A gigante empresa sueca de móveis, Ikea, não apenas imaginou como seria uma cozinha do futuro. Na verdade, ela projetou detalhe por detalhe. A Cozinha Conceito 2025 (The Concept Kitchen 2025) foi divulgada durante a feira de decoração de Milão deste ano e chamou a atenção por apresentar um ambiente que não é muito parecido com o que conhecemos hoje.
Inovações não faltam – a questão é mais a finalidade delas, que parecem apresentar espaços e móveis de modo mais inteligente, com quase tudo conectado. É a cozinha da era da Internet das Coisas, segundo o Ikea. Todo o design foi desenvolvido pelo escritório da Ideo de Londres em parceria com estudantes para criar um ambiente focado em como as “mudanças sociais, tecnológicas e forças demográficas irão impactar a forma como nós vamos nos comportar em torno da comida em 2025”. Abaixo, confira os principais conceitos apresentados:
NÃO SABE O QUE FAZER COM O TOMATE? COLOQUE-O NA MESA E UMA RECEITA APARECERÁ RÁPIDA E FÁCIL. O OBJETIVO AQUI É REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
TODA INFORMAÇÃO DE CADA RECIPIENTE APARECE EM TELAS. PARA QUEM MORA SOZINHO OU EM APARTAMENTO GRANDE, A MESA ELIMINA A NECESSIDADE DE UM FOGÃO . BOBINAS DE INDUÇÃO ESCONDIDAS AQUECEM O INTERIOR DE POTES E PANELAS. (FOTO: DIVULGAÇÃO)
ALIMENTOS REFRIGERADOS SERÃO ARMAZENADOS EM RECIPIENTES TRANSPARENTES, CUJA TEMPERATURA INTERNA SERÁ CONTROLADA POR MEIO DE UMA TECNOLOGIA DE INDUÇÃO DE ARREFECIMENTO QUE ESTÁ INCORPORADA ÀS PRATELEIRAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
UM PEDAÇO DE PEIXE, POR EXEMPLO, SERIA ARMAZENADO EM UM POTE INTELIGENTE QUE MANTÉM A TEMPERATURA INTERNA QUE VOCÊ SELECIONAR (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A COZINHA TRAZ UM LIXO ESPECIAL: PRA QUE VOCÊ TENHA CONSCIÊNCIA DO QUE ESTÁ JOGANDO FORA. DALI, O LIXO É RECOLHIDO, ESMAGADO E EMBALADO A VÁCUO PARA SAIR DA SUA CASA EM UMA FORMA MAIS RECICLÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Fonte: Época Negócios