SOCIAL
To Top

6 dicas sobre como usar tapetes grandes e pequenos na decoração

Saiba como encontrar diferentes usos para a peça a partir do tamanho escolhido

Tão importante quanto o desenho, a cor, o material e até mesmo a história de um tapete é conhecer de antemão o tamanho desejado. Pode parecer uma tarefa simples, afinal, há quem pense que basta que eles tenham as dimensões que se encaixam com o espaço disponível.

De fato, é uma obviedade: só devem ser comprados tapetes que realmente caibam no local pretendido e, claro, no bolso. Entretanto, indo além do encaixe de medidas, por que também não usar essa variação de tamanhos dos tapetes, desde os pequenos 90x60cm até os oversizes, para cumprir propósitos ainda mais nobres na casa ou apartamento?

Assim, confira 6 dicas da by Kamy para usar tapetes grandes e pequenos de diferentes formas na decoração, resinificando seu morar a partir do tamanho destas peças:

1. Tapetes pequenos têm o seu valor

Pequenos tapetes têm a natural vantagem de se encaixarem numa variedade quase infinita de locais de uma casa ou apartamento, até mesmo naqueles espaços mais complicados de se decorar por conta das limitações, como um lavabo. Essa característica é importante sobretudo em apartamentos com pouca metragem, pois eles têm um layout com menos paredes e que estão mais próximas umas das outras.

Levando em conta esse contexto de apê pequeno, será difícil encaixar um tapete na sala de jantar – sob o risco de não conseguir se movimentar com as cadeiras muito próximas às bordas do tapete. Mas, por outro lado, pode-se usar tapetes menores, como uma galeria na cozinha, para se integrar aos pequenos tapetes de outros ambientes, como o living e o corredor que dá acesso aos quartos.

Tapetes menores facilitam a circulação no ambiente: opte por modelos em materiais mais resistentes à umidade para lavabos e banheiros

Projeto Apê da Pri desenvolvido e executado pelo Studio Imaizumi, no Condomínio Praça Mooca, unidade 608-A

2. Passadeira em corredor

Pode-se aproveitar o comprimento estendido das passadeiras para otimizar os locais de passagem da casa, como é o caso do corredor que normalmente conecta a área social da casa à privativa. Além da possibilidade de melhor integrar esse espaço, geralmente ‘sem vida’, ao restante dos cômodos, é possível usar a passadeira para diminuir o ruído dos passos, o que é interessante tanto para quem está nos quartos quanto para os vizinhos, no caso de um apartamento.

Projetos de Marcelo Arabe Interiores

3. Tapete retangular na sala de estar

O tapete da sala de estar é o mais importante de um lar, pois vai ocupar um dos espaços mais nobres tanto para os moradores quanto para as visitas. Assim, é preciso caprichar na escolha de um modelo bonito e confortável para ser protagonista, mas também é preciso ficar de olho na funcionalidade. Lembre-se que o tapete precisa ficar sob os móveis para não limitar o espaço de circulação e principalmente tornar a atmosfera do espaço mais acolhedora, aproximando e conectado as pessoas a partir de uma plataforma em comum, no caso, o tapete.

Projeto Apê da Pri desenvolvido e executado pelo Studio Imaizumi, no Condomínio Praça Mooca, unidade 608-A

4. Tapete para o quarto

A principal função de um tapete no quarto é oferecer um toque sutil e suave aos pés – uma excelente experiência tátil – ao deitar e se levantar da cama. Afinal, pisar no chão gelado e duro é um triste contraste ao conforto dos lençóis macios da cama. Já no caso de quartos pequenos, pode não haver espaço suficiente para um tapete que fique sob toda a cama e ainda cubra a passagem, mas certamente ele conseguirá receber passadeiras em cada lado da cama de casal ou em um dos lados da cama de solteiro.

Para quartos maiores, aposte em posicionar os tapetes sob parte da cama e cobrindo a passagem

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Pavilhão Flutuante em Santo Antônio da Posse – Bruno Rossi Arquitetos

——————————————————————————————————————————————————————————

Projeto Apê da Pri desenvolvido e executado pelo Studio Imaizumi, no Condomínio Praça Mooca, unidade 608-A

5. Galeria/Passadeira na cozinha

Tapetes sintéticos são perfeitos para locais que exigem alta resistência e praticidade na manutenção. Essa descrição bate totalmente com o que geralmente é preciso em uma cozinha, pois é um ambiente em constante contato com líquidos e resíduos orgânicos. Além disso, é importante garantir que você não escorregue. Um bom exemplo são as passadeiras de Revolution® da by Kamy, que não só lhe asseguram isso, como também são excelentes no isolamento térmico e acústico. Se o espaço da cozinha permitir um pouco mais de ousadia, é possível então trocar a passadeira por uma galeria com o mesmo material.

Passadeiras e galerias ampliam as possibilidades de agregar novas texturas à cozinha

Projeto Apê da Pri desenvolvido e executado pelo Studio Imaizumi, no Condomínio Praça Mooca, unidade 608-A

6. Tapetes grandes para fugir do comum

Os grandes tapetes, também conhecidos como oversizes, são aquelas cujo tamanho foge do habitual. Se a procura é por algo que foge do lugar comum é porque o morador quer dar a esse tapete uma função que foge do comum, caso contrário não estará tirando proveito deste investimento. Grandes casas e apartamentos foram arquitetonicamente concebidos para serem imponentes, logo, demandam tapetes que exaltam essa generosidade de espaço.

Um tapete pequeno neste contexto ficaria isolado ou deslocado diante de tanto espaço ao redor – é como uma lagoa para um ambiente que almeja ter o mar. A grande vantagem dos oversizes é poder aproveitar suas generosas dimensões para dar intencionalidade ao décor, sem contar que consegue conectar ambientes, pois esse tamanho de tapete pode facilmente ocupar toda a sala de estar e parte de outros cômodos ao redor.

Use-os para abraçar todos os móveis da sala de estar, de forma que sofás e poltronas ocupem o mesmo espaço visual e todos ao redor se sintam acolhidos – sentimento que pode se perder na imensidão destes grandes imóveis – especialmente se o pé-direito for bem alto. Numa sala de jantar, além de cobrir toda a mesa, é possível aproveitar a sobra de um grande tapete retangular em uma das pontas para posicionar o buffet e, assim, integrá-lo naturalmente ao espaço.

Tapete oversize – ideal para conectar ambientes e abraçar todo o mobiliário no décor

Projeto de Leonardo Junqueira | Foto: J.Vilhora

by Kamy
www.bykamy.com.br

 

 

 

Por Denise Delalamo Comunicação

 

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.