SOCIAL
To Top

A moda na decoração

Os ambientes residenciais — e por que não os comerciais? — podem se vestir com as tendências da moda e se tornarem ainda mais atrativos, charmosos e bonitos.

1

Nestes projetos assinados pela arquiteta Marina Dubal, as estampas em Chevron e o Pied de Poule dão um charme a mais nos ambientes. Foto: Henrique Queiroga

Moda e decoração volta e meia se esbarram, se completam e dividem tendências. Afinal, cores, formatos, texturas e padronagens podem ser aplicados nas duas áreas. Atualmente, duas estampas, que fazem sucesso na moda há muito tempo como as cinco mais famosas do mundo, estão em alta também no décor, são elas: Pied de Poule e Chevron, com seus padrões geométricos irreverentes.

 A Pied de Poule foi eternizada pela Coco Chanel em 1920, já a Chevron é símbolo da marca Missoni, nascida em 1950. Em comum, as duas têm a sofisticação. “Estampas em padrões geométricos são clássicos e podem valorizar o projeto e criar um diferencial. Elas quebram a rigidez e a monotonia”, conta a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura.

 A profissional destaca alguns projetos em que utilizou estampas da moda: “Apliquei a Pied de Poule nas paredes e almofadas de um loft contemporâneo. O conceito era realmente singular e permitia ousar. Já em um projeto comercial, usei a Chevron em tapetes do piso em preto e branco. Assim, criei um contraponto com o imóvel antigo”.

Para a arquiteta Carmen Calixto, “as estampas da moda podem renovar os ambientes e atualizar a decoração”. Ela recorreu a esse recurso no projeto de um quarto inspirado em um blogueira de moda. “Usei um papel de parede Chevron para trazer referências do mundo da moda. Essa escolha deixou o ambiente mais moderno e com mais personalidade”, garante Carmen.

No projeto da arquiteta Carmen Calixto, o Chevron – presente no papel  – personaliza e moderniza o ambiente. Foto: Henrique Queiroga

2

No projeto da arquiteta Carmen Calixto, o Chevron – presente no papel – personaliza e moderniza o ambiente. Foto: Henrique Queiroga

Os arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra também gostam de trazer o frescor da moda para seus projetos. “Nós usamos a estampa Pied de Poule na poltrona porque queríamos usar uma estampa que fosse sofisticada e que pudesse ser usada no ambiente de trabalho também”, comentam.

Projetos diferentes, mas em todos as estampas da moda se destacam e roubam a cena. Isso mostra como o diálogo entre moda e decoração é algo natural. “Como as duas áreas são usadas pelo homem para comunicar seus desejos e necessidades é muito comum que haja mesmo essa troca e parceria”, defendem Bruno e Ivana.

3

Poltrona com estampa Pied de Poule foi a escolha Bruno Vianna e Ivana Seabra para dar um destaque maior a poltrona especificada no home Office. Foto: Jomar Bragança

Fonte: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Conceito

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.