural que nos abre uma infinidade de técnicas e tradições. Tudo isso combinado a uma indústria em desenvolvimento, que se inspira e hoje compete com grandes mercados ao redor do globo. Acredito que esta edição agirá como um acelerador do que veremos em abril de 2022, quando o Brasil terá uma participação ainda maior e mais completa.
Por Thaís . Imprensa Abimóvel
Imagem: Divulgação
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br